Cirurgia pelo SUS é um pesadelo para muitas pessoas. Se mesmo um exame simples pode demorar meses para ser conseguido, imagine então uma cirurgia, que é um procedimento muito mais complexo e delicado? Isso é, se você conseguir que sua operação seja realizada pelo SUS, em primeiro lugar.

Cirurgia pelo SUS: como conseguir?

Você precisa ter seu cartão do SUS e ter o procedimento cirúrgico indicado por um médico do SUS. Depois de ter essa indicação, a pessoa interessada tem que fazer o agendamento da cirurgia pelo posto de saúde, para entrar na fila de espera pela cirurgia específica que você precisa, tanto para cirurgias eletivas quanto para cirurgias necessárias para sua saúde.

Se for o caso de uma cirurgia emergencial e a fila de espera for muito longa, você pode entrar com um mandado judicial para obrigar o Governo a pagar por sua cirurgia em uma instituição particular. Principalmente se for uma cirurgia que, se não for realizada, significa risco de vida.

Marcada então a cirurgia através do intermédio da Unidade Básica de saúde, você então precisará esperar, ou entrar com um mandado judicial. Quanto tempo? Depende.

Como funcionam as cirurgias pelo SUS

Quando você precisa de uma cirurgia, pode demorar bastante pelo SUS. Você precisa ter paciência e saber como marcar bem a cirurgia, para tornar ela mais provável e urgente. (Foto: hojesaopaulo.com.br)

Cirurgia pelo SUS demora quanto tempo

Depende. Muito. Por que? Vejamos.

Uma cirurgia emergencial tem que demorar o mínimo de tempo possível. Se o Governo não é capaz de atender à demanda, pode ser efetuado um mandado judicial através de um advogado para obrigar o Governo a pagar pela cirurgia.

Se sua cidade tem uma estrutura de postos de saúde e hospitais públicos de qualidade, é provável que sua cirurgia seja mais rápida. Sem essa estrutura, como no caso de cidades menores que precisam enviar os pacientes para cidades maiores para a cirurgia, algumas cirurgias podem demorar meses, talvez anos para serem realizadas, por conta de uma fila de espera.

Na maioria dos casos, uma pequena cirurgia pode demorar semanas ou até meses. Pequenas cirurgias incluem a remoção de verrugas, furúnculos, unhas encravadas, etc.

Cirurgias complexas podem demorar anos para serem realizadas, mas isso varia muito de cidade para cidade, de estado para estado. Pode demorar menos, ou demorar mais dependendo da infraestrutura de saúde da região.

Tempo de espera de cirurgia pelo SUS

É complicado afirmar um tempo exato de espera para cirurgia pelo SUS. Você tem que conversar com seu médico para saber um prazo esperado para sua cirurgia. No caso de situações emergenciais, você deve conversar com um advogado para entrar com um mandado de segurança e conseguir a cirurgia em uma instituição particular paga pelo Poder Público, ou obrigando que eles encontrem uma vaga urgente para você.

Para cirurgias eletivas, você deve marcar a cirurgia o quanto antes, e você agiliza o processo, possibilitando que tenha a cirurgia mais cedo. Muitas pessoas postergam essas cirurgias, e acabam demorando ainda mais para terem suas cirurgias realizadas. Para cirurgias emergenciais, marque no mesmo dia, se possível, que seu médico recomendar.

Você fez já cirurgia pelo SUS? Quanto tempo demorou? O que você teve que fazer para conseguir sua cirurgia?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.