Barras de cereal orgânicas estão ganhando popularidade como um lanche saudável quando você não tem muito tempo para preparar seus alimentos. Elas estão começando a ganhar as prateleiras de lojas de produtos naturais e ganhando destaque em lojas online. Você também pode facilmente fazer sua própria receita de barra de cereal orgânica em casa com facilidade, bastando dedicar alguns minutos para pesquisar na rede por receitas.

Mas quais as vantagens reais de uma barra de cereal orgânica? Vamos passar algumas informações sobre este produto alimentício e como você pode melhor aproveitá-lo.

Barra de cereal orgânica: o que é?

Basicamente é uma barra de cereais normal só que feita inteiramente com produtos orgânicos, sem conservantes e com frutas e vegetais produzidos sem o uso de agrotóxicos pesados. Como resultado, além de um gosto mais encorpado, a barra de cereal orgânica tem um prazo de validade um pouco menor mas, teoricamente, preserva mais dos nutrientes dos alimentos.

Barra de cereal orgânica: variedades

Você pode encontrar vários tipos com combinações de sabores. Há inclusive versões feitas com chocolate e outros produtos que adicionam um pouco de açúcar, mas deixam a receita ainda mais saborosa.

Barra de cereal orgânica: calorias

As barras de cereais orgânicas geralmente variam 90-190 calorias por barra, tornando-as uma escolha adequada para um lanche no meio da manhã ou um complemento saudável para o café da manhã. Quanto menos nutrientes “doces” na barra, menos calorias ela vai ter.

Barra de cereal orgânica: carboidratos

Às vezes, barras de cereais tem um monte de açúcares adicionados e por isso é importante olhar para a quantidade de carboidratos listados nas informações nutricionais. As barras de cereais orgânicas para venda variam de 13 g a 26 g de carboidratos. Versões que tem adição de iogurte ou outros derivados do leite ganham um pouco mais. A adição de certas frutas e derivados do leite é o que faz com dessas barras mais ricas em carboidratos.

Barra de cereal orgânica: gorduras

Dependendo de que ingredientes são adicionados à barra de granola, o teor de gordura pode ser elevado, variando entre 3 g e 13 g. No entanto, o alto teor de gordura é geralmente devido a gorduras monoinsaturadas (a gordura saudável) de certas sementes, oleaginosas e grãos. Em geral, essas barras orgânicas são baixas em gorduras saturadas e trans (gorduras ruins). De bônus, algumas são enriquecidas com ômega-3, um ácido graxo essencial para o funcionamento do organismo e que não está presente na maioria das barras normais.

Locais de venda de barras de cereais orgânicos

Você já pode encontrar barras de cereal orgânico em feiras locais, além de várias lojas online e especializadas. (Foto: tutugalvaobueno.blogspot.com)

Barra de cereal orgânica: outros nutrientes

Estas barras uma quantidade um pouco maior de proteínas do que as versões não orgânicas. Porém, não deve ser utilizada como fonte primária deste nutriente. No entanto, as barras que contêm fibras podem ser usadas para complementar a sua ingestão de fibra diária. Além disso, as barras de cereal orgânicas geralmente não têm colesterol e são pobres em sódio (uma característica única entre os lanches embalados).

Barra de cereal orgânica: receita

Muito poucos ingredientes são realmente necessários para fazer uma barra de cereal orgânica. A receita básica de uma barra de cereal contém: aveia integral, açúcar, óleo de canola, farinha de milho amarelo, mel, farinha de soja, xarope de açúcar, sal, lecitina de soja, bicarbonato de sódio e frutas desidratadas, grãos e sementes ao seu gosto. Você pode “molhar” as barras, lembrando que todos os ingredientes devem ser orgânicos para que você aproveite melhor os benefícios.

Barra de cereal orgânica: quais as vantagens reais?

Por ter a origem orgânica, é quase nula a quantidade de produtos químicos usados no plantio e colheita de cada um dos alimentos integrantes da barra de cereais. Também, preserva-se uma maior quantidade de nutrientes de seus vários ingredientes. Dessa forma, você torna a barra de cereal orgânica um lanche mais completo e que realmente complementará sua dieta com nutrientes importantes, como a fibra e o ômega-3.

Barra de cereal orgânica: onde comprar?

Você pode encontrar barra de cereal orgânica em alguns supermercados, lojas especiais de produtos naturais e mais facilmente online. Você pode também fazer sua própria receita a seu gosto, lembrando que é importante consultar um nutricionista ou seu médico antes de complementar sua dieta com essas barras ou você pode obter o efeito contrário ao desejado.

Dúvidas? Sugestões? Deixem nos comentários abaixo suas experiências com as barras de cereal orgânica e ajude a tornar este blog cada vez mais participativo!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.