A flor da banana, também conhecida como umbigo da banana, cresce a partir do final do cacho de bananas e tem uma flor de cor avermelhada até um roxo mais escuro. As flores pequenas são encontradas na parte interna que vai se transformar na banana. Tem um gosto levemente amargo, mas é rica em vitamina C e vitamina A, podendo trazer diversos benefícios para sua dieta. Tanto a flor quanto sua casca dura são usadas como ingrediente para diversos pratos. Em alguns países, é servida como uma salada. As flores frescas da banana são comidas cruas.

Mas quais são os benefícios que essas flores podem trazer após seu consumo? Qual o lado bom de consumir esse alimento na dieta? Vale lembrar: só use esse alimento após a consulta com um médico, e mesmo que os benefícios sejam muito positivos, nada vai substituir o tratamento receitado e acompanhado por um profissional médico.

Umbigo de bananeira: benefícios na cura de infecções

A flor da banana tem capacidade para tratar infecções porque possui substâncias que ajudam a prevenir o crescimento bacteriano patogênico. Ela pode curar feridas também. Os extratos de flor de banana ajudam, comprovadamente, a prevenir o crescimento de parasitas da malária. Os estudos também comprovaram que a flor de bananeira foi eficiente em matar as larvas da malária.

Flor da bananeira contra diabetes e anemia

Os pacientes diabéticos podem consumir as flores de banana para reduzir o nível de açúcar no sangue e aumentar a hemoglobina no corpo, pois as flores são ricas em fibras e ferro que auxiliam na produção de glóbulos vermelhos. Você pode fazer um prato salgado delicioso com a flor da bananeira ou simplesmente misturá-la nos alimentos que você já consome no dia a dia. Os estudos já comprovaram esses benefícios.

Flor de bananeira e seu consumo

A chamada flor da bananeira tem um gosto peculiar mas quando bem preparada, pode ser bem saborosa e trazer muitos benefícios à sua dieta. (Foto: Redbubble)

Flor de bananeira pode melhorar a lactação

A oferta de leite materno é maior entre as mães lactantes. A flor ajuda a curar o sangramento excessivo, mantém útero saudável, restringe a prisão de ventre durante a gravidez e promove a lactação. Deve ser combinada com outras especiarias para melhorar o gosto dela. A flor de banana limpa que for cortada deve ser frita em um pouco de óleo e, em seguida, adicionada às receitas. Vale lembrar que as mulheres só devem consumir a flor de bananeira se não houve objeção médica.

Umbigo de bananeira: para que serve? Combate contra os radicais livres!

Os radicais livres levam a vários problemas. As propriedades antioxidantes estão na flor da banana. Ela também trata os problemas de saúde resultantes da oxidação das células, tais como o câncer e o envelhecimento precoce. Deve ser incluída junto a outros nutrientes na dieta, afim de fazer o pleno uso de suas propriedades antioxidantes. Doenças neurais, como o Mal de Parkinson e Alzheimer, podem ter um bom trabalho de prevenção com o uso da flor de bananeira na dieta. Os estudos são promissores nesse uso da flor de bananeira.

Umbigo de bananeira contra problemas menstruais, saúde do útero e para a perda de peso

A flor da bananeira aumenta a progesterona, que ajuda a reduzir o sangramento excessivo durante a menstruação. Esse mesmo efeito é positivo para a saúde do útero. E como a flor é rica em fibras e nutrientes, ela vai resultar na perda de peso, acalmando o estômago também. Para a perda de peso, as flores de banana podem ser adicionados às saladas e sopas normalmente inclusas na sua dieta nor

Umbigo de bananeira é uma rica fonte de vitaminas e minerais

As flores de banana possuem a vitamina C, A, E, fibra, potássio e magnésio, que são as fontes de nutrientes saudáveis. Esses nutrientes podem resultar em vários benefícios para seu organismo, como a melhora o humor e diminuição da ansiedade. Vários dos ingredientes no umbigo de bananeira servem como antidepressivos sem efeitos colaterais.

Flor de bananeira para problemas gastrointestinais

As flores da banana são ricas em fibras solúveis e insolúveis. Uma fibra solúvel permite que o alimento passe facilmente através do trato digestivo, já que ele se dissolve em água e forma um gel. A fibra insolúvel auxilia produtos não digeridos a passarem pelo trato intestinal com mais facilidade. Ambos trabalham para uma digestão mais saudável e maior absorção dos nutrientes dos alimentos.

Como selecionar e preparar a flor de bananeira?

A flor fresca deve ser comprada ou colhida diretamente de uma bananeira. Deve estar livre de cortes e manchas, com uma aparência suave e brilhante. A sobreposição das folhas externas deve ser bem apertada.

Pode ser servida crua, com um molho acompanhando. Pode também ser cozida no vapor, temperada com especiarias de sua preferência. Pode também ser usada como ingrediente extra em pratos fritos, arroz, macarrão, sopas e caldos, bem como saladas.

Como você consome a flor de bananeira? Já conhecia os benefícios dessa planta medicinal? Quais benefícios já conhecia?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.