Com o mundo consumindo mais arroz ao longo dos anos, o arroz tem sido objeto de muita discussão, como qual das cerca de 40.000 variedades são boas para sua saúde. Porque dependendo das circunstâncias, um pouco de arroz pode fazer mais mal do que bem. Está certo; o arroz é mais do que apenas arroz branco. De fato, o arroz vermelho, é mais saudável do que o arroz branco velho liso. Vamos conhecer alguns dos benefícios desse tipo de arroz.

Arroz vermelho é integral e cheio de fibras

Ao contrário do arroz branco polido, o arroz vermelho é arroz integral descascado ou parcialmente descascado, o que significa que este tipo de arroz também reteve o farelo, o germe e a casca vermelha. E, assim como outros grãos integrais, o arroz vermelho também tem alto teor de fibras, cerca de 10% de suas necessidades diárias de fibra por porção. Alimentos ricos em fibras ajudam a prevenir a saúde digestiva, além de fazer com que você se sinta mais satisfeito. Isso o torna excelente para o controle de peso e também ajuda a diminuir o risco de obesidade. Arroz vermelho contém mais fibras do que o arroz branco, o que torna a melhor escolha se você quer perder peso e se tornar mais apto.

Benefícios do arroz vermelho com nutrientes

Além de fibra, este arroz vermelho com sabor de noz é uma grande fonte de zinco e ferro, cálcio, magnésio, vitaminas do complexo B, como vitamina B1 presente no farelo, vitamina B2 e B6, manganês, selênio, proteína e potássio. Ele ainda contém mais ferro e zinco a 5,5 mg / 100g e 3,3 mg / 100g, respectivamente, em comparação com variedades de arroz branco, negro, marrom e roxo. Ferro e zinco são nutrientes essenciais para o sangue. O ferro é essencial para que o seu corpo crie glóbulos vermelhos carregados de oxigênio saudáveis, enquanto o zinco e o manganês ajudam na coagulação do sangue e no fechamento de feridas. O manganês até ajuda no metabolismo. Cálcio e magnésio são nutrientes essenciais para ter ossos mais saudáveis ​​e fortes. A vitamina B6 ajuda a equilibrar e criar serotonina e norepinefrina, hormônios que afetam o seu humor. A vitamina B2 e o potássio são nutrientes necessários para a boa saúde geral do corpo, pois a vitamina B2 ajuda na decomposição de macronutrientes em energia, enquanto o potássio é essencial para o equilíbrio químico de nossos corpos. O selênio protege o corpo dos danos causados ​​pelos radicais livres, bem como um importante nutriente para a produção de DNA, entre outros.

Antocianinas no arroz vermelho

A principal razão pela qual o arroz vermelho é vermelho é devido à presença de um flavonoide chamado antocianina. Este corante vermelho natural não apenas dá ao arroz uma tonalidade vermelha vibrante, mas também age como um antioxidante que neutraliza os radicais livres. A antocianina no arroz vermelho pode reduzir a disseminação de células cancerígenas e inibir a formação de tumores. Comparado ao arroz integral, o arroz vermelho tem 10% a mais de antioxidante por causa da antocianina. A antocianina também está presente no arroz preto, bem como na maioria dos alimentos de cor vermelha e azul, como mirtilos, framboesas e groselhas. A antocianina tem sido historicamente usada em remédios para disfunção hepática, distúrbios da visão e outros distúrbios de saúde.

Arroz vermelho

Conheça os benefícios do arroz vermelho e veja as vantagens de acrescentar esse ingrediente na sua dieta. (Foto: YouTube)

Arroz vermelho reduz o colesterol sanguíneo

O arroz vermelho também foi encontrado para ser bom para pessoas com doenças cardiovasculares, uma vez que pode reduzir significativamente o colesterol LDL (mau). Novamente, a antocianina presente no arroz vermelho é parte da razão pela qual é bom para você se você é uma pessoa com hipertensão, pois a antocianina não tem apenas propriedades anti-câncer, mas também possui propriedades anti-inflamatórias e prevenção de doenças cardiovasculares e controle da obesidade. Outra variedade de arroz vermelho chamada arroz vermelho fermentado contém um composto ativo chamado monacolina K, que age como a droga Lovastatin, que é prescrito pelos médicos para reduzir os níveis de colesterol LDL. Se você ou alguém que você conhece tem uma doença cardíaca, a mudança do arroz branco para o arroz vermelho é definitivamente uma escolha melhor.

