Quinoa Real, também conhecida como quinoa vermelha, originalmente era um alimento dos Incas e tem o maior teor de proteína de todos os grãos. Quinoa tem um sabor delicado, textura crocante e vem em muitas variedades, incluindo branco, preta e vermelho. Quinoa real também é rica em minerais e vitaminas essenciais e é livre de glúten. Este grão fornece um perfil nutricional completo, onde 1 xícara de quinoa vermelha cozida tem 222 calorias, o que ajuda a restringir as calorias para quem quer emagrecer. Desfrute de quinoa vermelha em saladas, sopas como uma opção leve e saudável.

Vale lembrar o de sempre: consulte seu nutricionista ou médico antes de modificar sua dieta. Eles irão ajudá-lo com a quantidade certa de quinoa para sua melhor saúde e aproveitar melhor os nutrientes.

Quinoa Real: Proteínas

Quinoa real vermelha, e todas as variedades de quinoa, contém proteína completa, ou seja, ela tem todos os nove aminoácidos essenciais nas proporções corretas. Você precisa de um fornecimento de aminoácidos das proteínas em sua dieta para apoiar o crescimento e reparação de tecidos e órgãos. Uma xícara de quinoa vermelha cozida tem 8,14 gramas de proteína. A quantidade de proteína diária recomendada é de 46 gramas para as mulheres e 56 gramas para os homens.

Quinoa real emagrece?

Uma dieta rica em fibras promove saúde do coração e a saúde digestiva, controlando a glicose no sangue e concentrações de insulina. Uma porção de 1 xícara de quinoa cozida fornece 5.2 gramas de fibra. A recomendação para homens é de consumir 38 gramas de fibra por dia e as mulheres consumirem 25 gramas. Este consumo maior de fibras resulta em menos alimentos comidos por dia em uma menor ingestão de calorias e como consequência, o emagrecimento. Note que essa ingestão menor de calorias não vai adiantar nada se você continuar comendo excessivamente.

Combinação para a quinoa vermelha

A melhor combinação da quinoa vermelha é com saladas. Mas você pode diversificar do jeito que melhor entender! (Foto: www.kitchenparade.com)

Quinoa real: Benefícios

Os benefícios reais da quinoa não estão apenas nas suas proteínas, mas sim nas vitaminas e minerais que ela contém. Destacamos os seguintes:

Folato

Ácido fólico, também conhecido como vitamina B9 , é uma vitamina essencial solúvel em água para a manutenção e produção de novas células e para a síntese de DNA e RNA. Uma xícara de quinoa vermelha fornece 78 microgramas de folato. De acordo com instituições médicas, os adultos precisam de 400 microgramas de ácido fólico por dia. Ingestão de folato adequada entre as mulheres em idade fértil reduz o risco de defeitos de nascimento.

Ferro

É preciso de ferro na sua dieta para a produção de novas células vermelhas do sangue e para certas enzimas envolvidas no metabolismo de energia. Uma porção de 1 xícara de quinoa vermelha cozida fornece 2,76 miligramas de ferro. A recomendação é da ingestão de 8 miligramas de ferro por dia para homens e 18 miligramas para mulheres. O tipo de ferro encontrado em alimentos de origem vegetal como a quinoa, é melhor absorvido quando consumido com alimentos ricos em vitamina C, como brócolis ou tomate.

Zinco

O zinco é necessário para a função de cerca de 100 enzimas e desempenha um papel estrutural na membrana celular. Uma xícara de quinoa vermelha cozida fornece 2,02 miligramas de zinco. A quantidade de zinco diário recomendado pelo Instituto de Medicina é de 8 miligramas para mulheres e 11 miligramas para homens. O zinco também é essencial para o bom funcionamento do sistema imunológico.

Quinoa real: Receitas

Se você ainda não sabe como preparar quinoa real, vale uma dica bem simples: cozinhe a quinoa real em grãos como se você estivesse cozinhando o arroz. Saí, você pode misturar a quinoa com outras sementes como o gergelim e a linhaça, ervas de seu gosto pessoal, legumes e verduras que complementam uma dieta mais do que saudável.

Muitas pessoas também preparam a quinoa e amassam os grãos criando um tipo de “pasta” que vai muito bem com saladas. Vale lembrar que as receitas são limitadas apenas e somente por sua criatividade. E você tem o espaço de comentários abaixo aberto para compartilhar as mais diversas receitas com outros leitores. O que acham da ideia? Esperamos as receitas de vocês!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.