Atrito nas coxas ao praticar corrida – Como evitar?

Em Atividade física por Bruno Almeida

O atrito entre as coxas pode causar irritações e assaduras. Este é um problema que incomoda muita gente e ao contrário do que muitos imaginam, não são apenas os mais gordinhos que sofrem com isso. Sim, este atrito é mais freqüente entre as pessoas com sobrepeso, mas pessoas com coxas mais grossas ou até mesmo fatores genéticos podem favorecer esse quadro.

As pessoas com pernas grossas precisam ter bastante cuidado. Devem sempre utilizar roupas de lycra por baixo do short de corrida, além de proteger sua pele com hidratante, estas são dicas de quase todos os dermatologistas.

Leia também

As escoriações decorrentes por estes atritos ocorrem quando a pele ou a roupa se roçam com o corpo causando irritação. Geralmente os corredores possuem essas irritações nas axilas, região da virilha ou entre as coxas.

Como evitar atrito entre as coxas?

Como evitar irritações na pele?

A região afetada pode ficar dolorida, podendo causar até feridas abertas em casos mais graves, mas existem algumas alternativas para prevenir e tratar essas irritações. Confira todas elas a seguir:

O que fazer para acabar com a irritação entre as pernas?

Como evitar irritação nas coxas ao correr?

Essas dicas que informamos são para prevenir o atrito e evitar irritações na pele, mas caso você esteja aqui porque já está com irritações decorrentes deste atrito, segue abaixo algumas dicas para tratar do problema.

Durante o banho, evite usar sabonete com excesso no local, porque a pele está sensível e o produto pode agravar a irritação.  Utilize roupas bem leves e de algodão, evitando ao máximo utilizar roupas jeans. E o principal de tudo, mantenha ao máximo a região irritada bem hidratada.

Essas dicas anteriores devem amenizar o incomodo e tratar da irritação rapidamente, mas se você estiver sentindo um incômodo exagerado, aconselhamos que procurasse orientação médica. Nestes casos a avaliação mais detalhada de um dermatologista é muito importante, podendo ser necessário a utilização de anti-inflamatórios específicos no tratamento.

Por enquanto é isso pessoal, lembrem-se de que a prevenção é sempre melhor que remediar, então cuide bem da sua saúde e busque sempre realizar atividades físicas, mas sempre com equipamentos e condições idéias.

Sobre o autor

Autor Bruno Almeida

Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Saúde Melhor!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.