Goji berries estão agora amplamente disponíveis em muitas lojas de produtos naturais e alimentos saudáveis, embora eles costumavam estar disponíveis apenas em lojas de culinária asiática. Usado na medicina chinesa há mais de 6.000 anos, os goji berries são mais comumente vendidos secos, embora haja agora sucos de goji e extratos.

Goji Berry: o que é?

Anunciado por suas propriedades antioxidantes,  goji berry traz benefícios, supostamente, para estimular o sistema imunológico, melhorar sua função cerebral, aumentar a sua expectativa de vida e reduzir o risco de doenças cardíacas e câncer, apesar de estudos de alta qualidade ainda estarem aparecendo. Cheio de nutrientes, goji berries são uma boa fonte de vitamina A, vitamina C, ferro e fibras alimentares.

Calorias, proteínas e fibras dietéticas

Uma porção de 1/4 xícara de goji contém 90 calorias e 4 gramas de proteína por porção. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças recomendam que mulheres adultas devem consumir 46 gramas e homens adultos 56 gramas de proteína por dia. O goji também contém 4 gramas de fibra dietética, que fornece entre 10,5 e 19 por cento da porção diária de fibra para homens e mulheres adultos. A maioria dos adultos não recebe fibra dietética suficiente a cada dia. A fibra dietética é importante, pois adiciona volume à sua dieta, evitando excessos e ajudando o seu organismo resíduos a passarem através de seu sistema, adicionando massa e líquido para suas fezes.

Vitamina A Antioxidante

Uma porção de 1/4 xícara de bagas de goji contém 180 por cento do seu valor diário de vitamina A. Um antioxidante natural, a vitamina A protege o organismo dos danos dos radicais livres, produzidos quando o corpo quebra alimentos. Os radicais livres podem acelerar o processo de envelhecimento e podem causar morte celular e danos permanentes às células. A vitamina A também é necessária para manter suas membranas mucosas saudáveis, bem como ajudar as células a se reproduzirem. A deficiência de vitamina A é muitas vezes indicado por problemas de visão, já que a vitamina A é necessária para uma boa visão.

Plantando goji berry

Você pode também optar por encontrar mudas do goji berry e plantar em casa para economizar e ainda adquirir um alimento bom para sua saúde! (Foto: polonsil.ru)

Construção de Colágeno com a vitamina C

Também um antioxidante natural, a vitamina C retarda o processo de envelhecimento e reduz o risco de câncer e doenças cardíacas por defender o corpo contra os radicais livres. A vitamina C também é utilizada na produção de colágeno, o que faz com da pele, cartilagem, tendões, ligamentos e vasos sanguíneos saudáveis. Ela também ajuda na cicatrização de feridas e na reparação e manutenção de ossos e dentes saudáveis. 1/4 de xícara de goji berries tem 30 por cento do valor diário de vitamina C.

Rico em Ferro

O ferro pode ser encontrado em todas as células do seu corpo e é um mineral essencial, uma vez que é necessário para produzir as células do sangue. Ele é usado para a produção de hemoglobina e mioglobina, duas proteínas que transportam oxigênio por todo o corpo. Uma deficiência de ferro irá causar anemia, o que pode causar tonturas, perda de peso, cansaço e falta de ar. 1/4 de xícara de goji berries fornece 15 por cento do valor diário de ferro.

Goji berry emagrece?

Se levado em conta a riqueza de fibras das goji berries, elas podem ajudar você a se sentir mais cheio e sentir menos fome. Porém, as goji berries sozinhas não farão milagre. Você precisa de uma dieta balanceada e goji berries em uma dosagem que não seja excessiva. Já diz aquele velho dito popular, o hipopótamo só come alface e mesmo assim é daquele tamanho todo…

Goji berry: preço e onde comprar?

Você pode encontrar goji berry em cápsulas, desidratado, e até o goji berry em mudas. 100 g de goji berry a granel custam R$18,00. 60 cápsulas de goji berry custam a partir de R$30,00, sendo que você pode encontrar mais barato ou mais caro dependendo de onde você mora. Lojas especializadas em alimentos asiáticos, lojas online e até em algumas farmácias já tem o goji berry.

Considerações Finais

Goji berry tem uma dosagem recomendada entre 15 a 45 gramas. Dito isso, não vá consumindo esta planta sem antes se consultar com um médico ou um nutricionista. Modificações na dieta com alimentos novos ou exóticos deve ser feita gradualmente e com cuidado.

Se você gostou deste artigo, deixe seu comentário e compartilhe nas redes sociais! Agradecemos sua ajuda!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.