Rica em vários nutrientes, fibras e antioxidantes, as tâmaras são populares em todo o mundo e são consumidas como frutas secas. Os dados de pesquisas comprovam que as tâmaras são benéficas no tratamento de várias condições, devido às suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e anti-tumorais.

Para quê serve a tâmara?

As tâmaras são frutas doces da tamareira cientificamente conhecida como Phoenix dactylifera. Eles são um dos melhores alimentos versáteis que podem regular o processo digestivo e ganharam popularidade nos últimos tempos. As palmeiras são cultivadas em todo o mundo, especialmente em regiões tropicais. Você também pode usar melaço de tâmara, um adoçante natural feito de xarope de tâmaras, em seus smoothies ou sobremesas no lugar de açúcar.

O Instituto de Medicina recomenda uma ingestão de 25 a 38 gramas de fibra dietética por dia, que é alta fibra fornecida através de alimentos ricos em fibras, como tâmaras. Também é dito que consumir essas frutas secas pode promover a saúde dos olhos e pode ser eficaz na proteção contra problemas de visão como a cegueira noturna.

Os enormes benefícios à saúde associados às tâmaras os tornaram um dos melhores ingredientes para o desenvolvimento muscular, a saúde cerebral, a regularidade e muito mais.

Propriedades da tâmara

As tâmaras são uma boa fonte de energia, fibra, açúcar e várias vitaminas e minerais. [Minerais essenciais como cálcio, ferro, fósforo, sódio, potássio, magnésio, enxofre e zinco podem ser encontrados neles. Além dos nutrientes acima mencionados, eles também contêm importantes vitaminas, como tiamina, riboflavina, niacina, vitamina B6, folato, vitamina A e vitamina K. Mais de 15% das necessidades diárias de minerais essenciais como cobre, potássio, magnésio e selênio podem ser atendidos consumindo 100 gramas, ou cerca de 4 tâmaras sem caroço por dia.

Vamos ver alguns dos principais benefícios das tâmaras em detalhes abaixo.

Benefícios da tâmara para energia

As tâmaras são altas em açúcares naturais, como glicose, frutose e sacarose. A alta energia presente nelas pode ser atribuída a este alto teor de açúcar. Muitas pessoas ao redor do mundo comem comidas naturais com baixo teor de gordura para um lanche rápido da tarde quando estão se sentindo letárgicas ou lentas para ajudar a aumentar rapidamente os níveis de energia.

Muitas vezes, quando você se exercita em uma academia, fora ou até em uma máquina de alongamento em casa, você se sente exausto. As tâmaras ricas em nutrientes essenciais podem ajudá-lo a recuperar sua energia imediatamente. As pessoas que seguem o islamismo e observam os jejuns quebram o jejum comendo-as junto com a água. Isso também ajuda a evitar o consumo excessivo de alimentos quando o jejum termina. Quando o corpo começa a absorver seu alto teor nutricional, os sentimentos de fome são pacificados.

Consumo de tâmaras

Tâmaras podem trazer diversos benefícios para sua dieta se consumidas como parte de uma alimentação balanceada. (Foto: StyleCraze)

Tâmaras podem aumentar a saúde do cérebro

As tâmaras protegem contra o estresse oxidativo e a inflamação no cérebro. Segundo pesquisas, os frutos de tamareira são uma boa fonte de fibra dietética e são ricos em fenólicos totais e antioxidantes naturais, como antocianinas, ácido ferúlico, ácido protocatecuico e ácido cafeico. A presença desses compostos polifenólicos poderia ajudar a retardar a progressão da doença de Alzheimer e da demência.

Tâmaras ricas em fibras podem ajudar a aliviar a constipação

Na medicina tradicional da Tunísia, as tâmaras são usadas para tratar a constipação. De acordo com pesquisas sobre os efeitos da fibra alimentar, os alimentos que são ricos em fibras são essenciais para promover a evacuação saudável e assegurar a passagem confortável dos alimentos pelo trato intestinal. Estudos também sugerem que esses frutos secos têm altos níveis de fibra dietética e fibras insolúveis, em particular. A fibra insolúvel encontrada em tâmaras promove uma digestão saudável aumentando as fezes e também pode ajudar a aliviar os sintomas da constipação.

Como usar: comece pela imersão de tâmaras na água durante a noite para ajudá-las a amaciar. Em seguida, adicione tâmaras encharcadas e um pouco de líquido embebido em um processador de alimentos e misture para formar uma pasta espessa e rica em fibras.

Alívio de distúrbios intestinais com tâmaras

A pesquisa sugere que as tâmaras contêm fibras solúveis e insolúveis, bem como muitos aminoácidos benéficos que podem estimular a digestão dos alimentos e garantir a rápida passagem pelo trato gastrointestinal. A fibra também pode auxiliar no tratamento de condições como a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), diverticulite e hemorroidas.

Alívio da anemia com tâmaras

As tâmaras são uma boa fonte de muitos nutrientes, incluindo o ferro. Uma deficiência de ferro pode contribuir para a anemia, uma condição caracterizada por fadiga, tontura, unhas quebradiças e falta de ar. Felizmente, aumentar a ingestão de alimentos ricos em ferro, como tâmaras, pode ajudar a aliviar os sintomas da anemia. No entanto, atualmente, faltam pesquisas que avaliem seu papel direto no tratamento da anemia.

Prevenir doenças cardíacas

As tâmaras foram eficazes na redução dos níveis de triglicérides e na diminuição do estresse oxidativo, ambos fatores de risco para doenças cardíacas e aterogênese, que é o acúmulo de placas de gordura nas artérias.

