Atualmente é impossível não se preocupar com a epidemia de dengue, isso sem falar do real perigo das outras doenças que são transmitidas pelo Aedes aegypti. O número cada vez maior de pessoas com confirmações de zika e/ou chikungunya deixa as pessoas ainda mais preocupadas.

É muito importante manter o mosquito à distância, para isso é indicado que a pessoa utilize o repelente durante a corrida. Não pense que esta atitude deve partir apenas das pessoas que correm na rua, o risco é eminente também para os que correm na academia.

Qual é o melhor repelente para dengue? Como usar o repelente de forma segura? A nossa primeira dica é que o corredor aplique o repelente somente nas regiões do corpo que estiverem expostas.

Como aplicar o repelente para correr?

O corredor deve aplicá-lo inclusive no rosto, pescoço, orelhas, dorso das mãos e tornozelos. Ao aplicar o repelente no rosto, cuidado com os olhos, boca e nariz, o mesmo cuidado deve existir na aplicação nas orelhas.

Se o corredor vai utilizar camisas de mangas cumpridas e/ou calças, é indicado que o praticante borrife o repelente por cima da roupa. Esta preocupação se faz necessária porque a picada do mosquito é capaz de atravessar o tecido.

Como aplicar o repelente para correr?

Qual o melhor repelente para correr?

Um erro comum das pessoas é quanto à ordem de aplicação dos produtos, o repelente deve ser o último a ser aplicado na pele. Se você utiliza qualquer tipo de creme ou protetor solar, eles devem ser aplicados primeiro e o repelente vem em seguida.

Para as mulheres que utilizam maquiagem até mesmo para correr, esta regra também deve ser seguida. A melhor opção nestes casos é escolher uma versão líquida, uma vez que ela pode ser borrifada sem estragar a maquiagem.

Cuidados ao aplicar o repelente para correr?

Para prevenir incômodos com o repelente durante a corrida é indicado à utilização de uma viseira ou boné. Ambos podem evitar que o repelente que foi aplicado na testa escorra juntamente com o suor e consequentemente acabe entrando nos olhos.

Qual o melhor repelente para correr?

As melhores opções são repelentes com composição à base de icaridina, DEET ou IR3535. Estes repelentes têm efeito comprovado contra o Aedes aegypti e são liberados pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Estes repelentes podem ser utilizados por todas as pessoas inclusive crianças e idosos, a única ressalva é quanto às grávidas. As gestantes devem consultar o seu médico para confirmar se este repelente não terá contra indicação para ela.

Existem diversos repelentes caseiros circulando pela internet, mas você deve evitá-los. Estes repelentes não têm seu efeito comprovado e grande maioria tem poder de atuação bem limitado.

Os repelentes caseiros evaporam rapidamente depois de aplicado sobre a pele, eles costumam ter funcionalidade de apenas de 30 minutos ou até menos. Os repelentes citados acima, além de eficiência comprovada, têm poder de atuação de 2 a 6 horas.

É muito importante frisar que o Aedes aegypti tem hábitos diurnos e é indispensável se prevenir inclusive quando for correr nas primeiras horas da manhã ou no fim de tarde. É importante aplicar o repelente o mais perto possível do horário que irá correr.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.