Há muitos tipos de técnicas de ventosaterapia utilizadas em todas as partes do mundo, mas o princípio fundamental é que quando a terapia é utilizada na forma correta e nas áreas apropriadas do corpo, a cura pode ser induzida e acelerada. Terapeutas modernos administram a ventosaterapia usando copos esterilizados que são cozidos no vapor sob pressão e aquecidos a temperaturas de mais de 65ºC. Isso ajuda a reduzir ou eliminar quaisquer chances de infecções.

Em qualquer curso que você for fazer de ventosaterapia, ou na hora de escolher o aparelho certo, a técnica é o primeiro elemento a ser aprendido, e você pode se identificar mais com uma ou outra técnica, tornando importante saber qual delas vai escolher, e qual o melhor curso para a finalidade que você pretende.

Curso de ventosaterapia seca

Ventosaterapia a seco é a técnica mais básica para criar um vácuo sobre a pele. Qualquer material combustível, como o álcool, ervas ou papel é aceso e colocado dentro do “copo” da ventosa. Enquanto o fogo se apaga, a taça é imediatamente invertida sobre a área selecionada. O ar esfriando dentro do copo cria um vácuo, fazendo com que os vasos sanguíneos sob a pele se expandam e fiquem vermelhos. O copo deve ser deixado em repouso na pele durante cerca de 10 minutos.

Outra variação desta técnica é mantendo o copo sobre uma pequena chama para aquecer o ar no seu interior antes de colocar sobre a pele. Muitos terapeutas podem optar por colocar uma peça de material isolante sobre a pele e colocar o material aceso sobre ela antes de inverter a taça. Esta prática extingue a chama imediatamente e garante que não há queimaduras. A maioria das pessoas que fazem uso das técnicas de ventosaterapia a seco preferem esta técnica devido à sua durabilidade, facilidade de esterilização, e capacidade de criar um selamento perfeito para o vácuo.

Curso de ventosaterapia úmida

É possivelmente a técnica mais utilizada. Inicialmente, a sucção é criada da mesma forma como na ventosaterapia seca e o copo da ventosa é deixado ligado durante cerca de 3 minutos. Em seguida, o terapeuta utiliza um bisturi para fazer cortes mínimos sobre a pele. A segunda taça é então administrada para sugar algumas gotas de sangue tóxico e com esse sangue as substâncias nocivas do corpo, dando início ao processo de cura. Mais tarde, o local será revestido com pomadas antibióticas e bandagem estéril para que não ocorram infecções e a pele cicatrize rapidamente.

A técnica de ventosaterapia chinesa pode usar uma agulha especial para perfurar a pele. Se necessário, o aplicador da técnica pode apertar a pele em volta do local de punção para ajudar no fluxo de sangue.

Como explicado em nossa visão geral de Al Hijama, em culturas islâmicas, escavação molhado é chamada a técnica Sunnah de Al Hijamah ou terapia de escavação. Na maioria dos casos, este processo de cura é realizado em uma zona na parte de trás, na secção entre as omoplatas, mas mais perto do gargalo.

Melhor tipo de ventosaterapia

A ventosaterapia tem várias técnicas. Todas funcionam da mesma maneira, o que você deve escolher é qual delas é ideal para suas necessidades. (Foto: hijamaclinic.net)

Curso de massagem com ventosaterapia

A massagem com ventosaterapia é uma forma de ventosaterapia seca. Nesta forma de cura, óleo é aplicado na pele antes de criar a sucção, e uma vez que o vácuo é criado, o copo é suavemente movido através da pele, proporcionando uma forma de terapia de massagem inversa. Esta técnica é popularmente usada para perda de peso e redução da celulite. Copos de borracha ou silicone podem ser usados nessa técnica, pois são materiais mais suaves e mais flexíveis para se mover.

