A melancia é uma fruta exuberante e para muitos, uma das frutas mais deliciosas que existe e durante muitos anos a melancia foi tratada apenas como mais uma fruta de verão.

Atualmente os nutricionistas, médicos, cientistas e pesquisadores aprofundaram nos estudos sobre os benefícios da melancia. Você sabe quais os benefícios da melancia? Melancia faz bem pra saúde? Quais os benefícios da melancia para as gestantes? Vamos começar falando dos seus componentes e funções, são eles:

  • Vitamina B1, a sua carência causa perda de memória, fraqueza muscular, diminuição do apetite, inflamação nos nervos e paralisia de membros.
  • Vitamina B2, tem a função de manter a saúde das hemácias responsáveis pelo transporte de oxigênio no corpo, promover a saúde dos olhos e prevenir catarata, manutenção da saúde da pele e da boca, do bom funcionamento do sistema nervoso e diminuição das enxaquecas.
  • Vitamina B6, que aumenta a produção de anticorpos fundamentais para o sistema imunológico, além de normalizadas as funções neurológicas, formar os glóbulos vermelhos.
  • Vitamina A, muito importante para a saúde ocular e também tem ações importantes de combate à infecção dos glóbulos brancos, chamados linfócitos.
  • Vitamina C, ajuda no fortalecimento das defesas do sistema imunológico contra diversas infecções e vírus. Combate os radicais livres que causam doenças como, por exemplo, a catarata.

Além das vitaminas citadas, a melancia é rica em cálcio e fósforo, componentes fundamentais para a produção do betacaroteno, licopeno e glutationa, que são antioxidantes importantes para auxiliar na proteção contra o envelhecimento precoce e o câncer.

Melancia faz bem para gestantes?

Quais os benefícios da melancia?

A melancia pode ser ingerida diariamente em qualquer horário do dia sem nenhum tipo de contra indicação. O consumo regular desta fruta oferece uma gama de vitaminas e minerais essenciais para a manutenção da boa saúde.

Benefícios da melancia para as gestantes

Durante a gravidez as exigências nutricionais no corpo de uma mulher aumentam consideravelmente e ingerir alimentos ricos em nutrientes é muito importante para garantir a boa gestação e manter a mãe saudável.

Como já foi citada, a melancia é uma excelente fonte de vitamina C, que tem a função de promover uma cicatrização mais eficiente e aumentar as funções do sistema imunológico.

Melancia e hidratação corporal

A melancia é composta por aproximadamente 90% de água, fazendo desta fruta uma excelente opção para hidratação corporal, principalmente depois de atividades físicas. Graças a sua alta porcentagem líquida, há uma estimulação dos rins combatendo a retenção de líquidos.

Melancia e emagrecimento

Esta fruta também é uma forte aliada para as pessoas que estão lutando contra a balança. Sua composição extremamente saudável faz com a melancia seja uma excelente opção de alimento para sua dieta alimentar. A cada 100 gramas de melancia, há apenas 25 calorias.

Melancia contra a disfunção erétil

Aquela parte branca da melancia é geralmente é descartada por grande parte da população, mas o que as pessoas talvez não saibam é que a parte branca da melancia é rica em citrulina, componente importante em uma das fases de formação do óxido nítrico. Esta substância tem a função de aumentar a estimulação da vascularização dos órgãos sexuais.

Outros benefícios da melancia

  • Auxilia na regulação da pressão arterial
  • Auxilia na redução dos níveis de colesterol ruim
  • Auxilia na prevenção e combate da anemia
  • Auxilia na limpeza dos rins e prevenção de distúrbios renais
  • Auxilia na prevenção e combate de vários de tipos de cânceres
  • Auxilia na redução dos níveis de açúcar no sangue, sendo um alimento importantíssimo para os diabéticos
  • Auxilia no combate aos radicais livres
  • Auxilia na prevenção da degeneração macular que é responsável pela perda de visão causada por danos na retina

Como ficou bem claro ao longo do artigo, inúmeros são os benefícios, tanto homens, mulheres, crianças e idosos, todos devem ingerir diariamente melancia. Busque sempre uma alimentação saudável.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.