Hoje vamos falar do arroz integral! Diferente do que muita gente imagine, não é apenas aquela casca fina que diferencia o arroz integral do arroz branco, muito menos a diferença de preço, mas o ponto principal é seus inúmeros benefícios para a saúde.

Quais são os benefícios do arroz integral para saúde?

Podemos chamar de uma cascata de reações positivas, começando pela diminuição da massa gorda. Como conseqüência, o coração o coração também é beneficiado, uma vez que quanto menor for à quantidade de células gordurosas, menor será a inflamação nas artérias e maior a facilidade de fazer o sangue circular.

Mas todos estes benefícios estão naquela casquinha? A resposta é que justamente esta casquinha contém um alto teor de fibras. Daí vem à explicação de seu preço de mercado ser muito mais caro. Veja a relação, quanto mais caro, menor será a quantidade de glicose e lipídios absorvidos.

Quem tem o costume de se alimentar com arroz integral, certamente tem uma alimentação mais saudável pelo menos neste ponto. Este cereal permite que não exista carência de alguns nutrientes importantíssimos para o nosso organismo, entre eles: ácido fólico, potássio e outras vitaminas do complexo B.

Vamos listar vários pontos positivos em relação alimentação com arroz integral. Confira a seguir:

  • Menor propensão a acumular gorduras extras
  • Risco de hipertensão é 34% menor
  • Risco de aumento na circunferência abdominal é 27% menor
  • Ótima fonte de fibras alimentares e de minerais
  • Contém o aminoácido metionina, responsável por fortalecer os cabelos e unhas além de hidratar a pele
  • Redução do colesterol e afastamento da fadiga crônica
Todos os benefícios do arroz integral

Porque comer arroz integral?

Diversos estudos foram realizados em torno das diferenças de alimentação com o arroz integral e o branco comum. Foram abordados diversos aspectos e observados quais eram os reais benefícios. Confiram os 6 pontos mais importantes encontrados nos estudos realizados:

Arroz integral e prevenção do câncer

O arroz integral possui em sua composição lignanas vegetais, que são fundamentais na redução do risco de cânceres hormônio dependentes, como por exemplo, câncer de ovário, câncer de mama, câncer de endométrio e câncer da próstata.

Arroz integral e perda de peso

As fibras presentes no arroz integral auxiliam na Ingestão menor de alimentos para sentir-se saciado, reduzindo as calorias consumidas.

Arroz integral e saúde digestiva

As fibras ajudam na regulação do sistema digestivo. As fibras são componentes essenciais para manter tudo em movimento através das entranhas.

Arroz integral e níveis de açúcar no sangue

O magnésio presente no arroz integral ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue, como conseqüência, consegue controlar a insulina e a glicose no organismo.

Arroz integral e a saúde do coração

As fibras do arroz integral ajudam na redução do LDL que é considerado como colesterol mau.

Arroz integral e a saúde óssea

O manganês existente no arroz integral é um componente muito importante para a manutenção da saúde óssea.

Acho que a lista de benefícios citadas já é suficiente pra te fazer repensar a relação custo benefício referente ao arroz integral não é mesmo? Devemos sempre alertar que em pelo menos 90% das vezes, o preço alto dos alimentos justifica o seu valor alimentar, ou seja, quanto mais barato, menos saudável o alimento tende a ser.

Agradecemos a atenção de todos e esperamos que possam continuar em nosso site e acompanhar mais publicações, dicas de alimentos saudáveis, dicas de atividade físicas e muito mais.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.