A infecção intestinal é um problema que vem atacando cada vez mais pessoas e muitas destas pessoas não sabem que pequenos hábitos podem estar causando este problema. A infecção intestinal infantil ou a dos adultos pode ser provocada por hábitos alimentares incorretos ou por bactérias.

A inflamação intestinal também pode ser causada por algum tipo de intolerância ou acumulação de gases, mas estes casos são mais raros e exigem um acompanhamento médico especializado.

Grande parte das pessoas acreditam que a única causa de ter este problema é o acúmulo de gordura geralmente provocado por má alimentação e pelo sedentarismo. Apesar de ser verdade, este não é apenas o único problema. Existem vários outros fatores que influenciam no surgimento desta infecção.

Quais as causas da infecção intestinal?

Na sequência de nosso artigo vamos apresentar os 5 principais causadores de infecções intestinais e como evitar ao máximo estes problemas. É importante frisar que não são todas as pessoas que vão apresentar todos os problemas, talvez você se enquadre em apenas um dos itens apresentados.

Ingerir produtos lácteos

A ingestão de leite ou de produtos derivados dele é uma das causas mais frequentes da infecção intestinal. Geralmente a pessoa sofre com intolerância à lactose e não sabe ou não evita esta situação.

A pessoa com esta intolerância não produz as enzimas necessárias para digerir a lactose normalmente e está má absorção aumenta o número de gases intestinais, dor abdominal, diarreia e até mesmo crises de constipação.

Para solucionar este problema o mais indicado é substituir os produtos derivados do leite por alternativas mais saudáveis ao seu organismo, uma boa opção é o leite vegetal. Para subir a ingestão de cálcio, faça opção por vegetais ricos neste mineral.

Quais as causas da infecção intestinal?

Tudo sobre a infecção intestinal?

Alimentar rápido demais

As pessoas que comem muito rápido geralmente não fazem uma boa e eficiente mastigação dos alimentos, consequentemente há uma dificuldade maior do organismo em fazer a digestão.

Quando há indigestão, as chances de ocorrer passagem excessiva de ar para o estômago são muito maiores, apesar de ninguém notar isso quando se alimenta, quando comemos depressa demais, a tendência é engolir mais ar.

Para solucionar esse problema a dica é bem obvia não é mesmo? Tire um tempo para se alimentar bem e tranquilamente. Especialistas informam que o tempo ideal seja de no mínimo 20 minutos.

Consumir muito sal

Este é um mal de grande parte da população. Apesar de saber o mal que o consumo excessivo de sódio traz, a maior ainda prefere arriscas e esta é uma das principais causas de infecção intestinal.

As pessoas associam muito a ingestão de sal apenas a aquela do tempero mesmo, mas elas se esquecem que há sal em todos os alimentos industrializados e geralmente em concentrações altíssimas.

O alto consumo de sal provoca aumento da retenção de líquidos e consequentemente há um aumento da pressão arterial provocando inchaço dos tecidos corporais. Para solucionar este problema a dica é substituir o sal refinado por sal marinho ou sal do Himalaia.

Para temperar a salada você pode optar por especiarias mais saudáveis, como orégano, a pimenta e o tomilho, por exemplo. É muito importante verificar os rótulos de todos os produtos e calcular a quantidade de sal ingerida.

Ingerir bebidas gasosas

Diversos especialistas vem alertando a anos sobre os riscos de ingerir estas bebidas. Além de não apresentar contribuição nutricional significativa, estas bebidas apresentam diversas substâncias artificiais que são prejudiciais à saúde.

Os refrigerantes são os grandes vilões da vez, o seu alto teor de açúcar, somado ao gás e aos vários adoçantes artificiais, provocam diversas reações ruins no sistema digestivo aumentando as inflamações e infecções.

Para solucionar esse problema a dica é simples. No lugar destas bebidas gasosas opte sempre pelos sucos naturais ou águas aromatizadas e chás.

Se alimentar pouco

Quando as pessoas saltam as refeições ou diminuem drasticamente as porções das mesmas, geralmente buscando perder peso rapidamente, estas pessoas estão mais aptas a desenvolver diversos problemas.

Não se alimentar de 3 em 3 horas provoca reações fisiológicas negativas e desencadeia diversos problemas inflamatórios. Para solucionar esse problema a pessoa deve se alimentar bem nas refeições principais do dia, além de um bom café da manhã e da tarde.

É importante frisar que alimentar bem não é comer muito, mas sim alimentar de forma saudável. A reeducação alimentar é o melhor aliado da sua saúde, se você não sabe o que deve comer, o mais indicado é buscar um nutricionista.

As pessoas que tem problemas com infecções devem tratar com calma para sanar completamente o problema. Quando elas interrompem o tratamento logo nos primeiros sinais de melhora, a mesma tende a sofrer novamente com este problema e com isso terá uma dificuldade maior de tratá-la.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.