As maçãs geralmente recebem a maioria dos elogios de saúde, e os espinafres conduzem a brigada saudável dos vegetais. Em comparação com eles, o aipo é um pouco desconhecido, mas uma vez que você lê sua incrível e quase infinita lista de benefícios para a saúde, você se juntará rapidamente à sua crescente lista de amantes.

Aipo ou salsão para controle de seu peso

Um grande talo de aipo contém apenas 10 calorias. Então, adicione o aipo à sua lista de compras e aproveite-a nas suas saladas, sopas e outras combinações. Você vai ficar bem cheio e com o tempero certo, vai adicionar um ótimo sabor ao aipo.

Aipo reduz a inflamação

Se você sofre de dores nas articulações, infecções pulmonares, asma ou acne, comer mais aipo trará alívio tão necessário. Mas é bom você tomar cuidado pois a inflamação pode estar sendo causada por outros motivos, e você precisa tratar a causa logo.

Aipo ajuda você a se acalmar

Aipo para alívio do estresse funciona muito bem. Os minerais no aipo, especialmente o magnésio, e o óleo essencial nele, acalmam o sistema nervoso. Se você gosta de um lanche à base de aipo à noite, você pode dormir melhor.

Aipo ajuda no equilíbrio do corpo

Ele regula o equilíbrio alcalino do corpo, protegendo assim de problemas causados ​​por uma dieta excessivamente ácida. Porém, se seu organismo está muito ácido, pode ser por outros problemas. Uma dieta balanceada e uma vida saudável são essenciais para o equilíbrio do metabolismo.

Aipo na dieta

O aipo pode trazer vários benefícios para sua dieta, mas não adianta achar que ele faz milagres porque ele depende de uma dieta equilibrada para funcionar bem. (Foto: West Coast Seeds)

Aipo ajuda na digestão

Alguns dizem que o aipo parece “água crocante”, e isso pode ser parte da razão pela qual é tão bom para seu sistema digestivo. O alto teor de água do aipo, combinado com a fibra insolúvel, o torna uma ótima ferramenta para fácil passagem de fezes. Como o aipo tem propriedades diuréticas e de limpeza, aqueles com diarreia devem evitar comer.

Aipo contém sais “bons”

Sim, o aipo contém sódio, mas não é o mesmo que o sal da mesa. O sal no aipo é orgânico, natural e essencial para sua saúde, em quantidades super saudáveis para seu organismo, sem exageros. Vale a pena dar uma chance pro aipo.

Aipo cuida dos seus olhos

Um grande talo de aipo entrega 5% de sua necessidade diária de vitamina A, um grupo de nutrientes que protege os olhos e evita a degeneração da visão relacionada à idade. Mas quem é jovem também pode usufruir dessa dose de vitamina A e prevenir a degeneração da visão.

O aipo reduz o colesterol “ruim”

Existe um componente no aipo que dá ao vegetal seu sabor e aroma. Mas isso não é tudo o que ele faz o composto também reduz o colesterol ruim. Essa substância em quantidade encontrada em apenas quatro talos de aipo por dia pode reduzir o colesterol ruim em até 7%.

Aipo baixa a pressão sanguínea

Um composto ativo no aipo foi comprovado para aumentar a saúde circulatória. Cru, o aipo inteiro reduz a pressão arterial elevada. Isso pode ajudar até atletas que precisam otimizar a circulação do sangue para melhorar os níveis de oxigenação.

Aipo pode melhorar sua vida sexual

Feromônios presentes no aipo aumentam seus níveis de excitação. Eles são liberados quando você mastiga um talo de aipo. Isso pode ser ótimo para funcionar como um tipo de estimulante bem mais natural que outros medicamentos.

O aipo pode combater o câncer

Estudos mostraram que um flavonoide presente no aipo é capaz de inibir o crescimento das células cancerosas, especialmente no pâncreas. A ingestão regular de aipo pode atrasar significativamente a formação de células de câncer de mama. Mas não se esqueça de que isso deve ser parte de uma dieta equilibrada, senão não adiantará nada.

Dicas úteis para o consumo do aipo

Escolha o aipo com talos verticais que se quebram quando dobrados. As folhas devem ser frescas e crocantes. Ao selecionar aipo, lembre-se desta regra de ouro: quanto mais escura a cor, mais forte é o sabor.

O aipo recentemente cortado mantém os seus nutrientes muito melhor do que se cortar e armazená-lo mesmo por algumas horas.

O aipo cozido no vapor não só mantém seu sabor, como também a maioria dos seus nutrientes.

Como vocês consomem o aipo? Quais receitas recomenda com o aipo para a dieta?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.