Vamos esclarecer suas dúvidas para que você descubra se colocar aparelho fixo dói e mais algumas informações importantes sobre aparelhos ortodônticos.

Aparelho fixo dói quando é colocado?

Quando o ortodontista põe seu aparelho, ele ou ela irá normalmente colar suportes de metal na frente de seus dentes e também pode colocar pequenas placas de metal em torno de alguns dos dentes de trás. Então, seu ortodontista irá geralmente colocar um fio que percorre todos suportes de metal dos dentes. O fio é exatamente o que aplica progressivamente a pressão sobre os dentes que os induz a se mover.

Colocar os aparelhos em si, muitas vezes não dói nada. Dentes mais sensíveis podem sentir algum incômodo. Algumas horas depois, porém, os dentes provavelmente irão começar a doer um pouco. O desconforto não é uma dor aguda, é ainda mais como uma dor chata.

Tenha em mente que a maioria de nós experimenta dor em diferentes meios. Aparelho dói mais ou menos dependendo da pessoa.

Se meu aparelho dói, como faço para aliviar a dor?

Com a recomendação do ortodontista, você poderá:

  • Tomar Tylenol ou ibuprofeno;
  • Enxaguar a boca com água morna e sal várias vezes ao dia;
  • Comer alimentos leves, como sopas, iogurtes, e purê de batatas;
  • Colocar um pano quente ou almofada de aquecimento em sua mandíbula.

Aparelho dói depois de usado por um tempo?

Como eles estão aplicando força sobre os dentes que os fazem se movimentar, depois de alguns dias de ajustes no aparelho, o desconforto muitas vezes vai embora como seus dentes realmente começando o processo de mover-se e a tensão no fio começa a diminuir. Ou seja, pode doer ao ajustar o aparelho mas essa dor passa.

Quantas vezes eu preciso reajustar o aparelho e quanto dói?

Você deve ter seu aparelho reajustado a cada 4 a 6 semanas. Isso leva apenas cerca de 20 minutos. Quando você chegar ao consultório do seu ortodontista, ele vai retirar os elásticos e pode também tirar o cabo. Nesse momento, o ortodontista pode também fazer uma limpeza legal dos seus dentes.

Um novo cabo vai ser colocado, assim como novos elásticos serão aplicados. Isso pode doer um pouco, muito mais da tensão sobre os dentes do que outra coisa. No entanto, o desconforto não dura muito tempo, alguns minutos, depois você vai se acostumar com isso.

Depois de um ajuste, os dentes podem machucar por um certo número de horas até um dia mais tarde. Se continuar além disso, não deixe de ligar para seu ortodontista e esclarecer dúvidas.

Aparelhos especiais invisíveis

Alguns aparelhos especiais como o da foto são “invisíveis”. Porém, pode ser bem mais caros do que os modelos tradicionais. (Foto: www.5monthbraces.com.au)

O que o ortodontista faz em cada atendimento?

Quando você vai ter seu aparelho apertado, o ortodontista geralmente avalia exatamente como os dentes realmente se moveram e coloca um cabo novinho em folha para mantê-los movendo-se para o posicionamento que irá te dar um sorriso saudável adequado. O fio novíssimo terá alguma tensão e pode provocar-lhe alguma dor até que seus dentes se mudem para sua nova posição. Este desconforto normalmente pior nas primeiras 24 horas, melhorando totalmente em até 3 dias. Posteriormente, você não sentirá mais nada. O ortodontista também fará a mudança dos elásticos que prendem seu aparelho. Ocasionalmente, pode ter de reparar os suportes nos dentes ou recolocar algum elástico que se soltou.

Aparelho dói quando você tira?

Após o aparelho ser retirado, o ortodontista irá certificar-se de que toda a cola, na verdade, saiu e pode fazer uma limpeza nos dentes. A limpeza pode ser um pouco bruta mas fora isso, seus dentes ficarão um pouco sensíveis por algum tempo e nada além disso.

Aparelho ortodôntico: quanto custa? Será que meu seguro de tratamento ortodôntico cobre?

Custo do tratamento é muito individual já que toda boca é diferente. ele vai depender do tempo de tratamento e os passos envolvidos. Uma faixa de preço estimada para um tratamento simples está a partir de R$150 para o aparelho em si e R$60,00 por consulta. Um plano odontológico pode sim cobrir o aparelho e as consultas. Dependendo do tipo de aparelho que você for usar e alguns problemas que podem ocorrer nos seus dentes (como dentes que tem de ser removidos), podem encarecer um pouco o tratamento, mas não exageradamente.

Como é usar aparelho? Quanto tempo vou ficar de aparelho?

Não há dúvida de que os aparelhos podem inicialmente ser desconfortáveis e serem uma preocupação estética. Além da dor dentes, os inconvenientes de usar aparelho incluem: constantemente ficar com comida presa quando comer, ter que gastar mais tempo para limpar os dentes, ter que ser cauteloso com os tipos de alimentos que podem ser comidos. No entanto, na maioria das vezes, as pessoas estão felizes de ter passado pelo processo de tratamento ortodôntico para melhorar o seu sorriso ou corrigir sua mordida. Os resultados do tratamento podem ser muito gratificantes.

Já sobre o tempo, vai depender do seu caso específico, da deformidade dos dentes, da mobilidade destes entre outros fatores. Seu ortodontista geralmente será capaz de estipular um prazo estimado para o “conserto” dos dentes.

Se ficou ainda alguma dúvida, não deixe de perguntar nos comentários abaixo!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

2 comentários para “Colocar aparelho fixo dói? Quanto custa cuidar dos dentes?”

  1. Julia Avelar

    Obrigada eu pensei que ia doer muio.

  2. Cassio

    Muito bom! Parabéns