Existem pessoas que começam a correr ou praticar atividades físicas visando perder peso, também tem os casos de pessoas que já praticam atividade física, mas querem melhorar o peso.

Em ambos os casos não tem como você conseguir chegar ao seu objetivo apenas com a atividade física, por sinal, este é um dos erros mais comuns de quem inicia na atividade física, achar que vão emagrecer sem uma reeducação alimentar.

Buscar uma reeducação alimentar eficaz e adequada à sua realidade é a chave para o sucesso. Durante essa mudança de hábito, você deve levar em considerações todos os pontos importantes que o nutricionista apresentar.

Neste artigo vamos falar melhor sobre a reeducação alimentar e qual é a forma correta de fazê-la. Veja o passo a passo para introduzir uma nova alimentação em sua rotina e muitas outras dicas.

Veja também a importância de trabalhar a reeducação alimentar junto com os exercícios físicos. Está é a melhor forma de perder peso de forma segura e consciente.

Quais são os erros comuns na hora da alimentação?

As pessoas são extremistas e acham que devem tirar alguns totalmente alguns alimentos da rotina, mas isso não é uma atitude inteligente. Por exemplo, a temida gordura, até mesmo ela tem seus benefícios para o organismo, o problema é que as pessoas sempre exageram.

Quando a pessoa não consume gordura suficiente o corpo começa a fazer ainda mais força para acumulá-la, ou seja, fica ainda mais complicado o processo de emagrecimento.

A falta de gordura na ingestão alimentar pode causar alterações consideráveis no estado de humor. Sendo assim, é importante ingerir alimentos gordurosos, mas em quantidade e qualidade ideal. Abacate e castanhas são excelentes opções.

Outro erro comum está relacionado ao horário das refeições, principalmente as alimentações pós atividade física. As pessoas acham que quanto menos comer, mais rápido irá emagrecer e este é um erro terrível.

Quais os benefícios da reeducação alimentar?

O que é reeducação alimentar?

Após o exercício físico, os músculos necessitam de repor nutrientes para que haja recuperação ideal e ganho de benefícios relacionados à atividade física. Não se alimentar após a atividade física, também faz com que o praticante perca massa muscular magra.

Mais um erro comum é quanto o exagero nos suplementos. Eles são ótimos aliados durante e pós exercício físico, mas eles devem apenas complementar. Jamais substitua as alimentações principais por suplementos

Vale lembrar que os suplementos devem entrar na sua dieta apenas sobre orientação de um nutricionista. Várias pessoas começam a suplementar seguindo a indicação de amigos e isso é um erro grave.

O erro mais grave de todos é a restrição no consumo de alimentos. Seguir a dieta do ovo, a dieta da batata ou qual for à dieta maluca que viu por ai é algo muito perigoso para a sua saúde.

Você nunca parou pra pensar o tanto de alimentos que você não ingere e que deveria ser ingerido diariamente para ter uma boa saúde? Agora imagine reduzir ainda mais esta variedade?

Cada tipo de alimentos contém diversos nutrientes importantes para o funcionamento ideal de nosso corpo, reduzir o cardápio alimentar não vai te fazer emagrecer de forma segura, você pode ter sérios problemas de saúde.

A alimentação ideia deve ser equilibrada e rica em diversos tipos de proteínas, fibras e vegetais. Agora que sabe os erros comuns, chegou à hora de conhecer as atitudes corretas a serem tomadas.

Quais hábitos ajudam na reeducação alimentar?

Quando se fala de alimentação, as pessoas tendem a observar apenas os alimentos e esquecer-se dos líquidos, um erro grave já que a água é componente indispensável para nossa vida.

Tenha sempre uma garrinha de água ao seu lado, não espere ter sede para beber água, porque isso já é um sinal de desidratação. Você talvez esteja se perguntando por que a água é tão importante?

Ela ajuda na eliminação das toxinas do sangue, além de manter a temperatura corporal nos dias quentes e promover bom funcionamento dos rins e do intestino. Acho que estes já são motivos suficientes para você manter-se bem hidratado não é mesmo?

Diminua, leia atentamente, diminuir e não restringir o consumo de açúcar, frituras e bebidas alcoólicas. O açúcar refinado e vários alimentos com gordura saturada têm efeitos tão nocivos para o organismo quanto o álcool, ou seja, é importante evitá-los ao máximo.

É importante alimentar-se bem e de forma saudável. Ingerir alimentos crus é uma ótima opção, uma vez que os alimentos submetidos ao calor perdem nutrientes. A ingestão de frutas, verduras e alguns legumes em sua forma natura é um aliado forte.

Dê muita importância para o café da manhã. A alimentação na primeira hora acordado é fundamental e pode aumentar em até 10% a atividade do seu metabolismo, o que vai ajudar na queima de calorias.

Estamos chegando ao final deste artigo e queremos te alertar novamente sobre a importância de buscar um nutricionista. Essa orientação é fundamental na hora de discutir e estipular sua rotina alimentar ideal.

Seria incorreto oferecer dicas de programas de alimentação aqui porque cada pessoa tem sua necessidade e elas só podem ser definidas após os exames específicos. Novamente a individualidade biológica vem à tona.

Se você conhece qualquer pessoa que faz dietas desesperadas, apresente para ela este artigo, ou explique o que aprendeu aqui conosco. Com essa simples atitude você estará ajudando-a a prevenir riscos futuros por uma alimentação incorreta.

Agradecemos a atenção de todos e queremos convidá-los a continuar em nosso site, existem diversas dicas de alimentação, atividade física, saúde e muito mais. Sejam sempre bem vindos e até breve!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.