Quase todo mundo tem algum grau de astigmatismo, que é uma córnea “esmagada”. Mas é só aqueles com graus mais elevados que precisam usar óculos para este problema. Além do astigmatismo, muitas pessoas sofrem também com a miopia ou hipermetropia. Estes dois problemas, por sua vez,  colocam o globo ocular sob tensão o que, por sua vez acabam deformando a lente.

Se você é afetado pelo astigmatismo, miopia, ou hipermetropia, há algumas pessoas afirmando ser possível curar completamente estes problemas com exercícios ou até mesmo simplesmente com o uso de óculos. Mas vamos ver se isso é realmente possível..

Astigmatismo pode diminuir? E a miopia? E a hipermetropia?

Todos os três problemas são o o resultado de problemas na córnea ou na lente dos olhos. Podem ser muitas vezes causados por uma tensão desigual dos músculos extra-oculares que circundam o globo ocular ou a tensão ocular prolongada. O resultado é uma visão embaçada ou problemas para enxergar de perto ou de longe, pois a forma como a luz entra nos olhos acaba sendo prejudicada.

Existem três opções de tratamento disponíveis para correção de problemas com astigmatismo, hipermetropia e miopia:

  • Óculos / lentes de contato
  • Cirurgia ocular a laser
  • Exercícios para os olhos

Vamos tratar cada opção e seus principais benefícios e desvantagens na cura ou correção desses problemas.

Tratamentos naturais para problemas de visão

Problemas de visão podem e devem ser tratados apropriadamente, mas nem sempre terão curas naturais disponíveis. (Foto: Harvard Health Publications)

Astigmatismo, hipermetropia e miopia: cura com óculos ou lentes de contato

Óculos ou lentes de contato funcionam refratando a luz de forma diferente em seu olho e criando uma imagem nítida sobre a retina, permitindo que você veja claramente. Mas os óculos simplesmente corrigem o problema de visão em um nível superficial. Usar óculos ou lentes não serve para melhorar sua visão em um nível fundamental. Na verdade, as lentes corretivas podem, em alguns casos, piorar sua visão. Usar óculos ou lentes não é uma verdadeira solução para tratar o astigmatismo, miopia ou hipermetropia. Apenas mascara o problema e corre o risco de uma piora maior. Muitas pessoas confundem melhoras na miopia devido à idade com melhoras causadas pelos óculos. Isso porque após os 40 anos, há uma tendência de melhoras na miopia naturalmente. Cuidado então ao achar que óculos e lentes curam esses problemas, pois isso não acontece.

Miopia, hipermetropia ou astigmatismo não tem cura usando óculos, mas tem cura usando cirurgia laser

Muitas pessoas querem uma solução rápida para seus problemas de visão, e a cirurgia a laser pode ser o caminho certo para isso. Porém, há muitos efeitos colaterais potenciais que poderiam arruinar sua visão. Mas como a cirurgia a laser para os olhos funciona?

A cirurgia do olho do laser pode ser usada para o tratamento do astigmatismo, miopia, e hipermetropia . Ela envolve o uso de um anel para manter o globo ocular parado, uma faca cirúrgica para abrir uma aba na córnea externa, e um laser controlado por computador para remodelar com precisão a sua lente corneana interior. O procedimento real não é doloroso, mas pode ser perturbador e não é certamente para quem tem medo.

Com um custo alto uma rotina rigorosa de cuidados após o atendimento, você pode esperar para começar a ver uma melhora em sua visão após 24 horas, com melhorias adicionais nos dias e semanas seguintes. No entanto, mesmo em uma operação bem sucedida a laser, ainda não há qualquer coisa que impeça uma piora gradual da sua visão após a cirurgia. É recomendado que ela seja feita apenas após os 21 anos quando, geralmente, há uma redução na velocidade da perda. Um bom oftalmologista poderá avaliar se a cirurgia a laser é uma opção válida para seu caso, e se ela apresentará bons resultados após ser concluída.

Tratando o astigmatismo, miopia e hipermetropia com exercícios oculares

Exercícios para os olhos estimulam componentes integrais do olho de uma forma que não é alcançado através do uso diário normal dos olhos. Dentro de dias ou semanas, você pode notar melhorias em sua visão natural. Mas quais são esses exercícios?

Dedos

Este exercício irá ajudá-lo a se concentrar em objetos que estão longe de você. Você vai precisar ficar no meio de um cômodo e manter suas costas retas. Fique de frente para uma imagem na parede e segure o dedo indicador a alguns centímetros de distância do seu nariz. Concentre-se na ponta do seu dedo e certifique-se de que seus olhos estão totalmente focados antes de passar para a próxima etapa. Agora você deve rapidamente mover sua visão para a imagem da parede. No começo a imagem ficará distorcida. Continue olhando até que seus olhos tenham focado corretamente na imagem. À medida que você melhorar, aumente a distância entre você e a imagem.

Foco

Para este exercício você precisará estar sentado e você também vai precisar de um lápis. Segure o lápis cerca de 15 centímetros de distância da ponta do seu nariz. Não olhe fixamente para o lápis e em vez disso, olhe rapidamente para ele e, em seguida, mude a sua visão para um objeto que está do lado oposto da sala. Faça isso por alguns segundos e depois volte ao lápis por alguns segundos. Repita esse processo 10 vezes e faça todos os dias. Quando a sua visão começa a ficar melhor, comece a focar objetos que estão mais longe de você.

Lápis

Aqui você vai precisar ficar sentado. Desta vez, segure o lápis longe de seus olhos até chegar ao ponto onde ele começa a dobrar em sua visão. Segure-o antes deste ponto. Imagine que há um jogo da velha com bordas transparentes na sua frente. Agora mova o lápis e toque cada um dos quadrados imaginários e leve o lápis de volta à posição original. Enquanto você está movendo o lápis, certifique-se de que você acompanha o seu movimento com os olhos. Novamente, execute este exercício pelo menos uma vez por dia e você deve começar a notar uma melhora gradual em sua visão.

Observação de salas

Encontre uma cadeira confortável para se sentar e certifique-se de que você se senta em algum lugar onde há muitos objetos para observar. Talvez isso poderia estar na sua sala de estar ou no seu jardim. Agora comece de um lado e lentamente varra tudo no quarto. Olhe para cada objeto em grande detalhes, certifique-se de que você observa o objeto inteiro e, em seguida, passe para o próximo. Para que este exercício funcione, você vai querer olhar para as coisas em um movimento lento e constante. Isso irá ajudá-lo a se concentrar em coisas que estão próximas ou longe de você.

Não se esqueça de consultar sempre seu oftalmologista para encontrar as melhores formas de tratar seu problema de visão e possivelmente, encontrar a cura,

Como você trata seus problemas de visão? Você já curou algum problema naturalmente? Qual e como?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.