Muitas pessoas que eu conheço ficam doentes várias vezes por ano. Cada outono. Algumas delas conseguem a façanha de ficar doente pelo menos uma vez por mês, e eu tento entender o que está acontecendo para poder ajudar da maneira que eu melhor consigo: com informação!

Lembrando sempre: se você tem ficado doente com frequência, consulte um médico! Sem o suporte de um profissional de saúde, as chances são de que seu problema só irá se agravar.

Por que sempre fico doente? Porque você não sai de casa o suficiente

Estar fora de casa é crucial para a nossa saúde. Faz todos os nossos órgãos funcionarem adequadamente, incluindo nossos cérebros, que determinam nosso metabolismo. Mesmo quando é inverno, precisamos de aproveitar o tempo fora durante o dia. Ande no ar fresco, pratique ciclismo, faça caminhadas e brinque com seus filhos fora de casa, pois isso é essencial para colocar seu sistema imunológico em constante trabalho, fortalecendo-o.

Ficar doente sempre pode ser sinal de deficiência de vitaminas e minerais

Minerais e vitaminas são blocos de construção de energia. Precisamos dele para lidar com o estresse, tanto físico quanto o emocional. Isso significa que quando estiver muito frio lá fora, você está usando esses blocos, ou quando estamos atendendo a qualquer uma de nossas tarefas diárias, também estamos os usando. O que fazer sobre isso?

Primeiro, ter uma alimentação balanceada, para receber todos os nutrientes que você precisa. Consulte um nutricionista para fazer uma dieta sob medida para você. Segundo, consultar com um médico para saber a causa da sua deficiência de minerais e vitaminas. Algumas doenças podem prejudicar a obtenção desses nutrientes, e você precisará deles para ter um sistema imunológico mais eficiente.

Cuidando da saúde para evitar doenças

Se você tem ficado doente com frequência, é bom identificar a causa antes de pegar uma doença grave! (Foto: Mirror)

Vitaminas para não ficar doente: vitamina D

Achou que iríamos falar da vitamina C, não é? Achou errado. Você precisa de luz solar para obter a vitamina D, essencial para as defesas do organismo, até mais do que a vitamina C. Se você vive em lugares onde não há muito sol, converse com seu médico sobre suplementação de vitamina D. Para obter uma boa dose de vitamina D, coma muita gordura saturada de sardinhas, salmões, trutas, oleaginosas, e linhaça.

Fico doente com frequência: você não está dormindo o suficiente

Quer se trate de ansiedade, insônia, ou apenas uma predileção por outras atividades noturnas, nosso corpo precisa de 8 a 10 horas por noite de sono ininterrupto, em média. O sono é essencial para a saúde hormonal, saúde mental, saúde do fígado, e para a imunidade. Se você tem filhos pequenos, tire vários cochilos durante o dia para descansar. Dessa forma, você ajuda seu organismo a não ficar tão sobrecarregado.

Sua dieta não contém nutrientes suficientes

Você deve comer probióticos todos os dias. Você deve comer carnes cozidas com os ossos, para receber mais nutrientes. Você deve consumir gorduras, carboidratos, e proteínas equilibradamente. Seu nutricionista vai estabelecer as quantidades de acordo com sua rotina, mas vai colocar todos os nutrientes que você precisa para melhorar sua saúde.

Estresse piorando a imunidade

Se todos esses outros itens estão no lugar e você ainda está ficando doente todo o tempo, o estresse está tirando o melhor de você. A energia necessária para manter essas emoções internas sob controle está cobrando do seu corpo. Você pode até não perceber que está estressado. O que fazer sobre isso?

Faça uma lista de estressores. Risque o que você pode fazer algo a respeito. Encontre maneiras de navegar sua vida para reduzir os estressores que você pode mudar. Se tudo mais falhar, trabalhe na gestão de suas emoções. Pânico, ansiedade e frustração são uma parte normal do ser humano. Quando elas são em excesso é que você terá problemas.

Em alguns casos, o paciente pode ter alguma doença subjacente causando a baixa imunidade. Converse com o médico para saber como evitar problemas e tratar a causa da sua baixa imunidade.

Você se adoece com frequência? O que está fazendo para resolver esse problema? Qual a solução você sugere para quem quer parar de adoecer?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.