Astaxantina: o que é? Efeitos colaterais?

Escrito na categoria "Saúde" por André M. Coelho.

A astaxantina é amplamente considerada como um dos antioxidantes mais poderosos da natureza, e é encontrada em muitos animais e plantas marinhas. É ela que dá o pigmento vermelho rosado em diferentes frutos do mar, e também é vista nas penas de codornas e flamingos. Embora seja semelhante em estrutura ao beta-caroteno, é muito mais seguro do que ele.

A astaxantina cresceu em popularidade particularmente devido ao fato de ter diferentes parâmetros de sangue, o que é excelente para pessoas com doenças cardíacas. Pode reduzir a oxidação do colesterol LDL e prevenir o entupimento das artérias também.

Sabe-se também que ela pode ser capaz de reduzir a pressão sanguínea, aumentar o sangue geral e também reduzir os níveis de açúcar no sangue em diabéticos. Ela também fornece mais propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias do que a vitamina A.

Astaxantina manipuladaou sintética: usos possíveis

Já são mais de 500 estudos diferentes realizados sobre a astaxantina e seus usos e benefícios médicos.Certos estudos já afirmaram que a astaxantina poderia reduzir o estresse e a inflamação enquanto fortalece o sistema imunológico. Diferentes estudos também indicaram que a astaxantina pode ser mais potente que a vitamina C e a vitamina E, além de ser muito mais forte do que as catequinas encontradas no chá verde.

Existem muitos benefícios para a saúde e usos medicinais da astaxantina, aqui estão alguns deles:

É verdadeiramente o melhor entre todos os carotenoides, e tem uma longa lista de benefícios para a saúde incríveis. Existem muito poucos suplementos que oferecem a gama de benefícios para a saúde oferecidos pela astaxantina. Então, vamos dar uma olhada mais detalhada em seus muitos benefícios surpreendentes para a saúde.

Benefícios da astaxantina

A astaxantina é um antioxidante natural, mas só deve ser utilizada com a recomendação médica apropriada. (Foto: HealthCastle.com)

Benefícios da astaxantina

Astaxantina tem muitas propriedades antioxidantes que ajudam a abrandar o processo de envelhecimento. Também impede que suas células envelheçam mais rápido e pesquisadores testaram e comprovaram o impacto de um suplemento de astaxantina na redução do processo de envelhecimento. Outro estudo apoiou as descobertas da pesquisa e mostraram que o consumo da astaxantina resultou numa maior função celular nos glóbulos brancos e outras substâncias benéficas para o organismo.

Os cientistas também descobriram que a astaxantina ajudou a reparar danos ao DNA e proteína dos animais, que está intimamente ligado ao processo de envelhecimento no corpo, com destaque para suas propriedades anti-inflamatórias. A substância também foi mostrada eficiente em estudos que testaram seus efeitos na pele, removendo rugas, manchas da idade e tornando a textura melhor.

Outros estudos descobriram que a astaxantina pode realmente ser o antioxidante anti-envelhecimento mais poderoso, e tem uma série de outros benefícios, como resistência aprimorada e energia. O suplemento, nesse contexto, resultou em melhores resultados no desempenho no dia a dia, reduzindo o estresse oxidativo e a produção de radicais livres. Isso é positivo também para esportistas, pois a redução nos radicais livres pode resultar em uma recuperação melhor da prática de exercícios pesados.

Efeitos colaterais da astaxantina

A melhor parte sobre a astaxantina é que hoje não existe um estudo que tenha algo de ruim para dizer sobre ela. Notavelmente, é geralmente segura de ser consumido como um suplemento, e pode ser tomada com segurança em doses que variam de 4 mg a 40 mg diariamente durante cerca de 12 semanas. Também pode ser usada com segurança com outros carotenoides, minerais e vitaminas. É importante ressaltar que o consumo da astaxantina deve ser feito apenas com acompanhamento e receita médica, pois você pode ter alguma reação alérgica ou interação medicamentosa que pode prejudicar a eficiência dessa substância.

Astaxantina: dosagem, como tomar, e onde comprar

As mulheres que estão grávidas ou que amamentam devem ter cuidado ao tomar o suplemento de astaxantina, uma vez que não há pesquisa suficiente sobre os efeitos da astaxantina durante a amamentação ou a gravidez. As pessoas que estão tomando medicamentos especiais também são aconselhadas a discutir com o médico antes de tomar quaisquer suplementos para sua própria segurança.

A dosagem recomendada da astaxantina é de  6 mg a 8 mg por dia, tomada durante a manhã, preferencialmente. Pode tomar o suplemento puro, junto com os alimentos. Ela pode ser comprada em lojas de suplementos naturais, ser manipulada, ou comprada online.

O que vocês acham da astaxantina? Apresentou efeitos positivos para sua saúde? Compartilhem conosco os resultados que vocês obtiveram!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.