Se você ouvir bem o seu dentista, você sabe que o açúcar é um veneno para os dentes. Mas isso pode obscurecer outra lição importante: O que e como você come, em geral afeta profundamente sua saúde dental. E há certos alimentos que podem até contribuir para que seus dentes se mantenham limpos. São os chamados alimentos detergentes. Mas o que são esses alimentos?

O que são alimentos detergentes?

Em odontologia, são analisados três grandes questões nutricionais: as formas do alimento, a frequência de consumo e o tempo de consumo. Bactérias, em conjunto com açúcares formam ácidos em sua boca, e a maioria dos alimentos contêm algum tipo de açúcar ou carboidratos que se dividem em açúcares. Seus dentes e gengivas lidam melhor com um pH neutro de 7. Como você traz a sua boca de volta a neutro depende do que e como você come. E é aí que entram os alimentos detergentes.

Quais são os alimentos detergentes?

Alimentos detergentes são cenouras, maçãs e o aipo, principalmente, que podem ajudar a limpar os dentes. Beba bastante água antes de beber qualquer bebida açucarada, pois isso vai ajudar a limpar as bactérias e alimentos nos dentes, evitando que haja reações com a bebida açucarada que forma a placa.

Os alimentos lácteos combatem os ácidos, o que faz do queijo, requeijão, e outros alimentos que vem do leite excelentes alimentos para a saúde dos dentes. Além disso, o leite é bom para as refeições dos filhos. Os taninos no chocolate escuro também são protetores, mas em pequenas quantidades.

Pesquisas mostram agora que, além de não causar cáries, o xilitol no chiclete sem açúcar ajuda a prevenir a placa bacteriana, ajuda na produção de saliva e pode ajudar a remover alimentos pegajosos de seus dentes.

Quais são os alimentos detergentes

A maçã é um dos alimentos mais recomendados para a limpeza dos dentes, sendo um eficiente alimento detergente. (Foto: iLyke)

Alimentos que devem ser evitados para se manter a saúde dos dentes

Não adianta nada se empanturrar de alimentos detergentes se você continuar consumindo muitos alimentos que fazem mal aos dentes.

Alimentos pegajosos que não saem de sua boca facilmente. tais como pães, biscoitos, e passas, estão entre os piores culpados. Grãos se quebram em açúcares no corpo, e grãos brancos fazem isso muito rapidamente, levando a um maior risco de formação de cáries.

Alimentos de dissolução lenta, como doces duros, ou comprimidos antiácidos que levam algum tempo a se desintegrar na boca também podem prejudicar a saúde dos dentes.

Alimentos líquidos incluindo coisas que derretem, como sorvetes ou picolés podem prejudicar a saúde dos dentes. Refrigerantes, bebidas esportivas e bebidas carbonatadas são terríveis para os dentes, principalmente por causa do açúcar e ácidos que eles contêm. E a carbonatação, mesmo na água com gás, acelera os danos aos dentes.

Como os alimentos líquidos e de dissolução lenta ficam por muito tempo na boca, é melhor tê-los com pouca freqüência e, quando o fizer, consumi-los nas refeições ou com alimentos que ajudem a limpá-los da maneira apropriada.

Na verdade, é melhor comer alimentos saudáveis ​​mesmo em menores quantidades, em vez de frequentemente comer petiscos, o que deixa os dentes vulneráveis ​​a um ataque contínuo de açúcares prejudiciais. É importante limitar a exposição dos dentes e permitir que os alimentos detergentes limpem os alimentos mais prejudiciais.

Quais são os alimentos mais saudáveis para os dentes?

Além dos que já citamos, os alimentos detergentes, geralmente uma dieta equilibrada é boa para a boca. É melhor para a saúde e para os dentes comer frutas do que beber suco de frutas, por exemplo. Mas no final, mesmo se você está comendo trigo integral, você precisa de boa higiene dental. Você tem que escovar os dentes e passar o fio dental.

Sua própria saliva também trabalha para corrigir o equilíbrio do pH em sua boca, se for dada a ela a chance. A saliva é especialmente protetora se você mora em uma área em que a água é tratada com flúor.

Você já consome algum alimento detergente? Qual? Quais alimentos você evita consumir para sua melhor saúde dental?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.