Essas frutas secas são ricas em antioxidantes, o que pode ajudar a prevenir a aterogênese e ajudar a reduzir o risco de derrame. Elas também são ricas em vários fitoquímicos, que também podem ajudar na proteção contra doenças cardíacas.

Além disso, elas são uma fonte rica de potássio, cujos estudos mostraram reduzir a pressão arterial e reduzir o risco de derrame, bem como outras doenças relacionadas ao coração.

Tratamento de disfunção sexual

Há efeitos do pólen de tamareira e seu óleo no funcionamento sexual, e os altos níveis de componentes de estradiol e flavonoides em tâmaras estão ajudando a aumentar a contagem de espermatozoides e a motilidade. [Um outro estudo afirma que o pólen tem sido usado para tratar a infertilidade masculina na medicina tradicional.

Portanto, se você está procurando uma maneira fácil de aumentar a libido e função sexual, você pode considerar consumir tâmaras orgânicas, graças às suas propriedades afrodisíacas.

Como usar: Mergulhe um punhado de tâmaras no leite de cabra fresco durante a noite, depois moa-as no mesmo leite com uma mistura de cardamomo em pó e mel. No entanto, consultar um médico de confiança antes de tentar é altamente recomendável para determinar o melhor curso de tratamento para você.

Tâmaras podem ajudar a evitar a cegueira noturna

A deficiência de vitamina A está frequentemente associada à cegueira noturna, juntamente com outros sintomas como olhos secos e um risco aumentado de infecção. Tâmaras são ricas em carotenoides, que podem ajudar a prevenir a cegueira noturna e preservar a visão saudável. Para quem trabalha de noite, pode ser uma boa adição de alimento.

Ajudar a tratar a diarreia crônica

Alimentos ricos em potássio, como tâmaras, podem ajudar a repor e suprir os eletrólitos que você pode ter perdido devido à diarreia crônica. Graças ao seu alto teor de fibras, eles também podem ajudar na digestão e podem aliviar a natureza imprevisível da diarreia crônica. Tome cuidado no consumo, pois se você tiver alergia a tâmaras pode acabar piorando a condição.

Pode ter propriedades de combate ao câncer e para a saúde óssea

As tâmaras podem ajudar a melhorar a saúde intestinal e retardar o desenvolvimento e disseminação de células cancerígenas colorretais. Estudos também indicam que esses frutos secos exibem atividade antitumoral, embora o mecanismo exato permaneça desconhecido e exija mais pesquisas.  Elas também contêm boro, que está entre os nutrientes que promovem ossos saudáveis. Quantidades significativas de minerais como fósforo, potássio, cálcio e magnésio encontrados em frutas secas os tornam um superalimento para fortalecer os ossos e combater doenças dolorosas e debilitantes como a osteoporose.

As tâmaras com caroços orgânicos contêm selênio, manganês, cobre e magnésio, e todas elas podem ajudar no controle da saúde dos ossos, particularmente entre os adultos mais velhos.

Tâmaras podem promover ganho de peso saudável

Essas frutas secas são ricas em açúcar juntamente com proteínas e muitas outras vitaminas e minerais essenciais. Elas também são ricas em fibras, o que pode ajudar no controle de peso. Tâmaras estão facilmente disponíveis em mercados de mercearia e fazem para um lanche saudável e delicioso. A ingestão de tâmaras pode ajudar no ganho de peso, mas mais pesquisas ainda são necessárias para comprovar o benefício

Ajuda no alívio de sintomas de RAS

As tâmaras podem ter um impacto positivo na RAS (Rinite Alérgica Sazonal), uma condição que afeta aproximadamente milhões de pessoas ao redor do mundo. Os estudos realizados sobre este efeito das tâmaras descobriu, na verdade, que a imunoterapia com tamareira era eficaz na diminuição de vários marcadores de inflamação em pacientes com rinite alérgica.

Onde comprar tâmaras? Como consumir?

Tâmaras estão facilmente disponíveis em supermercados, mercearias e online. Certifique-se de selecionar o tipo que fornece todos os benefícios que você está procurando. Você pode comprar as tâmaras secas ou inteiras.

Eles podem ser rápida e facilmente digeridos para um rápido aumento de energia. Além de comê-los como estão, as pessoas os consomem de várias maneiras.

  • Misture a pasta das tâmaras com leite e iogurte
  • Use as tâmaras como pasta de pão como parte de um delicioso e saudável café da manhã
  • Adicione pedaços de tâmara ao seu cereal e mingau.
  • Use açúcar de tâmaras, que é basicamente a variedade seca moída em pedaços minúsculos.

A pasta natural tâmara é benéfica para adultos e crianças, especialmente durante um período de recuperação de lesões ou doenças.

Embora esses frutos secos tenham um tremendo valor nutricional, muito cuidado deve ser tomado na seleção, pois sua superfície é muito pegajosa, o que atrai várias impurezas. Portanto, você só deve consumir os que são processados ​​e empacotados adequadamente. Além disso, certifique-se de lavá-los cuidadosamente antes de comer, pois isso ajudará a remover as impurezas presentes na superfície.

Finalmente, tenha em mente que as tâmaras secas são relativamente altas em açúcar e calorias, o que pode contribuir para o ganho de peso e outros problemas de saúde se consumidos em excesso. Portanto, é melhor manter a ingestão com moderação e aproveitar como parte de uma dieta saudável e balanceada para maximizar os possíveis benefícios à saúde.

Vocês consomem tâmaras? Como fazem o consumo? Quais os benefícios essas frutas já trouxeram para sua dieta?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.