Já passou mais de duas horas consecutivas olhando para uma tela de computador? Os computadores podem nos tornar mais produtivos, mas a má notícia é que o tempo de tela demais também pode levar a um grande cansaço visual, deixando seus olhos coçando e sua visão prejudicada após um dia inteiro olhando para uma tela.

A condição provavelmente não causa danos oculares permanentes, mas ainda pode afetar o conforto dos usuários de computadores. Os sintomas mais comuns de cansaço visual incluem tensão ocular, vermelhidão, irritação ou secura, sensação de ardor nos olhos, visão turva ou dupla após o uso do computador, dores de cabeça e dores no pescoço e nos ombros.

Vários fatores aumentam a probabilidade do cansaço visual, incluindo problemas de visão não corrigidos, olhos secos, brilhos na tela, pouca iluminação, má postura e até mesmo o ângulo do monitor. Outro grande fator é a prescrição incorreta de lentes, já que quase 71% das pessoas que relatam sintomas de cansaço visual usam óculos ou lentes de contato.

Se as telas do computador estão causando problemas para seus olhos, aqui estão algumas diretrizes para ajudar a aliviar os sintomas.

Reduzir o cansaço visual exige acompanhamento médico

Você precisa ter seus olhos verificados por um médico oftalmologista com frequência. Se você precisa de uma receita nova ou alterada de óculos mas não tem, usar um computador será difícil e vai aumentar seu cansaço visual. Por isso, procure o devido acompanhamento profissional para evitar o cansaço visual e resolver seu problema da melhor maneira possível..

Como evitar o cansaço visual

Ao usar o computador por muito tempo, aprenda como evitar o cansaço visual para não prejudicar sua visão. (Foto: Windows Report)

Cansaço visual por conta do monitor pode exigir reposicionar o computador

A tela deve estar a cerca de um braço de distância e posicionada diretamente na frente do seu rosto, não para o lado. Posicione o monitor de modo que seu centro esteja de 4 a 8 polegadas abaixo da linha dos olhos, o que permite que o pescoço relaxe enquanto você lê e escreve. Se você não é bom com medidas, tente colocar a parte superior do monitor na altura dos olhos, o que dá mais ou menos a distância que colocamos aqui para o centro do monitor.

Postura e iluminação adequada para usar o computador

Siga as diretrizes para uma boa postura. Isso reduzirá a tensão nas costas, no pescoço e nos ombros. Isso pode significar ser necessário comprar uma cadeira mais confortável para uso no computador, e até o uso de suportes para os pés. Garantir a iluminação adequada também faz parte de evitar o cansaço visual. Teste diferentes níveis de luz em diferentes dias para ver com qual seu olho melhor se adapta e qual dá menos cansaço.

Reduzir o brilho do monitor e piscar com frequência

A instalação de filtros anti-reflexo no monitor, o ajuste das sombras das janelas e a mudança do contraste e brilho da tela podem ajudar a reduzir o cansaço visual. Além disso, você deve piscar com frequência para evitar os olhos secos. Se isso não funcionar, considere usar colírios para os olhos. Certifique-se também de que as aberturas de ventilação não estão soprando no seu rosto e use um umidificador se a sala estiver super seca.

Pausas, limpeza, e óculos para uso do computador

Faça pausas de trabalho regulares. Fique de pé, estique-se ou apenas olhe para fora na distância, longe do computador, a cada 15 minutos ou mais para dar uma relaxada nos olhos.

Limpe o monitor regularmente. A poeira pode diminuir a nitidez da tela, dando mais trabalho para os olhos.

Experimente óculos de computador. Ao contrário dos óculos normais para os olhos, eles são projetados especificamente para ver as telas de computadores.

Como vocês evitam o cansaço visual ao usar computadores? Quais técnicas funcionam para vocês?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.