A celulite é uma preocupação de aproximadamente 90% das mulheres no mundo todo. Quando falamos de combate à celulite, o processo é complicado e poucos hábitos realmente saudáveis podem proporcionar a cura ou redução deste problema.

As pessoas que querem lutar contra a celulite devem compreender que o processo saudável é lento e isso faz com que a maioria optem por tratamentos invasivos à saúde. Vamos falar neste artigo destes tratamentos e também das mudanças de hábitos que favorecem o combate da celulite.

O que é a celulite?

Em grande partes das vezes, a celulite é classificada como um transtorno do tecido subcutâneo que está diretamente relacionado com a circulação, o sistema hormonal e a genética da pessoa. Este problema tem ligação direta com a alimentação e nível de atividade física.

A celulite é facilmente notada nas coxas, nos glúteos e no abdômen e como citamos, a maior causa é o excesso de gordura debaixo do tecido conjuntivo destas áreas. Apesar de conhecida com um problema nas mulheres, a celulite também ataca alguns homens.

Como remover a celulite?

Existem centenas de promessas milagrosas para a celulite na internet, grande parte delas prometem a cura imediata ou em um período muito curto. As pessoas que acreditam nestas falsas promessas certamente vão se decepcionar.

Se o excesso de gordura é o maior causador da celulite, certamente a pessoa precisará combater este excesso de gordura para reduzir as chances de ela retornar correto? Sendo assim, a alimentação é o primeiro passo e talvez o mais importante de todo o processo.

É importante compreender que apenas retirar os alimentos ricos em calorias e gorduras não será a solução. É preciso ter controle total nos açúcares, cereais e farinhas refinadas, além das gorduras hidrogenadas.

O maior aliado da alimentação no combate à celulite se chama exercício físico. É quase impossível reduzir a gordura acumulada sem se exercitar regularmente. O exercício físico vai te ajudar na eliminação da gordura e ainda promover melhorias no funcionamento do sistema cardiovascular.

Como remover celulite?

Tudo sobre a celulite

Cremes para celulite funcionam?

Os cremes podem sim oferecer bons resultados, mas infelizmente não são todas as pessoas que vão conseguir alcançar estes resultados, isso tem ligação direta com a forma que cada corpo reage a cada tratamento.

O certo é que se a pessoa parar de usar o creme, os resultados serão perdidos rapidamente, ou pior ainda, o organismo pode acostumar com o efeito daquele creme e ele deixar de funcionar após um certo período.

Este método terá resultados mais favoráveis quando combinado com uma boa alimentação e pratica regular de atividade física. Quando há ativação e circulação eficaz, existe maior drenagem linfática e tudo isso favorece o combate à celulite.

Escovação a seco retira celulite?

Esta técnica da escovação vem se tornando cada vez mais popular e os depoimentos de quem experimentou são bem favoráveis. A técnica consiste em escovar as área afetadas por alguns minutos todos os dias.

Porque este processo funciona? Lembra quando falamos que a ativação favorece maior drenagem linfática? É justamente isso que acontece quando se faz a escovação. É importante frisar que se a pessoa não eliminar a gordura acumulada, o problema pode voltar com muita rapidez se o tratamento não for regular e correto.

Como fazer a escovação?

O aconselhado é fazer a escovação de 5 a 10 minutos diariamente. Durante a escovação não pode haver pausas, o ritmo deve ser constante. É importante alertar que a pele deve estar bem limpa e seca e a escovação deve ser sempre de forma ascendente, ou seja, iniciar pelos pés e ir subindo.

A intensidade da escovação é importante, ela deve ser forte, mas sem chegar a machucar é claro. Se a pele ficar um pouco avermelhada depois do processo, não se preocupe isso é natural e se não ficar é porque a intensidade não foi a ideal.

Outra observação importante é quanto à forma de escovar a região do abdômen, nesta área, a escovação deve ser realizada de forma circular. A forma mais correta é circulando o umbigo no sentido do intestino.

Qual o melhor horário para fazer a escovação contra a celulite?

Não existe diferenças entre os horários, mas o que já ficou comprovado é que o efeito é potencializado se logo após terminar a escovação, a pessoa tomar um banho de água fria.

Como prevenir a celulite?

  • Evitar roupas muito apertadas
  • Evitar saltos muito altos
  • Eliminar o cigarro e o álcool
  • Reduzir o estresse
  • Regular os hormônios de forma natural
  • Reduzir o índice de gordura corporal
  • Praticar atividade física regularmente

Se a pessoa seguir estas dicas, certamente vai conseguir bons resultados na luta contra a celulite. Como foi dito, se quiser alcançar os melhores resultados é fundamental combinar uma alimentação equilibrada com atividade física. Nossa última dica é que você consulte um nutricionista e conte com a orientação de um profissional da Educação Física.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.