O tipo de atividade tem ligação direta com as características do calçado que deverá ser utilizado. A corrida é uma atividade que pode acontecer diversos tipos de terrenos, existem provas disputadas em estrada, na areia, em áreas com pedras soltas e etc.

Para os praticantes de corridas em terrenos irregulares e/ou com declives acentuados, a indicação é buscar tênis específicos para facilitar a adaptação à nova modalidade.

É importante ter noção de que os calçados utilizados para correr no asfalto são totalmente diferentes dos tênis para correr em trilhas e/ou montanha. Este é um grande erro dos corredores que mudam de modalidade, mas não mudam de tênis.

Neste artigo vamos te ajudar a escolher o tênis para praticar trail running, se você ainda não conhece esta modalidade, existe um artigo em nosso site falando detalhadamente dela, vale à pena conhecer.

Como escolher de forma correta o tênis para trail running? Existem diferenças para os tênis para corrida de montanha? Todas as informações para te dar estas repostas e outras dicas você confere agora!

Como deve ser a sola do tênis de trail run?

O solado é o ponto que mais diferencia e categorizar os tênis de corrida. Neste ponto o tênis de trail apresenta uma sola mais agressiva e mais aderente. Estas características são fundamentais para que o tênis ofereça dureza e eficiência na tração. Existem alguns modelos que incorporam pequenos pinos de metal, visando aumentar a tração.

Qual o melhor tênis de trail run?

Como escolher um tênis de trail run?

Como deve ser a sola intermediaria do tênis de trail run?

O tênis de trail run conta com uma sola intermédia, nos modelos mais técnicos é encontrada algumas placas em termoplástico que tem função de proteger o corredor das irregularidades do terreno aumentando a estabilidade.

A utilização desta sola intermediaria é cada vez mais comum entre os fabricantes, principalmente depois que descobriram que se reduz a quantidade de material utilizado na sola principal e ainda aproximam o centro de gravidade do sapato ao solo.

Como deve ser a caixa de dedos do tênis de trail run?

Pra quem não sabe do que estamos falando, esta é a região que fica na ponta dos tênis. Esta parte geralmente é protegida com tecido ou borracha, sempre com materiais que aumentem a proteção e o conforto.

O objetivo principal de uma caixa de dedos é reduzir o máximo possível o impacto que os dedos sofrem durante a corrida de trail run. Esta caixa de dedos eficiente tem muita ligação com a durabilidade dos tênis.

Como deve ser a impermeabilidade do tênis de trail run?

Outra característica de enorme importância é quanto à impermeabilidade dos tênis de trail run. Existem vários locais em que o corredor precisa superar poças, pequenos rios e também lama.

Se o corredor não escolher um tênis de trail run que possua membranas impermeáveis, ele deverá evitar alguns ambientes em que esta modalidade é praticada. Correr com o tênis molhado pode provocar diversos machucados no pé dos corredores.

Como deve ser a estabilidade do tênis de trail run?

Assim como qualquer outro tênis de corrida, os modelos de trail run devem se adaptar aos diferentes formatos de pés e oferecer o máximo possível de estabilidade. Esta característica é fundamental para reduzir os riscos de lesões.

Devido a esta adaptação, a biomecânica do corredor deve ser analisada visando escolher o tênis ideal. Alguns corredores possuem passadas irregulares e para alguns, o tênis é fundamental para minimizá-la.

Como deve ser a acomodação do tênis de trail run?

É fundamental que o pé tenha um pouco de espaço dentro dos tênis. Este espaço não pode ser muito grande, o aconselhado é que haja aproximadamente 1 cm de folga entre os dedos e ponta dos tênis.

Chegamos ao final deste artigo e queremos alertar sobre a importância de não escolher o tênis pelo preço, principalmente para uma modalidade tão específica, o tênis é um componente fundamental.

Nossa última dica é que você jamais inicie qualquer atividade física antes de consultar um médico e obter a liberação para praticar atividades físicas. Nesta consulta, diversos exames são realizados e qualquer problema de saúde ou motor pode ser identificado.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.