Hoje vamos falar de algo muito importante para quem sofre de artrite. Muitas pessoas dizem que quem sofre com este problema não pode praticar esportes, isso é verdade ou é mito?

O que é Artrite?

Primeiro você precisa entender o que é artrite. Várias pessoas utilizam a palavra artrite para se referir a todas as doenças reumáticas. O significado da palavra artrite é inflamação na articulação.

A pessoa que tem artrite, geralmente apresenta inchaço, vermelhidão e dor na articulação acometida. Músculos, tendões, ligamentos e ossos também podem apresentar tais sinais. Existem mais de 100 formas de artrite

Pessoas com artrite podem praticar exercícios físicos?

Ao contrário do que muitos imaginam, a resposta correta é sim. Diversos estudos apontam que o exercício físico ajuda as pessoas com artrite de diversas formas. O exercício físico diminui a dor e a rigidez na articulação.

Aumento de flexibilidade, aumento da força muscular, melhoria na saúde do coração e resistência física também são benefícios do exercício físico que podem e devem ser aproveitados por pessoas com artrite.

Quais os melhores exercícios para quem tem artrite?

Podemos afirmar que 3 tipos de exercícios podem ser considerados com os melhores para pessoas que sofrem com artrite, são eles:

Exercícios de extensão de movimento

Exercícios de força

  • A musculação também pode ser praticada por pessoas com artrite. Aqui quebramos outro mito. A musculação ajuda na manutenção ou aumento da força muscular, ou seja, músculos fortes ajudam na estabilização e proteção das articulações afetadas pela artrite.

Exercícios aeróbicos ou de resistência

  • Os dois exercícios mais aconselhados neste caso são a natação e andar de bicicleta. Eles promovem aumento do condicionamento físico e da capacidade cardiovascular, além de auxiliar no controle do peso corporal e melhorar as funções gerais do organismo.

O controle do peso é fundamental em pessoas que tem artrite. A pessoa fora do seu peso ideal vai provocar uma pressão a mais na articulação devido ao peso extra. Fatores que podem agravar o problema e aumentar consideravelmente as dores.

Quem tem artrite pode nadar?

Quem tem artrite pode praticar esporte?

Como uma pessoa com artrite deve iniciar nos exercícios?

A primeira coisa é discutir com seu médico, qual a melhor escolha entre as opções de exercícios possíveis para suas condições físicas, financeiras e etc. Uma coisa é certa, indiferente de qual médico seja ele irá te indicar a realização de atividade física.

A maioria das pessoas com artrite inicia as atividades com exercícios leves, o que é o certo a ser feito. Exercícios de extensão e aeróbicos de baixo impacto são os mais aconselhados para os iniciantes.

Buscar a opinião médica é importante, porque além dele conhecer o seu histórico, ele poderá te indicar alguma exercício específico que traga ainda mais benefício para o seu caso em especial.

Geralmente esta opinião mais específica vem dos fisioterapeutas. Se possível, busque a orientação de algum fisioterapeuta especialista na área de artrite. Ele certamente irá elaborar um programa apropriado de exercícios, programa este que você deve seguir a risca.

Saber dosar o treino

O mau do ser humano atual é querer tudo de uma maneira muito rápida, isso faz com que ele tome atitudes incorretas e muita das vezes bem exagerada, a fim de obter resultados astronômicos em curto espaço de tempo.

Isso não é aconselhado em nenhum treinamento normal, muito menos para pessoas que possuem algum tipo de doença. Jamais exija mais do que seu corpo suporta, fique atento aos sinais que ele te dá e principalmente, respeite seu limite pessoal.

Manter o corpo ativo em alta intensidade impede a recuperação das micros-lesões, estas que são fundamentais no processo evolutivo do organismo. Através deste período da recuperação das micros-lesões é que o organismo promove suas super compensações, ou seja, ele recupera para mais.

Neste artigo nos falamos da artrite e suas complicações. Explicamos o porquê é importante realizar atividade física e quais os benefícios que a mesma oferece.  Agradecemos pela sua atenção e gostaríamos de convidá-lo para conferir outras publicações em nosso site. Muita dica e informação interessante o espera.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.