A tendinite é a inflamação, irritação e inchaço de um tendão, que é a estrutura fibrosa que junta o músculo ao osso. Em muitos casos, a degeneração do tendão, também está presente.

Causas da tendinite

A tendinite pode ocorrer como resultado de uma lesão, o uso excessivo ou com o envelhecimento, já que o tendão perde elasticidade com o tempo. Também pode ser observado em pessoas com doenças sistêmicas, tais como a artrite reumatoide ou a diabetes. Tendinite pode ocorrer em qualquer tendão, mas alguns locais comumente afetados incluem:

  • Cotovelo;
  • Tendão de Aquiles;
  • Ombro;
  • Pulso.

Sintomas da tendinite

Dor e sensibilidade ao longo de um tendão, geralmente perto de uma articulação e durante a noite. Esta dor piora com o movimento ou atividade, mesmo que seja uma atividade de baixo esforço físico, como utilizar um mouse ou digitar em um teclado.

Exames e testes para a tendinite

O médico irá realizar um exame físico e procurar por sinais de dor e ternura quando o músculo ligado ao tendão é usado contra uma resistência. Existem testes específicos para tendões específicos. O tendão pode estar inflamado e a pele que recobre pode estar quente e vermelha. Pode ser solicitada uma ressonância para verificar o estado da região e para possível diagnóstico diferencial.

Entendendo a tendinite

Na figura, um desenho da localização de um dos tendões mais afetados pela tendinite no homem. (Foto: health.kernan.org)

Tratamentos para a tendinite

O objetivo do tratamento é aliviar a dor e reduzir a inflamação. Descanso ou imobilização dos tendões afetados são úteis para a recuperação. Isto pode ser conseguido usando uma tala ou uma cinta removível. A aplicação de calor ou frio para a área afetada pode ajudar.

Medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, tais como a aspirina ou o ibuprofeno também podem reduzir a dor e a inflamação. Injeções de esteroides na bainha tendinosa também pode ser muito útil no controle da dor e permitindo que a terapia física seja iniciada.

Fisioterapia que estende e fortalece os músculos e tendões é essencial. Isso pode restaurar a capacidade do tendão para funcionar corretamente, melhorar a cicatrização e evitar lesões no futuro. Raramente, a cirurgia é necessária para remover fisicamente o tecido inflamatório ao redor do tendão, sendo necessária apenas em caso onde nenhuma outra solução funcionou.

Prognóstico da tendinite

Os sintomas melhoram com o tratamento e repouso. Se a lesão é causada por excesso de uso, uma mudança nos hábitos de trabalho pode ser indicada para prevenir a recorrência do problema, evitando também uma possível Lesão por Esforços repetitivos (LER).

Complicações possíveis para a tendinite

Inflamação de longo prazo aumenta o risco de novas lesões, como a ruptura do tendão. Quanto antes o tratamento for iniciado, melhor.

Quando entrar em contato com um profissional médico?

Marque uma consulta com seu médico se ocorrerem sintomas de tendinite durante mais de 3 dias consecutivos.

Prevenção da tendinite

Para prevenir a tendinite, você deve evitar movimentos repetitivos e o uso excessivo dos braços e pernas. Deve sempre manter todos os seus músculos fortes e flexíveis, aquecendo-se com um exercício em um ritmo relaxado antes de se envolver em atividade vigorosa.

Deixamos alguma dúvida? Se ficou alguma dúvida, os comentários abaixo estão abertos a vocês fazerem suas perguntas!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.