Após o término do tratamento ortodôntico e após remover o seu aparelho permanente, você precisará de retentores para segurar os dentes nas novas posições. Esses retentores são também chamados de aparelhos móveis, e garantem que os dentes ficam fixos. Afinal, todo mundo já ouviu falar de um ou outro caso de pessoas que usaram aparelhos e os dentes entortaram depois, não é? Na maioria dos casos, foram pessoas que não seguiram com o tratamento ortodôntico corretamente.

Por quanto tempo eu preciso usar o aparelho móvel?

Leva tempo para o osso e todos os tecidos ao redor de seus dentes se reorganizam e, portanto, é necessário usar retentores até sua mordida se estabilizar. No primeiro mês após a remoção do aparelho, o risco de recaída é muito alto. A recaída significa que os dentes podem levar até um ano ou mais para se estabilizarem após o tratamento. Se você tivesse lacunas entre os dentes antes do tratamento, o período de retenção será maior. A parte móvel do aparelho geralmente é para os dentes superiores, enquanto há um retentor fixo para os dentes inferiores.

Geralmente, os retentores são usados no seguinte esquema:

  • O dia todo, durante 6 meses após a remoção do aparelho fixo.
  • Todas as noites após 6 meses de tratamento e para o resto da vida (preferencialmente)

O retentor fixo dos dentes inferiores é recomendável que seja usado também o resto da vida, garantindo a estabilidade dos dentes. Porém, o plano de retenção pode ser diferente dependendo do seu caso específico, e o tratamento pode demorar mais ou menos tempo.

Aparelho móvel dói?

Os retentores são projetados individualmente para evitar que os dentes voltem para suas posições originais. Os aparelhos podem assumir a forma de um aparelho removível ou um fio fixo ligado na parte de trás dos dentes da frente. Durante os primeiros dias de uso pode doer e incomodar um pouco, mas a sensação incômoda deve passar com o tempo. Se não passar, seu dentista deve ser consultado para esclarecer o que pode estar acontecendo.

Devo usar aparelho móvel para dormir ou o tempo todo?

Seu ortodontista irá prescrever o plano de retenção que é melhor para você. Alguns retentores são usados ​​em tempo integral durante os primeiros 6 meses. Depois disso, os retentores são usados ​​apenas durante a noite, preferencialmente de forma permanente. Os retentores fixos são normalmente mantidos por 5 anos ou permanentemente, de acordo com orientação do seu dentista.

Quanto tempo usar aparelhos móveis

Após usar aparelhos, é necessário fazer o uso do aparelho móvel para garantir que os dentes fiquem estabilizados e não entortem novamente. (Foto: Sensu)

Usar aparelho móvel depois de muito tempo: a importância dos cuidados e manutenção

Os retentores removíveis devem ser retirados durante a alimentação, esportes de contato e quando você escovar os dentes. Para limpar os retentores, remova-os primeiro e escove-os na água da torneira usando uma escova de dentes e uma pasta de dentes. Escove os dentes depois disso.

O lugar mais seguro para seus retentores está em sua boca. Se você não estiver usando os retentores, eles devem sempre ser mantidos em uma caixa. Existe um grande risco de perder retentores se estiverem envolvidos em papel ou plástico depois de removê-los da boca.

Por ser um tratamento de médio e longo prazo, quanto mais cuidados você tomar, maiores serão as chances do tratamento dar certo e seus dentes ficarem perfeitos pelo resto da sua vida.

Aparelho móvel depois do fixo: como ficará sua vida diária?

Um retentor removível pode ter um fio segurando os dentes da frente. Será visível, mas muito menos do que os aparelhos fixos. Os retentores inferiores são fixadas atrás dos dentes da frente. Há também o aparelho móvel de acetato, que é transparente e forma uma cobertura transparente sobre os dentes.Se você tiver um retentor removível na mandíbula superior, levará de um a dois dias para se acostumar com eles e falar corretamente. É normal experimentar muita saliva em sua boca com um novo retentor.

Sempre traga a caixa para armazenar seus retentores para manter se você precisar removê-los. Se você tiver um retentor fixo, você deve gastar mais tempo para escovar a parte de trás dos dentes. Você deve escovar todo o fio para que não se forme tártaro e placa. Você será instruído sobre como usar fio dental mesmo com aparelhos móveis e retentores. Lembre-se de não usar os dentes da frente para morder alimentos ou objetos duros. Os retentores não afetam a fala.

Após o período usando retentores e o aparelho móvel meu dente pode voltar a entortar?

Os ossos da boca tem a capacidade de mudarem e se remodelarem enquanto vivemos; É por isso que um osso quebrado pode se curar. De 20 a 50 anos de idade, os rostos estão amadurecendo e os dentes continuam a avançar, causando o aglomerado nos dentes da frente inferiores. Isso acontece independentemente de ter removido os dentes do siso, ter feito extrações de dentes ou tratamento ortodôntico prévio para dentes que estão se acumulando.

Para evitar o risco de aglomeração tardia dos dentes, os retentores removíveis podem ser usados ​​durante a noite por um período mais longo e retentores fixos mantidos por mais de 5 anos. Os pacientes adultos geralmente dormem com seus retentores para o resto de suas vidas, se eles querem seus dentes ficando em perfeito alinhamento.

Ficou alguma dúvida sobre aparelhos móveis? Deixem nos comentários suas perguntas pois estamos aqui para ajudar!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.