Você é a mais importante influência sobre seu filho. E é de extrema importância ajudar seus filhos a desenvolver hábitos alimentares saudáveis para a vida. Oferecer uma variedade de alimentos ajuda as crianças a obter os nutrientes de que precisam de cada grupo alimentar é apenas um pequeno passo em uma longa jornada rumo a alimentação saudável que as crianças precisam para uma vida mais equilibrada. Uma dieta, para ser bem sucedida com as crianças, vai precisar do seu envolvimento direto, para que tanto você quanto seu filho obtenham o melhor que uma vida saudável tem a oferecer.

Meu filho precisa emagrecer: seja o exemplo

Antes de colocar seu filho em uma dieta, você mesmo tem que passar a comer legumes, frutas e cereais integrais, mesmo que seja apenas um lanchinho da tarde. Deixe seu filho ver que você gosta desses alimentos mais saudáveis, e esse já será um longo passo para começar mudanças de hábitos importantes para uma reeducação alimentar.

Dieta infantil semanal: faça compras com seus filhos

As compras de supermercado podem ensinar aos seus filhos sobre alimentação e nutrição. Converse com eles sobre a importância dos vegetais, frutas, grãos, laticínios e alimentos ricos em proteínas. Fale de onde cada um vem. Deixe os seus filhos fazerem as escolhas saudáveis.

Dieta infantil: cardápio com criatividade na cozinha

Corte os alimentos em formas divertidas e fáceis. Existem formas para isso. Crie saladas com nomes divertidos e fáceis para seu filho decorar, e sucos com nomes de poções mágicas. Incentive seus filhos a criarem novos lanchinhos, ajudando-os com alguns ingredientes saudáveis.

Como fazer uma dieta com seus filhos

Nada melhor do que educar seus filhos em uma dieta começando através do seu próprio exemplo! (Foto: www.dietnutritionadvisor.com)

Dieta infantil: mesmo cardápio para toda a família

Pare de fazer receitas apenas para agradar às crianças. É mais fácil planejar as refeições da família quando todos comem os mesmos alimentos, além de ser uma dieta mais eficiente para seguir.

Recompense as crianças com atenção, não com comida

Mostre seu amor com abraços e beijos. Conforte com abraços e conversas. Opte por não oferecer doces como recompensa. Ao fazer isso, você vai permitir que o seu filho ache que doces ou sobremesas são melhores do que outros alimentos. Quando as refeições não são consumidas, as crianças não precisam de “extras”, tais como doces ou biscoitos, para se sentirem felizes ou satisfeitas.

Concentre-se na refeição e na família!

Fale sobre coisas divertidas e felizes na hora das refeições. Desligue a televisão, e coloque o telefone no silencioso. Tente fazer das refeições um tempo livre de qualquer estresse ou interrupção.

Ouça seu filho para um diálogo aberto sobre a dieta

Se o seu filho diz que ele ou ela está com fome, ofereça um pequeno lanche saudável, mesmo que isso não seja um horário agendado para comer. Ofereça várias opções. Pergunte “você quer brócolis, cenoura, couve flor, pepino, e/ou abóbora para o jantar?” ao invés de “você quer brócolis para o jantar?”.

Limite o tempo que seu filho pode ficar na frente do computador ou TV

Limite seu filho para um máximo de 2 horas por dia de tempo na tela de TV e ou computador, considerando que ele já tenha feito todas as tarefas de casa, contribuído para os afazeres domésticos, e que já tenha praticado pelo menos 30 minutos de atividades físicas no dia.

Incentive seu filho a praticar atividades físicas

Não adianta fazer dieta sem atividades físicas. Faça das atividades físicas algo para toda a família. Envolva seus filhos no planejamento dessas atividades. Ande, corra e brinque com seu filho, em vez de ficar sentando olhando. Sempre dê o exemplo, sendo fisicamente ativo e usando equipamento de segurança, como capacetes ao andar de bicicleta e patins. Sempre faça as coisas com segurança.

Persista sempre e mantenha o diálogo aberto com a criança e a família

Experimente novos alimentos primeiro. Descreva a textura, o sabor, o cheiro. Compartilhe essa experiência com seu filho, e deixe ele descobrir isso com você. Deixe as crianças descreverem os sabores, e isso vai fazer, com muito gosto, uma vida cada vez mais saudável.

O que você achou das dicas? Já segue algumas delas com sua família? Deixe nos comentários!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.