Manchas nos dentes do seu filho podem ser causadas por muitos fatores diferentes. Podem ser desde cáries até outros problemas. Fazer um exame dental permitirá ao dentista inspecionar as superfícies manchadas e determinar se os dentes do seu filho precisam ou não ser tratados. Após a possibilidade de uma cárie ter sido descartada, pode então ser procuradas outras causas do problema de coloração.

Mancha branca nos dentes da frente ou outros dentes: diagnóstico

Manchas externas na superfície dos dentes do seu filho são mais comuns e são causadas por um acúmulo de alimentos e bebidas de cor escura e má higiene bucal. Geralmente, uma limpeza dental profissional completa removerá estes depósitos e limpará as manchas.

As manchas intrínsecas são mais raras e podem ser causadas por muitos fatores, tais como o uso de certas substâncias, cáries graves durante a primeira fase da infância ou alterações no nervo do dente devido a traumas ou altas doses de fluoreto no suprimento de água natural. Dentes descoloridos ou escuros podem ser um sinal de trauma prévio ao dente do seu filho. Os dentes em formação podem ser manchados de cinza a amarelo/laranja durante o seu desenvolvimento. Algumas manchas podem ser descoradas com certos procedimentos, enquanto outras terão de ser cobertas por resinas plásticas para serem eliminadas completamente.

Certos antibióticos também manchar os dentes que estão se formando no momento em que o medicamento está sendo usado. Como resultado, alguns desses medicamentos não são mais administradas a mulheres grávidas ou a crianças com menos de doze anos, exceto em casos com risco de vida.

Como cuidar das manchas brancas nos dentes

As manchas brancas nos dentes nem sempre são sinais de cáries, mas elas merecem cuidado especial para não prejudicarem seus dentes. (Foto: Wikipedia)

Mancha amarela no dente da frente ou laterais: diagnóstico

Os dentes de leite que acabaram de nascer podem ter uma membrana amarela sobre eles que desaparecerá em poucos dias. Os dentes permanentes recentemente nascidos parecem mais amarelos do que seus vizinhos de cor leitosa/branca. Esta é a sua cor normal, permanente. Os dentes permanentes são mais escuros porque são mais densos para que possam durar uma vida inteira.

Mas e a mancha branca no dente permanente do meu filho?

Manchas brancas nos dentes permanentes do seu filho podem ser o resultado de trauma a um dente de leite enquanto seu dente permanente estava se desenvolvendo em sua mandíbula. Mas linhas brancas na linha de gengiva ou em torno de aparelhos ortodônticos pode ser um sinal de alerta. A cárie começa a partir da remoção de minerais, especialmente o cálcio da superfície externa dos dentes do seu filho. Isso suaviza os dentes e permite que o ácido das bactérias na placa para trabalhar mais rapidamente. Se uma excelente higiene bucal, com escovação e uso do fio denta, for iniciada neste ponto e se uma pasta de flúor concentrado for usada, estas áreas podem endurecer novamente através da remineralização. Mas as manchas e linhas brancas nos dentes do seu filho permanecerão.

Outras cores de manchas nos dentes

Se um ou dois dentes são cinza escuro, rosa ou amarelo, isso pode ser o resultado desses dentes terem sido atingidos acidentalmente. Seu filho deve ser visto logo depois para obter um raio-x de seus dentes e uma discussão sobre coisas possíveis que podem acontecer a seus dentes.

Mancha branca no dente: como tirar? E outras manchas?

As manchas são facilmente removidas geralmente através de procedimentos de polimento no seu dentista, ou tratamentos de mais longo prazo para remineralizar dentes que foram atacados por bactérias da cárie. Cada tipo de mancha pode ter um tratamento diferente, no entanto, e geralmente as manchas brancas estão acompanhadas de outros tipos de manchas.

Manchas verdes ou laranja: geralmente nos dentes da frente do seu filho e na linha da gengiva, são causadas por bactérias produtoras de cor. Colônias dessas bactérias laranja ou verde geralmente significam que você precisa fazer um trabalho melhor de limpeza nos dentes do seu filho. Também pode significar que seu filho tem dificuldades para respirar pelo nariz, fazendo mais respirações pela boca do que o normal.

Manchas marrons ou amareladas são muito provavelmente causadas por antibióticos. O antibiótico mais comum para manchar a superfície dos dentes do seu filho é a amoxicilina. Uma dose única pode provocar a formação de uma película amarela a castanha nos dentes de algumas crianças. A mancha pode desaparecer parcialmente ou completamente uma vez que a prescrição de antibióticos é terminada.

Manchas pretas nos dentes são muitas vezes causadas por suplementos de ferro mastigáveis, líquidos ou mesmo vitaminas múltiplas com ferro adicionado. Esta mancha sai muito facilmente. Algumas pessoas formam naturalmente uma linha preta nos dentes na linha da gengiva de todos os dentes. Ela tende a se consertar rapidamente após a remoção. Mas essas manchas não estão relacionadas, necessariamente, com o aparecimento de cáries.

Finalmente, manchas brancas nos dentes de leite devem ser tratadas com a higiene bucal adequada, flúor, e processos para remineralizar o dente. Não deve preocupar muito os pais essa mancha, pois na troca de dentição, geralmente os dentes permanentes não tem as mesmas manchas. Porém, é um aviso aos pais que essa mancha tenha aparecido, e eles devem tomar o cuidado necessário para que não se tornem cáries.

Como você cuida das manchas nos dentes do seu filho? Com qual frequência você o leva no dentista?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.