A lavanda é de longe uma das plantas medicinais favoritas para uso por muitos fãs de aromaterapia e de chás para o tratamento de alguns problemas de saúde. Os benefícios da planta de Lavanda para a saúde são muitos, e alguns deles com certeza podem fazer a diferença na sua saúde. Quais são esses benefícios? Vale lembrar: nunca se automedique. Consulte um médico antes de fazer qualquer tratamento, mesmo que natural. Isso evita que certos problemas se agravem e possíveis danos irreversíveis para sua saúde.

Benefícios da planta lavanda: relaxamento

A lavanda é ótima a qualquer momento que você precisar relaxar. Tem efeitos calmantes em seu corpo e mente. Alguns poucos estudos mostraram que a alfazema (outro nome da lavanda) pode ser útil para ajudar com distúrbios de sono leve e ansiedade de baixo nível. Historicamente, a lavanda foi usada para fins de saúde mental também. Hoje em dia, ela é usada como um remédio caseiro para ajudar com condições como inquietação, insônia, ansiedade e depressão. Em geral, ela cria um ambiente reconfortante e calmante para você. Você pode usar gotas de óleo essencial de lavanda em uma vasilha com água perto de sua cama para relaxar, ou tomar um bom chá durante um dia estressante para ter bons resultados para sua saúde.

Lavanda: propriedades medicinais para a pele

A lavanda tem propriedades anti-sépticas e se você está buscando uma pele mais saudável, essa planta medicinal te colocará no caminho certo. A ideia de usar lavanda em banhos que se originaram na Pérsia, Grécia e Roma. Esses lugares tinham alguns grandes reis e rainhas desfrutando de banhos de luxo com a lavanda. Hoje, a alfazema ainda é um ingrediente popular em produtos de spa, tais como sais de banho ou óleos de banho. Para usar sobre a pele, misture 2 a 4 gotas de óleo essencial de lavanda a um óleo de amêndoas ou até mesmo azeite, como óleo para transportar a lavanda, lavando depois. Ou então, adicione algumas gotas a um banho de banheira, ou em uma bacia para cuidar da pele dos pés.

Lavanda e seus benefícios

A lavanda pode ser um bom tratamento natural, ajudando a cuidar de sua saúde. (Foto: Healthline)

Óleo essencial de lavanda: para quê serve? Tratamento dos músculos!

Como uma erva calmante e relaxante, a lavanda é boa para os músculos doridos ou dores nas articulações. Além do cheiro calmante, a lavanda também vai entrar diretamente nos músculos e fazer a sua magia de relaxamento lá, aumentando a circulação e estimulando o organismo. Massageando a lavanda em sua pele, o óleo de lavanda pode aliviar os músculos doloridos ou as dores nas articulações e, geralmente, tirar o estresse do seu corpo. Aplique o óleo diluído em azeite ou óleo de amêndoas, por exemplo, e massageie a área afetada.

Óleo de lavanda para desinfetar cortes, contusões e queimaduras leves

Óleo essencial de lavanda também é bastante eficaz em irritações leves da pele, como queimaduras, feridas ou acne. Suas propriedades anti-inflamatórias mantém as bactérias ou outros irritantes afastados. Você também pode achar que a ferida vai curar muito mais rápido do que normalmente se curaria ao usar a lavanda. Experimente a próxima vez que você (ou seus filhos) ralarem um joelho ou cotovelo. Lembre-se, porém, que a aplicação de óleo de lavanda puro para a sua pele, especialmente em feridas abertas, também pode irritar a pele ainda mais. Por isso certifique-se de misturá-lo em apenas um pouco de um óleo transportador, como o óleo de coco ou óleo de jojoba. Dissolvê-lo em água também funciona para diluir sua concentração antes da aplicação.

Lavanda como repelente de insetos e para tratar picada de insetos

Com as propriedades antibacterianas da lavanda, você pode usá-la para qualquer tipo de infecção ou irritação, como picadas de inseto. A lavanda é também usada como um ingrediente em alguns repelentes de mosquito! Seu cheiro forte é simplesmente detestado por muitos insetos.

Limpeza natural com a lavanda

Com propriedades antibacterianas da lavanda, você também deve adicioná-la lavanda em sua lista de produtos de limpeza naturais. Vale a pena usar o óleo diluído em um detergente neutro ou água para borrifar sobre superfícies como sua pia da cozinha ou fogão.

Lavanda alivia os distúrbios respiratórios

O óleo de lavanda pode ajudar a aliviar os sintomas de algumas condições respiratórias, tais como o resfriado comum e gripe, tosse ou congestão sinusal. Basta usar o óleo de lavanda em um óleo transportador aplicado no pescoço, peito, ou costas, ou fazer uma inalação de vapor com algumas gotas da lavanda.

Lavanda como perfume calmante

A lavanda tem um ótimo aroma para perfumes. E esse aroma é excelente para acalmar seus ânimos e de quem está ao seu redor. Principalmente para ambientes de trabalho, o perfume de lavanda é uma ótima opção. Aplique-o nos pulsos e pescoço na forma de perfume ou de gotas do óleo essencial.

Lavanda para prevenir a perda de cabelos

Óleo essencial de lavanda pode ajudar a matar piolhos e lêndeas, além de ajudar a manter seu cabelo saudável e brilhante. A lavanda, em algumas pesquisas, também se provou como possivelmente eficaz para prevenir a perda de cabelos, bastando misturar algumas gotas no seu shampoo ou condicionador de cabelos.

Alivia os sintomas emocionais da TPM

Muitas mulheres recorrem a métodos alternativos para cuidar dos sintomas da TPM, incluindo a aromaterapia. E o óleo essencial de lavanda faz um grande trabalho em acalmar sua mente e espírito quando sofrendo dos sintomas da TPM. Acrescente algumas gotas a um borrifador ou odorizador para tratar os aspectos emocionais da sua saúde durante a TPM.

Como você usa o óleo essencial de lavanda? Já conhecia as propriedades dessa planta medicinal?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.