Ventosaterapia a vácuo

Elimina o uso do fogo e calor completamente. Nesta forma, uma bomba de sucção está ligada ao topo do copo e o vácuo é criado através do bombeamento de ar para fora do copo. O terapeuta limpa e esteriliza a área alvo no corpo do paciente e aplica óleos vegetais ou creme na pele para a lubrificação. Em seguida, o equipamento é preparado lavando-o com água salgada quente. Os copos de tamanho apropriado são então colocados sobre o corpo do paciente e a sucção é causada por bombear o ar para fora. O mecanismo utilizado é simples. Um conector liga o copo para a bomba que suga o ar para fora. Uma vez que a quantidade ótima de sucção é criada, a válvula na parte superior do copo é fechada, e o conector e a bomba são desligados. Este é um tipo muito comum e popular de escavação, porque não há as chamas necessárias para criar o vácuo e o aplicador da técnica tem o controle completo sobre a quantidade de sucção.

Esta forma de ventosaterapia também pode ser usada para realizar a terapia de massagem, movendo o copo ao longo da pele. Uma vez que o período de tempo apropriado tenha passado, a taça é suavemente removida abrindo a válvula para liberar o vácuo. Esta técnica garante que a pele não seja danificada. Em muitos casos, a pele pode mostrar uma aparência escurecida quando a sucção for aplicada. Este escurecimento apura-se em poucos dias. No caso de aparecem bolhas, elas podem ser estouradas para remover a acumulação de sangue tóxico e fluidos. As feridas devem ser depois cobertas com pomadas anti-sépticas e curativos para acelerar a cicatrização da pele. A terapia de vácuo pode ser usada para combinar três formas de Terapia em uma única sessão.

Ventosaterapia miofascial

Usada para tratamentos do sistema muscular e esquelético do corpo. Esta forma de terapia utiliza equipamento de sucção mecânica para criar o vácuo necessário. Um copo ou um cilindro é ligado a uma bomba de sucção operada mão e este copo é aplicado sobre a pele, na mesma técnica utilizada na terapia a vácuo discutida acima. O terapeuta pode primeiro massagear o corpo do paciente para localizar as áreas que precisam de tratamento. Mais tarde, óleos ou cremes à base de plantas são espalhados sobre a pele antes de colocar o copo. Copos de tamanhos diferentes podem ser utilizados e, muitas vezes, mais do que um copo é aplicado de uma só vez.

Normalmente, há hematomas mínimos que se dissipa em poucos dias. O paciente também não sentirá qualquer dor. Essa técnica atrai o sangue para a área afetada, que traz os nutrientes essenciais para ajudar na cura. A pressão exercida pela sucção inversa aumenta suavemente a flexibilidade nos tecidos e elimina qualquer inchaço. Se houver qualquer bloqueio e acumulação de fluidos, eles são liberados. Esta forma de terapia funciona de forma muito eficaz no caso de pacientes que não podem fazer acupuntura, e também pode ser usada com a técnica de massagem com ventosaterapia.

Essa técnica é usada para aliviar quaisquer lesões sofridas durante a prática de esportes. Pessoas com problemas com a estrutura muscular e óssea vão achar esta terapia muito eficaz. Dores nas costas e pescoço dor, músculos distendidos, tecidos tensos e outros problemas podem ser aliviados com o uso da ventosaterapia miofascial.

Ventosaterapia com fogo e ventosaterapia com álcool

Uma bola de algodão é embebida numa solução que contém até 70% de álcool. A bola é presa por um par de fórceps ou um alicate e acesa com fósforos ou um isqueiro. Ela é colocada dentro do copo para criar calor e, em seguida, rapidamente removida antes de inverter a taça sobre a pele. Na variação com álcool, derrama-se uma pequena quantidade de álcool no copo e acende-se. O fogo é permitido sair antes da inversão do copo na pele.

Ventosaterapia magnética

Ímãs são conhecidos por terem efeitos positivos sobre o corpo, uma vez que podem induzir o movimento de correntes eléctricas através dele. Tais correntes auxiliam na circulação de sangue no corpo. e como o sangue transporta nutrientes ricos em oxigênio para diferentes partes do corpo, os ímãs podem ajudar na cura de muitas doenças. Ímãs, quando combinados com os efeitos curativos da ventosaterapia, tem mostrado bons resultados para a saúde dos pacientes.

