Nem todo mundo gosta de beber água o dia inteiro. Ela pode estar com um gosto diferente, ou você simplesmente querer beber algo diferente. Uma água aromatizada, por outro lado, tem um gosto saboroso, um aroma característico. Aromatizar sua água é uma resposta fácil e saudável, além de encher sua água normal com os nutrientes naturais que você usou para aromatizar a água. Para te ajudar na escolha dos melhores ingredientes da água aromatizada e como fazer, além dos benefícios da água aromatizada, vamos passar um passo a passo completo com diferentes ingredientes.

Nota: em todos os casos, você pode substituir a água mineral por água com gás, e ambas terão o mesmo efeito sobre sua saúde.

Água aromatizada: benefícios

Como não é incluído açúcar na receita, a água aromatizada tem pouquíssimas calorias. Geralmente, as calorias da água aromatizada estão na fruta, legume, verdura, ou ervas usados para aromatizar a água, mas são muito poucas calorias.

Com a aromatização da água, você pode controlar melhor os desejos de açúcar. Você também evita beber sucos calóricos durante o almoço, jantar, ou lanches e, ao mesmo tempo, recebe todos os nutrientes das frutas, legumes, verduras, e ervas usadas para aromatizar a água.

Água aromatizada com limão ou Água aromatizada com laranja

Colocar uma fatia de limão ou uma fatia de laranja em um copo de água não é apenas um truque de restaurantes e bares. O limão e a laranja tem nutrientes que ajudam na melhor saúde do fígado e da função cardiovascular. O suco de limão estimula a função hepática, enquanto o potássio no limão e na laranja reforçam veias e reduzem a pressão arterial elevada.

O ácido cítrico e a vitamina C dos limões e laranjas também trabalham para aumentar a imunidade. Beber água aromatizada com essas frutas significa ajudar seu corpo a combater resfriados, gripes, e febre.

Como fazer a água aromatizada com limão ou laranja? Esprema meio limão e laranja em 250 ml de água e bebe à temperatura ambiente. Você pode também fatiar laranjas e limões e deixar “de molho” durante a noite em um jarro de água.

Benefícios da água aromatizada

A água aromatizada pode ser muito mais saborosa do que sucos repletos de calorias e açúcar. Além do sabor, tem muitos nutrientes e com muito menos calorias. (Foto: divulgação)

Água aromatizada com extrato de baunilha

Algumas gotas em um copo de 250 ml oferecem sabor e um remédio caseiro rápido para prevenção e tratamento paliativo de várias doenças.

Extrato de baunilha pode ser usado para curar dor de estômago ou estresse emocional. É útil para aliviar náuseas, enquanto vários estudos têm mostrado que também podem neutralizar a ansiedade e o estresse. Uma excelente água aromatizada para manter a calma.

Como fazer a água aromatizada com baunilha? Para obter o benefício máximo, adicione algumas gotas de água à temperatura ambiente. O extrato vai trabalhar internamente para acalmar o estômago, enquanto o cheiro de baunilha irá trabalhar em sua mente para te acalmar contra o estresse.

Água aromatizada com pepino

Fatias de pepino na água é muito usada como um chá da tarde saudável. O pepino tem uma temperatura natural, alguns graus abaixo da temperatura ambiente, ajudando-o resfriar qualquer bebida, além de refrescar quem está tomando o pepino.

As fatias de pepino também lhe darão benefícios anti-inflamatórios e anticancerígenos. Pepinos contêm lignanas, substância também presente na linhaça e outros alimentos com poderes contra o câncer, e que têm se comprovado eficiente na luta contra o câncer de mama, útero, e do ovário. Extractos de pepino frescos, por sua vez, inibir o comportamento de enzimas pró-inflamatórias como a COX-2. O suco também é rico em anti-oxidantes.

Como fazer a água aromatizada com pepino? Corte um pepino maduro finamente e deixe-o na água por, pelo menos, uma hora para espalhar o sabor. Descascar o pepino antes de cortá-lo vai dar um sabor mais doce para a água e também protegê-lo contra quaisquer toxinas da casca do pepino.

Água aromatizada de hortelã e ervas

Você pode sempre adicionar hortelã na sua água e outras ervas, como coentro, manjericão, camomila, etc. Água aromatizada com hortelã traz benefícios nutritivos e para a saúde digestiva. Como o hortelã é um diurético natural, pode ajudar a parar a colite e a síndrome do intestino irritável. É rico em vitaminas A, C e B12, além de traços de ferro, potássio, selênio e zinco.

Como fazer água aromatizada com hortelã? Adicione folhas de hortelã fresca à aguá e, em seguida, esmague as folhas. Este esmagamento espalha o óleo de hortelã das folhas de modo que você pode beber a água imediatamente, ou você pode deixá-lo de molho por algumas horas para um sabor mais forte.

Considerações finais

Converse com um nutricionista antes de começar a usar a água aromatizada. Só a água aromatizada não vai te emagrecer, mas em conjunto com uma dieta equilibrada, a prática de exercícios físicos, e o acompanhamento profissional, você vai conseguir resultados muito positivos com a água aromatizada. Se você não gostou das nossas sugestões, pode usar também algumas gotas de óleos essenciais comestíveis.

O que você achou das águas aromáticas? Como você prepara? Te ajudou a emagrecer?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.