O arroz vermelho é uma boa escolha para diabéticos

Arroz vermelho e arroz integral são melhores para os diabéticos, já que ambos têm um índice glicêmico mais baixo comparado ao arroz branco. O índice glicêmico do arroz vermelho é de apenas 55, comparado ao índice glicêmico padrão de arroz de 70. Sabe-se que o arroz branco contém principalmente carboidratos, o que se traduz em açúcar é ruim para você, especialmente se você tem diabetes tipo 2. E se você é alguém que gosta de comer arroz, mas tem diabetes, não tenha medo, como dito anteriormente, o arroz não é apenas arroz branco. Você não precisa abandonar o arroz se for diabético. Contanto que você coma arroz vermelho com moderação com as porções certas, você ficará bem. Combine com chás para baixar a glicose, e sua saúde pode ficar melhor ainda.

O arroz vermelho é bom para a sua pele

Quem sabia que não são apenas as frutas cítricas que contêm antioxidantes significativos podem prevenir suas rugas? Aparentemente, o arroz vermelho também e tudo graças à coloração natural do arroz vermelho. A pesquisa mostrou que as poderosas propriedades antioxidantes da antocianina podem retardar os sinais de envelhecimento, prevenindo o envelhecimento da pele e os danos da pele induzidos pelos raios UV. A mesma pesquisa mostrou que também pode protegê-lo de câncer de pele e outras doenças de pele, como a psoríase, por comer alimentos ricos em antocianina. Isso mostra que o arroz vermelho é uma alternativa melhor do que suas contrapartes do arroz branco, porque não apenas o torna saudável, mas também faz com que você mantenha essa aparência jovem.

Saudável mesmo para mulheres grávidas

A variedade de arroz vermelho fermentado vermelho tem sido usada na medicina tradicional chinesa e é benéfica na redução de colesterol ruim, mas mulheres grávidas e que amamentam, bem como crianças abaixo de 2 anos são aconselhadas a não ingerir arroz vermelho, pois é considerado um droga porque, embora raro, alguns efeitos colaterais do arroz vermelho fermentado incluem: dor de cabeça, dor de estômago ou inchaço, tontura, azia e dores musculares e fraqueza que pode levar a uma condição rara, mas grave chamada rabdomiólise. Mas, como nem todo arroz é igual, não é todo arroz vermelho igual. O arroz vermelho orgânico não tem os efeitos colaterais presentes no arroz vermelho e, como tal, seus filhos e mulheres grávidas não precisam perder os benefícios de saúde do arroz vermelho.

Receita de arroz vermelho

Como muitos grãos integrais, o arroz vermelho pode ser cozido em um lote maior antes do tempo. Depois, basta reaquecer por vapor ou microondas em um prato coberto com uma colher ou dois de água.

Ingredientes

1 xícaras e 1/4 de arroz vermelho

Sal

1 cebola média, cortada pela metade

4 dentes inteiros de alho

1 pequeno ramo de tempero de sua escolha

Modo de Preparo

Em uma panela pequena, leve arroz, uma pitada de sal e 2 xícaras de água para ferver. Coloque os dentes e metades da cebola e adicione à panela junto com o ramo de tempero. Cubra, reduza o fogo para ferver e cozinhe até que o arroz esteja macio, 30 a 40 minutos. Deixe repousar o calor, coberto, 5 minutos. Amacie com um garfo antes de servir.

Essa porção contém:

Calorias (kcal) 220

Gordura (g) 2

Gordura saturada (g) 0

Colesterol (mg) 0

Carboidratos (g) 48

Fibra dietética (g) 4

Açúcares totais (g) 1

Proteína (g) 5

Sódio (mg) 120

O que vocês acharam do arroz vermelho? Acrescentariam em suas dietas?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.