Dicas para aprender a gostar de correr!

Escrito na categoria "Atividade física" por Bruno Almeida.

Sejam todos bem vindos a mais um artigo em nosso site. No artigo de hoje vamos falar sobre como se motivar nos treinos de corrida, veja como utilizar de pequenas atitudes para continuar sempre correndo e o melhor, feliz em praticar tal atividade.

Primeiramente é fundamental que você esteja ciente que os primeiros meses serão os mais difíceis. Uma vez superar é Nas primeiras semanas que surgem as dores musculares, é onde o cansaço é enorme, irá faltar fôlego para correr e muitas vezes surgirão àquela preguiça de exercitar.

Mas nosso artigo está aqui para te ajudar a amenizar tais incômodos e jogar para bem longe quaisquer possibilidade de desistência. A melhor forma de encarar estes incômodos naturais é justamente entender o que está acontecendo em nosso corpo.

Ficar por dentro das mudanças

A primeira alteração é a cardiopulmonar, ou seja, a primeira coisa que irá sentir é falta de fôlego para continuar correndo. Com apenas 8 semanas, já será possível notar uma melhoria incrível na capacidade contrátil do coração, seja ela em repouso ou durante o exercício.

Esta contração mais eficiente fará com que haja melhora no fluxo sanguíneo para os músculos e outros tecidos. Esta adaptação permitirá que a pessoa consiga correr melhor e se cansar menos.

Agora precisamos cuidar das dores musculares. Especula-se que com aproximadamente 12 semanas, a capacidade de utilização do oxigênio pelas fibras musculares já sejam muito mais efetivas do que quando se iniciou as corridas.

Esta adaptação permite que o músculo obtenha a energia necessária para realizar a contração muscular, mas o organismo irá oferecer esta energia de uma forma mais econômica, ou seja, haverá mais energia para fornecer e o exercício será mais eficiente e menos doloroso, uma vez que haverá retardo dos efeitos da fadiga.

Como não desanimar da corrida?

Dicas para aprender a gostar de correr

Acertar no treino é fundamental

Dentre os principais fatores de desistência dos iniciantes na corrida estão os objetivos inalcançáveis e/ou utilização de exercícios de maneira equivocada. Na corrida, a maior vitória é comemorar a pequenas conquistas.

Se o treino for efetuado de maneira correta, o percentual de desistência é mínimo. O objetivo deve ser tirar esta pessoa do sedentarismo e permitir que aos poucos ela possa desfrutar de todos os benefícios que a corrida pode oferecer.

Na sequencia do nosso artigo, vamos apontar diversas dicas para te motivar e principalmente evitar que desista deste esporte maravilhoso para sua saúde.

Estamos chegando ao final de mais um artigo, tomara que tenham gostado e que as dicas oferecidas sejam de grande serventia. Existem Diversos artigos sobre corrida em nosso site, não deixe de procurar novas informações e até breve!

Sobre o autor

Autor Bruno Almeida

Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Saúde Melhor!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.