Dicas de dieta para o verão
Com o verão cada vez mais saudável, aqui estão algumas dicas para ajudar a sua dieta durante a temporada, quando delícias geladas são a norma. A regra inicial é a mesma de todas as dietas: só porque o clima é mais quente e horários estão mudando não significa que você tem que desistir de sua dieta ou colocar muitas coisas a mais nela. Disciplina é a palavra de ordem!
Água
Leia também
- O que comer no shopping ou na rua quando se está de dieta?
- 10 hábitos que sabotam sua dieta de perda de peso!
Com um clima mais quente o seu corpo vai suar mais. Certifique-se de sempre beber bastante líquidos. Tente evitar cafeína, bebidas gaseificadas e alcoólicas. Não só irá ajudá-lo a consumir menos calorias, mas as bebidas tendem a conter produtos químicos que contribuem para a sua desidratação.
Produtos sazonais
Melão, alface, tomate, frutas de verão e outros vegetais entram em temporada. Use bastante desses produtos em sua dieta. Produtos de verão tem alto teor de água e fibras, ajudando você a comer menos de outros alimentos mais pesados e mantendo-o hidratado.
Ajuste os horários de malhação
Tente treinar no início da manhã ou no final da tarde, quando não está tão quente. Dessa forma, seu corpo pode queimar energia no treino sem superaquecimento ou desidratação.
Corte de gordura e calorias
Evite alimentos gordurosos e fritos, bem como coisas como cachorro quente e margaritas. Estes tipos de alimentos têm um efeito de aquecer seu corpo e fazer você se sentir letárgico. Ao cortar estes de sua dieta, você terá mais energia e consumirá menos calorias, tornando mais fácil para queimar mais calorias do que consome, melhorando a sua dieta verão.
Use balas de hortelã e chicletes
O sabor de hortelã ajuda naturalmente refrear o seu apetite. Antes de ir a um churrasco ou festa, coma um chiclete ou bala para controlar seu apetite. Já que você não vai sentir tanta fome e sua boca ficará fresco e limpo, você vai ser menos propensos a comer quando você não estiver realmente com fome. É clássico golpe de “despistar o estômago”.
Frozen Yogurt
Durante os meses quentes de verão, a vontade de comer guloseimas geladas é uma constante. Em vez de pegar um sorvete, prefira o iogurte congelado no lugar. É pobre em gordura e acrescenta cálcio adicional para a sua dieta.
Rotina de exercícios
O verão é a época alta de férias e viagens que podem realmente atrapalhar sua rotina de exercícios. Treine tão regularmente quanto você puder, e tente ser mais ativo fisicamente enquanto estiver de férias do que quando você não está fazendo o seu regimento exercício regular. Tente colocar mais esportes em suas viagens e desfrute as atividades com seus amigos e familiares.
Roupa justa
Durante o verão, tenda a usar roupas mais soltas, menos apertadas, para ajudar a manter a calma. No entanto, estar vestindo calças justas ou um cinto vai ajudar você a se lembrar de não comer demais porque isso fará você ficar fisicamente desconfortável. Nós não estamos falando de usar algo tão apertado que pareça ruim ou desconfortável, mas apenas para que ele se encaixe bem, mas ainda confortável.
Coma mais devagar
Muitas pessoas comem muito rápido, o que as leva a comer demais. Depois de 3 ou 4 mordidas pare um pouco, abaixe o seu garfo, tome um copo de água, e faça uma pausa por um segundo. Isto dará a seu corpo uma chance de dizer-lhe que você está ficando cheio e você pode parar antes de comer mais.
Política do não comprar
Crie uma política para si mesmo de não comprar alimentos para sua casa que vão tentá-lo a quebrar sua dieta. Se não houver um sorvete em seu freezer, você não será tentado a tê-lo para um lanche da meia-noite. Coisas como refrigerantes, doces, sorvetes, batatas chips e batatas fritas são muito bem vindos, com moderação. Mas se você tende a abusar, simplesmente não os compre por um mês. Em vez disso, mantenha lanches saudáveis e frutas para ajudar a controlar seus desejos. Ao final do mês, você vai descobrir que seus desejos para estes tipos de alimentos caiu.
Sobre o autor
André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.
Veja também
Alimentos que aumentam e diminuem o apetite!
Os 9 piores alimentos para diabéticos
Sinto muita fome mesmo depois de comer, é normal?
Malhar adianta se eu me alimentar mal?
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.