Manga com leite faz mal?
Sua avó, avô, mãe, pai, tio ou tia já deve ter sido contra você fazer a mistura de manga com leite em um dos cafés da tarde que você tomava com seus primos. Mas essa mistura faz mal mesmo ou é só uma lenda urbana para atrapalhar nossas vidas?
Manga com leite: a história
Antes de mais nada, precisamos contextualizar de onde surgiu a história da manga com leite. Na época do Brasil Colonial, o leite era um alimento raro e caro. Apenas os mais ricos e donos de terras tinham acesso a esse alimento. Ao mesmo tempo, mangas eram abundantes nas propriedades rurais, consumidas por todos, inclusive escravos. Nesse contexto, foi onde surgiu a história da manga com leite fazer mal. Dá pra perceber onde queremos chegar, não é?
Leia também
- 5 receitas de sucos para tomar antes de dormir para emagrecer
- Os 5 melhores alimentos para fortalecer os ossos!
Manga com leite faz mal?
Com medo de que os escravos pudesse consumir o leite das vacas, e sabendo que a maioria deles consumia mangas em grandes quantidades, os donos das terras espalharam a história de que consumir a manga com leite fazia mal. A história deu tão certo que até hoje, principalmente em cidades do interior, muitos ainda acreditam que a mistura pode fazer mal.
Mas é só isso mesmo? Tem certeza de que a manga com leite não faz mal?
Sim! E não apenas não faz mal como a mistura de manga com leite é carregada de nutrientes para sua dieta. A manga é rica em nutrientes como o caroteno e as vitaminas A e C. Além disso, ela é rica em minerais como o fósforo, ferro, cálcio, lipídios e proteínas. Já o leite é carregado de proteínas e as vitaminas A e D, além da riboflavina. Em minerais, o leite é rico em cálcio, fósforo e magnésio. Combine os dois em uma vitamina e você terá uma bomba de nutrientes na sua dieta, em uma combinação ideal para obter diversos nutrientes essenciais para uma boa saúde.
E aí, o que você está esperando para consumir sua vitamina de leite com manga?
Sobre o autor
André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.
Veja também
Alergia ao leite de vaca? Veja como contornar!
10 alimentos para fortalecer músculos
Qual o melhor horário para tomar vitaminas?
5 vitaminas para fortalecer o cabelo
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.