As pessoas estão descobrindo a sensibilidade ao glúten, e a demanda por alimentos sem glúten também está crescendo, especialmente grãos substitutos ao glúten. Embora existam muitos novos alimentos processados ​​que estão sendo comercializados como não tendo glúten, um número considerável de pessoas estão procurando por alimentos que os seres humanos conhecem já há muito tempo. Entre esses alimentos está o painço. Este minúsculo, grão sem glúten tem é comum na culinária asiática e na Índia. Ele existem em uma grande variedade de tamanhos e cores, podendo ser assado, cozido como o arroz, ou preparado em uma textura cremosa similar à batata batida em purê. Seja qual for a sua preferência, o painço é um grão saudável que oferece muitos benefícios. Vamos ver alguns deles, bem como as melhores formas de consumo desse alimento e onde você poderá encontrá-lo.

Painço: benefícios através do alto valor nutricional

Tal como acontece com muitos grãos, tal como a quinoa, o painço é uma rica fonte de nutrientes. É carregado com folato e colina e fornece minerais importantes como o magnésio, potássio, fósforo e zinco. O painço oferece mais fibra dietética e antioxidantes do que a maioria dos outros grãos, se comparados em porções iguais.

Painço é uma fonte de proteína

O painço é uma fonte mais rica de aminoácidos essenciais. Em muitas áreas do mundo, o painço é usado como um alimento para crianças e bebês porque assegura a disponibilidade continuada da proteína requerida para o crescimento e o desenvolvimento. A preparação não importa, e o painço assado retém a maioria das proteínas em sua composição.

Benefícios nutricionais do painço

O painço é um grão não muito comum nos pratos brasileiros, mas pelo seu valor nutricional, deveria. (Foto: Rollingreens)

Painço tem baixo impacto de açúcar no sangue

Quanto mais consistentes forem os níveis de açúcar no sangue, melhor. Pesquisas confirmara a eficácia do painço na promoção de níveis de açúcar no sangue mais saudáveis. O efeito hipoglicêmico é devido à sua capacidade de reduzir a digestão e absorção de amido pelo organismo, o que pode ser uma boa notícia para os diabéticos que querem ter uma dieta mais saudável.

Painço ajuda a controlar o desenvolvimento de cataratas

Polifenóis no painço tem antioxidantes que inibem a enzima que desencadeia o desenvolvimento de cataratas. Embora não se deva acreditar que o painço sozinho oferece proteção completa contra as cataratas, as pesquisas sugerem que uma dieta que inclua o painço pode potencialmente melhorar o tratamento contra esse problema de saúde.

Painço contra cálculos biliares

Um estudo de longo prazo avaliou o impacto da fibra sobre o desenvolvimento de cálculos biliares, comprovando que as pessoas que relataram a mais alta e consistente ingestão de fibra dietética insolúvel, como as presentes no painço, demonstraram menor risco de desenvolver cálculos biliares. Uma pesquisa como essa mostra que não só o painço tem muito a oferecer nutricionalmente, mas também pode promover uma boa saúde e função do organismo.

Painço para a saúde cardiovascular

Uma dieta que inclui uma quantidade saudável de fibra dietética tem uma correlação direta com um coração saudável. Grãos como o painço contêm fibras e ligninas conhecidas por seus efeitos benéficos sobre a saúde vascular. As culturas que historicamente consumiam grãos como o painço mas começaram a consumir grãos processados ​​como o arroz branco e a farinha experimentaram um aumento significativo na incidência de casos de diabetes e doenças cardiovasculares.

Como preparar painço para emagrecer?

Embora algumas evidências sugerem que as pessoas com problemas de tireoide possam ter de evitar o painço, para muitas pessoas, é um grão incrivelmente versátil que combina muito bem com uma gama muito ampla de sabores. Legumes, nozes, frutas, mesmo todos podem ser preparados com o painço para fazer pratos deliciosos. Preferencialmente, ele deve ser cozido em água, assim como o arroz, para o consumo. Dessa forma, preserva-se o máximo de nutrientes do painço sem adicionar muitas calorias ao alimento. Vale a pena deixar o painço de molho em água de um dia para o outro, de forma a facilitar seu cozimento.

Como descascar o painço?

Para quem não gosta de comer o painço com casca, adicione um pouco de água no painço e deixe de molho por 15 minutos. Transfira para um processador de alimentos e pulse em pequenos intervalos, ou sacoda em uma jarra fechada, até a casca se separar e o painço estar seco. Transfira para uma peneira e balance para separar a casca, gentilmente soprando as cascas. Repita o processo se achar que ainda tem muita casca.

Onde comprar painço para consumo humano?

Você pode encontrar o painço em lojas de produtos naturais ou mesmo em supermercados. Existem lojas online que já vendem o painço descascado, para quem quer poupar tempo no preparo. É bem fácil de encontrar e bem disponível esse alimento.

Como você consome o painço? Quais são as formas de preparo que você usa?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.