Você se olha no espelho e se enxerga com os olhos de uma pessoa cansada olhando para você. E só uma noite de descanso não é suficiente para apagar essas olheiras. Pode ajudar a diminuir a sua aparência cansada um pouco, mas para se livrar de suas olheiras, você vai precisar de um puco mais de trabalho.

Causas das olheiras

Genética é a maior culpada das olheiras. Se você herdar uma pele clara ou fina sob os olhos, as olheiras ficam mais pronunciadas por causa da circulação mais lenta de sangue associada a falta de sono. Esta acumulação resulta em capilares frágeis esticados e mais propensos a “vazar”.

A idade é outro fator. Ao longo do tempo, a pele perde colágeno e fica mais fina, então as veias aparecem com mais destaque. Receber sol acelera este processo ao quebrar o colágeno e provocar manchas da pele.

Alergias sazonais são responsáveis por causar olheiras em muitas pessoas. Elas provocam a liberação de histamina no corpo, que por sua vez inflamam os vasos sanguíneos e causam inchaço.

Para determinar por que suas olheiras acontecem, delicadamente estique a pele sob seus olhos. Se essa área se tornar mais escuras, os círculos estão acontecendo, provavelmente, devido à genética ou envelhecimento. Se a cor não mudar, raios solares ou alergias são provavelmente a causa.

Causas das olheiras

Tem olheiras? Identifique a causa delas antes de começar um tratamento para solucionar o problema. (Foto: AmazeCraze)

Como tirar olheiras: método caseiro

Antes de mais nada, só faça esses procedimentos se você não tem problemas de saúde e se seu médico não der qualquer contraindicação para esses tratamentos caseiros, ok?

Se suas olheiras são o resultado de problemas vasculares, use mais travesseiros à noite para parar o sangue de se acumular sob seus olhos.

Na parte da manhã, aplique uma compressa fria durante cerca de cinco minutos para causar a constrição dos vasos sanguíneos

Use um creme para os olhos com cafeína, que ajuda a contrair os vasos sanguíneos. Pó de café misturado com aloe vera pode ter uma efeitos semelhantes.

Outras alternativas de tratamento caseiro para olheiras: cremes à base de Arnica, que tem propriedades anti-inflamatórias, pode reduzir o aparecimento das olheiras. E cremes para os olhos com chás ou óleo de semente de uva verde ajudam a fortalecer as paredes dos capilares. Dá pra usar pacotes de chá verde sob os olhos, mornos, para aliviar as olheiras.

Você pode ajustar sua dieta também. 30 g de chocolate escuro por dia, rico em flavonóis e o consumo de alimentos cheios de ácidos graxos ômega 3 (salmão, oleaginosas, sardinhas, linhaça, etc) pode, melhorar o fluxo sanguíneo para a pele.

Para olheiras induzidas por alergia, considere tomar um anti-histamínico para alergias, ajudando a diminuir as olheiras.

Claro, temos a solução clássica do pepino nos olhos e funcionam perfeitamente para todos os problemas de olheiras, igualmente.

E por último, se a pele fina é o problema, use um creme de com colágeno ou retinol, uma substância que contribui na construção do colágeno. A vitamina C também incentiva a produção e pode ajudar a clarear o tom da pele. E use protetor solar diariamente, ou você vai anular os benefícios de qualquer um desses tratamentos.

Tirar olheiras com gelo ou pepino funciona?

Depende qual o tipo de olheira que você tem. O gelo funciona apenas para o tipo de olheira causada por problemas de circulação. O pepino é um alimento rico em antioxidantes e vitaminas que contribuem para uma pele mais hidratada, nutrida. Ele ainda é um alimento com efeito refrescante. Portanto, é um tratamento que funciona para todos os casos de olheira.

Cremes para olheiras

Você pode usar uma base para amenizar as olheiras e que ainda as trate ao mesmo tempo. Use essas soluções e que vão te ajudar bastante a resolver o problema, aliviando essas massas negras abaixo dos seus olhos.

Como você trata suas olheiras? Qual a causa das suas olheiras?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.