A caspa é um problema desconfortável e embaraçoso, caracterizado por uma coceira no couro cabeludo seco, com flocos ou pedaços brancos caindo de seu couro cabeludo e cabelos. A caspa pode ter várias causas, tais como sensibilidade a produtos para o cabelo, eczema ou lavagem frequente. Caspa grave é geralmente causada pelo excesso de um fungo que ocorre naturalmente no couro cabeludo humano. Enquanto shampoos anticaspas estão disponíveis em vários preços e tipos, você pode achar mais barato e fácil de encontrar um tratamento natural de caspa com ingredientes sem tantos químicos. Não se esqueça de consultar um dermatologista antes de começar tratamentos de problemas nos cabelos, principalmente se a caspa gera feridas no seu couro cabeludo.

Xampu de óleo da árvore do chá

Uma receita caseira contra caspa envolve misturar o óleo da árvore do chá com um xampu neutro. O óleo da árvore do chá é encontrado nas folhas da árvore do chá. Principalmente por ser um agente antifúngico, o óleo também tem sido utilizado como um antibiótico e anti-séptico. Use um xampu neutro com o óleo misturado diariamente no couro cabeludo até este voltar a um estado saudável. Deixe de usar o óleo se detectar quaisquer, reações alérgicas tais como uma sensação de queimação. A diluição do óleo deve ser de, no mínimo, 5 partes de xampu para 1 de óleo. Você pode também usar o óleo puro, em menores quantidades, concentrando o uso só nas raízes do cabelo.

Opções naturais de tratamento contra a caspa

Alguns óleos naturais, como o óleo natural de semente de feno grego e o óleo natural da árvore do chá são eficientes quando usados concentrados diretamente no couro cabeludo. (Foto: diyhealth.com)

Máscara de sementes de feno-grego

Uma pasta feita a partir das sementes de feno-grego, utilizados em muitas receitas caseiras, é um tratamento natural contra caspa comumente usado. Mergulhe duas colheres de sopa das sementes de feno grego na água durante a noite para fazê-las suave o suficiente para esmagar em uma pasta. Aplique nos cabelos e couro cabeludo na parte da manhã, permitindo pelo menos meia hora para fazer efeito. Lave dos cabelo usando água pura ou um xampu feito com ingredientes naturais. Utilize esta solução durante quatro semanas, fazendo a aplicação duas vezes por semana durante as primeiras duas semanas e depois uma vez por semana para as duas semanas finais no uso desse remédio natural para caspa.

Tratamento natural para caspa com vinagre de maçã

Vinagre, em suas diversas formas, é levemente ácido, enquanto shampoos são fortemente alcalinos em pH. A acidez do vinagre pode ajudar a matar as bactérias e impedir o crescimento de fungos em seu couro cabeludo, bem como limpar qualquer acúmulo de produtos químicos nos fios dos cabelos, assim como também reduz a oleosidade. Misture o vinagre de maçã em uma proporção de 1:3 com água, esta sendo a maior parte da mistura. Aplique o vinagre no couro cabeludo no início do banho, lavando apenas no final. Repita este tratamento até obter os resultados desejados. Qualquer receita caseira para caspa com vinagre e outros elementos pode ser bem sucedida no combate à caspa e seborreia.

Mel

Uma receita caseira para caspa muito popular envolve o mel. Este é usado em produtos cosméticos devido às suas propriedades umectantes e propriedades antibacterianas. Aplicações tópicas de mel aliviam o desconforto causado pela caspa e descamação, melhorando a condição do couro cabeludo e diminuindo a perda de cabelo. Você pode aplicar mel diretamente no couro cabeludo, deixando-o por até 30 minutos antes de enxaguar o cabelo com água morna. Não utilize água ou secadores quentes depois, para evitar a secura e irritação do couro cabeludo. Se você tem tempo suficiente, você pode deixar a máscara de mel no local por várias horas, vestindo uma touca de banho para minimizar o gotejamento. Tenha em mente que o mel é proveniente de diferentes flores e regiões, podendo desencadear problemas diferentes de sensibilidade. A mistura do limão, para caspa, em um tratamento natural, com o mel, pode tornar esta receita ainda mais eficiente. Use o limão depois de ficar com o mel aplicado no couro cabeludo, “limpando” os cabelos com o suco de um ou mais limões e água; ou antes, para ajudar a criar um ambiente hostil para a proliferação de fungos.

Alecrim

Alecrim tem propriedades antibacterianas que podem ser úteis para o tratamento natural da caspa e seborreia, além de ajudar também na hidratação dos cabelos secos. Após a lavagem, deixe o cabelo secar naturalmente e, em seguida, aplique algumas gotas de óleo essencial de alecrim para as palmas das mãos. Massageie o óleo no couro cabeludo e, em seguida, escove o cabelo delicadamente por toda a extensão do couro cabeludo. Se você não tem acesso ao óleo de alecrim, você pode criar uma tintura amassando 8 colheres de sopa de alecrim seco em um litro de água fervente por pelo menos cinco minutos. Coe a mistura e no couro cabeludo, deixando por tanto tempo quanto possível antes de enxaguar.

Qual tratamento natural você usa para caspa? Quais tratamentos naturais você recomenda?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.