Você acabou de terminar um grande refeição saudável, mas em vez de sentir-se cheio e satisfeito, você quer algo a mais. Não é carne ou legumes que você quer: são docinhos, petiscos, quitutes. Essa mesma vontade atinge muitas pessoas à noite, esse desejo quase que insaciável de comer doces.

Por que as pessoas muitas vezes sentem desejo por alimentos açucarados, mesmo depois de comer um grande prato de refeição? Ou esse desejo de doces de noite, mesmo sem ter fome? Embora existam várias ideias de resposta, ninguém respondeu definitivamente a essa pergunta. Mas vamos ver o que pode ser que causa esse desejo de doces e sugerir como evitar essa vontade.

Como saciar a vontade de comer doce: comportamento aprendido

Alguns nutricionistas afirmam que as pessoas foram treinadas desde a infância para esperar uma sobremesa açucarada após uma refeição. E, em muitas famílias, é uma tradição de longa data (e uma forma de subornar crianças para terminarem seu brócolis).

Nesse caso, como é um comportamento, é necessário disciplina, força de vontade, e paciência para mudar. Em raros casos, um trabalho psicológico pode ser necessário para mudar o comportamento.

Controlando a vontade de comer doce

A vontade de comer doces acontece com todos nós em algum momento, mas é importante controlar a vontade para que nosso peso não saia do controle. (Foto: paleodesserts.com)

Vontade de comer doce é doença?

Alguns especialistas afirmam que a química do cérebro humano é a culpada pela vontade de comer doce depois de um almoço, ou durante a noite. Algumas evidências sugerem que o consumo de açúcar (ou outros carboidratos simples) pode aumentar a absorção do aminoácido triptofano encontrado em alguns alimentos. O triptofano, então, permite um aumento nos níveis de serotonina, um neurotransmissor associado com sentimentos de bem-estar. À noite, como há uma queda na produção dessas substâncias, seu corpo pode sentir vontade de doces para compensar a queda na produção dessas substâncias. Mas nada disso é doença.

Tudo pode ser sinal, simplesmente, de uma dieta que não foi muito bem balanceada, uma rotina sem exercícios físicos, enfim, uma rotina não muito saudável.

Muita vontade de comer doce pode ser diabetes?

Para algumas pessoas, uma refeição pesada pode resultar em um estado de baixa de açúcar no sangue que é marcado pela fome, fraqueza, sudorese, tremores, sonolência, tontura, ansiedade ou confusão. Consumir alimentos doces é uma maneira de neutralizar esses sintomas

A condição geralmente ocorre uma a quatro horas após uma refeição rica em carboidratos. Ela é especialmente comum em pessoas que fizeram uma cirurgia bariátrica, caracterizado pelo movimento rápido de alimentos não digeridos totalmente do estômago para o intestino delgado, resultando em aumentos rápidos do sangue de açúcar no sangue. Há causas não cirúrgicas para essa mesma reação, e elas podem estar relacionadas a problemas de metabolismo, uma alimentação não balanceada, uma saúde desregulada. Não há relação entre a diabetes e o desejo de comer açúcar.

Para combater esse tipo de vontade de comer doces, os médicos recomendam comer refeições menores e evitar refeições pesadas, ricas em carboidratos. Na dieta, ela tem que ser rica em vários nutrientes e fibras, e o indivíduo tem que praticar bastante exercício físico (pelo menso 5 vezes por semana).

Tem remédio para tirar vontade de comer doce?

Tem: dieta balanceada, e exercícios físicos, e comer em porções menores. Remédios são apenas para quem tem problemas sérios de saúde, como obesidade mórbida, colesterol alto causado por alterações genéticas, entre outro fatores agravantes. Esses “remédios”, mesmo os naturais, só podem ser receitados e recomendados por um médico, após consulta e devida recomendação profissional.

Como evitar a vontade de comer doce: antes do almoço, depois do almoço, a noite…

A receita é simples: coma de 3 em 3 horas porções menores de alimentos, e diversifique sua alimentação. Faça uma alimentação bem colorida durante todo o dia. Pratique pelo menos 15 minutos de atividade física diária, e 25 minutos de atividade física intensa pelo menos 3 vezes por semana. Isso vai ajudar a fazer seu organismo a usar a energia de forma mais eficiente, a comer menos durante o dia, e ajudar a reduzir consideravelmente o desejo de açúcar que você pode ter depois de grandes refeições e à noite. Frutas, também, são excelentes para matar a vontade de comer doces sem o excesso de calorias que acompanham os doces.

Como você lida com a vontade de comer doces? Qual a sua receita para reduzir a vontade de comer doces?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.