O terapeuta começa pela aplicação de óleos ou cremes suavizantes sobre a pele do paciente. O mecanismo utilizado para a ventosaterapa magnética é através de ventosas de vácuo com bombas mecânicas são usadas para criar sucção. A diferença é que um ímã cilíndrico pequeno também é montado no fundo do copo. Quando é criado um vácuo no interior do copo invertido, a pele sobe e entra em contacto com o magneto. Uma vez que o ímã está definido para segmentar pontos específicos no corpo do paciente, é também uma forma de acupuntura. Desta forma, a ventosaterapia magnética fornece os benefícios tanto das ventosas quanto da acupuntura.

Ventosaterapia facial

É uma terapia cosmética desenvolvido para melhorar a aparência da pele facial e reduzir os sinais de envelhecimento, tais como rugas, olheiras e inchaço ao redor dos olhos, cicatrizes faciais, flacidez da pele e queixos duplos. Os sintomas da rosácea e acne também são removidos. e funciona para aliviar dores de cabeça e dores de ouvido. Pacientes que sofrem de problemas de sinusite, alergias e paralisia facial decorrente da doença de Parkinson ou um acidente vascular cerebral também relataram melhoras com essa técnica, que pode ajudar a proporcionar alívio em condições onde há rigidez mandibular temporal ou nas articulações que ajudam no movimento da mandíbula para falar, mastigar ou expressões faciais.

O terapeuta utiliza ventosas com copos de vidro especiais especialmente projetados para uso no rosto. Estes copos são ligados a uma pequena lâmpada de borracha que atua como uma bomba para criar sucção na pele. A pele é primeiro preparada com a aplicação de óleos de ervas orgânicas ou cremes de cura. Uma vez que um sistema de sucção leve é criada, a taça é movida sobre o rosto, pescoço, ombros e parte superior do tórax. Este movimento estimula o fluxo de sangue para a pele, que é tratada com oxigênio e nutrientes essenciais. Esses fatores servem para reparar e nutrir a pele, dando a ela uma aparência mais brilhante e jovem. A pele foca mais macia e a formação de colágeno é melhorada. Além disso quaisquer impurezas são movidos para o sistema linfático e depois expelidas do corpo. Todas as linhas e cicatrizes no rosto são também aliviadas ou removidads, reduzindo sua aparência. Ao contrário de outras formas de ventosaterapia, nunca há quaisquer marcas de tratamento na pele.

Acupuntura com ventosaterapia

Esta terapia utiliza uma combinação de acupuntura e ventosaterapia úmica. Agulhas de acupuntura são inseridas nos pontos apropriados na pele do paciente. Deixando as agulhas no lugar, os terapeutas colocam copos aquecidos sobre a área para criar um vácuo extra.

Ventosaterapia líquida

Na técnica tradicional, copos de bambu são utilizados para criar sucção, sendo fervido antes em uma solução impregnada com ervas para então serem aplicados sobre a pele.

Ventosaterapia com chifres

Na China antiga, chifres de animais eram usados para administrar a ventosaterapia. É a única variação nessa técnica.

Ventosaterapia com ervas

Esta é uma técnica de ventosaterapia com origem islâmica. Uma solução à base de plantas é colocada dentro do copo antes de criar um vácuo, dando propriedades extras a ventosaterapia.

Ventosaterapia quente

Outra técnica islâmica, é uma variação da ventosaterapia com acupuntura. Uma agulha aquecida com artemísia é usada para perfurar a pele antes de colocar o copo para a sucção.

Ventosaterapia com água

Esta técnica Islâmica é talvez a mais rara de todas. Um copo é cheio até um terço da sua capacidade com água morna. Em seguida, uma bola de algodão acesa é colocada no copo e imediatamente invertida sobre a pele. terapeutas especializados podem executar esta ventosaterapia sem derramar uma única gota de água.

Comprar kit de ventosaterapia: qual escolher?

O kit de copos da ventosaterapia que você vai comprar depende da técnica que será aplicada. Você pode comprar kits completos online, com um conjunto de copos, bombas, pinças, entre outros instrumentos necessários para a aplicação da técnica específica. Lojas especializadas em tratamentos alternativos, bem como lojas de fisioterapia e artigos médicos podem também disponibilizar os aparelhos. É recomendado que o terapeuta tenha um kit de esterilização para os copos e instrumentos a serem utilizados na aplicação da ventosaterapia.

Você quer aprender ou já aprendeu a ventosaterapia? Qual técnica mais te interessa? Quais kits você encontrou e quer passar a usar?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.