Muitas publicações tem falado sobre o cardo de leite e seus benefícios para a saúde. Você pode até ir procurar o cardo de leite na área de produtos lácteos do seu supermercado e não encontrar nada. Afinal, cardo de leite é uma planta. Mas porque tanta gente procura essa plantinha? Quais os benefícios para a saúde?

Cardo de leite: o que é?

O cardo de leite é uma planta florida. Diferentes partes da planta são tradicionalmente usadas como tratamentos herbais naturais para uma variedade de transtornos de saúde. Isto é em parte por causa dos poderosos antioxidantes que contém. É mais conhecido pelo seu efeito positivo sobre a saúde do fígado, mas os estudos estão examinando outros benefícios possíveis. Vale lembrar: você sempre deve falar com seu médico antes de tomar qualquer suplemento. Nosso artigo é só um informativo com informações coletadas de especialistas e publicações responsáveis, que tiveram base científica para suas afirmações.

O cardo de leite trata o fígado

Os pesquisadores pensam que o cardo do leite pode ajudar a tratar as condições do fígado. Um estudo feito em animais descobriu que a silimarina, um antioxidante que é extraído do cardo de leite, tem potencial no tratamento de doenças hepáticas e na prevenção de danos ao fígado. Isso pode ser por causa de seus antioxidantes benéficos e sua capacidade de reduzir a inflamação.

Cardo de leite promove a perda de peso

Pesquisas iniciais mostram que o cardo do leite pode ajudar a suportar a perda de peso saudável. Os ratos que foram alimentados com uma dieta rica em gordura para induzir a obesidade perderam peso depois de tomar a silimarina que foi extraída do cardo do leite.

Cardo de leite

O cardo de leite traz uma série de benefícios para sua saúde se consumido junto a uma dieta saudável e equilibrada. (Foto: Freedom Flowers)

Cardo de leite reduz os sintomas de asma alérgica

A capacidade do extrato de cardo de leite para inibir a inflamação também pode ser útil no tratamento de asma alérgica. Um estudo em animais, foi demonstrado que outro componente útil do cardo de leite conhecido como silibinina teve um efeito protetor contra a inflamação das vias aéreas. A silibinina é um flavonoide, um tipo de nutriente encontrado nas plantas. A silibinina também reduziu a formação de substâncias prejudiciais no fluido dos pulmões.

Cardo de leite ajuda contra a diabetes

A resistência à insulina pode levar à diabetes tipo 2. Um estudo sobre camundongos mostrou que a silimarina extraída de cardo de leite teve um efeito positivo nos níveis de insulina. Isto é pensado para ser devido às suas propriedades anti-inflamatórias.

Cardio de leite reduz o colesterol

O cardo de leite tem um efeito de redução do colesterol. Um estudo descobriu que os níveis de colesterol foram reduzidos em pessoas que tomaram cardo de leite para tratar diabetes. Os baixos níveis de colesterol tem um efeito positivo no coração. Também diminui a chance de ter um acidente vascular cerebral, e você pode ter mais energia.

Cardo de leite inibe o câncer

Cardo de leite tem potencial preventivo e terapêutico para combater tipos de câncer classificados como câncer epitelial. A pesquisa mostrou que a silibinina pode ajudar a inibir o crescimento e a proliferação de células de câncer colorretal. A silibinina também demonstrou inibir o crescimento de tumores em camundongos.

Cardo de leite apoia a imunidade

O cardo de leite é pensado para apoiar a imunidade e estimular seus neurônios. As pesquisas descobriram que o cardo de leite tem um efeito positivo no sistema imunológico. Tem potencial para aumentar a imunidade a certas doenças. Outro estudo em animais mostrou que o cardo de leite tem um efeito positivo sobre a imunidade.

Cardo de leite traz benefícios para a pele

O cardo de leite mostrou-se promissor em seu potencial para beneficiar sua pele. Um estudo em animais descobriu que o cardo de leite aplicado topicamente teve um efeito positivo sobre distúrbios inflamatórios da pele. Um teste de laboratório indicou que o cardo de leite tem atividade antioxidante com potencial anticancerígeno e anti-envelhecimento. Sugere-se que os antioxidantes no cardo de leite possam defender a pele do dano dos radicais livres. São necessários mais testes para se comprovarem tais efeitos.

O cardo de leite previne a perda óssea

Os pesquisadores acham que o cardo do leite pode ter um efeito positivo na saúde óssea, até mesmo ajudando a prevenir a perda óssea. Um estudo em animais encontrou que o cardo do leite era benéfico na prevenção da perda óssea induzida por deficiência de estrogênio. Mais estudos são necessários para pesquisar o potencial do cardo do leite na prevenção de perda óssea e cicatrização de fraturas.

Cardo de leite melhora a função cognitiva

Cardo de leite também tem sido usado para tratar uma variedade de efeitos do envelhecimento, incluindo o declínio cognitivo. Pode ter um efeito positivo no sistema nervoso central. Um estudo em animais descobriu que o cardo do leite melhorou a resistência ao estresse oxidativo. O estresse oxidativo é causado por um desequilíbrio em radicais livres e antioxidantes e pode contribuir para a doença de Alzheimer. Outro estudo em animais descobriu que o cardo de leite ajudou a memória. Mais estudos são necessários para investigar o potencial do cardo do leite no tratamento de doenças neurodegenerativas.

Como consumir o cardo de leite?

O cardo de leite está disponível como uma cápsula, um pó e um extrato líquido. A dose sugerida é um total de 420 mg por dia. Cada cápsula deve conter pelo menos 70% de silimarina. Leia atentamente todas as instruções e doses listadas no rótulo da marca específica que você compra. As dosagens podem variar. Você também pode beber até seis xícaras de chá de cardo de leite a cada dia.

Existem efeitos colaterais do cardo de leite?

Verifique cuidadosamente os efeitos colaterais e as interações do cardo de leite antes de começar a tomá-lo. Você deve consultar seu médico para orientação. As alergias ao cardo de leite são possíveis, especialmente em pessoas que são alérgicas a outras plantas na mesma família do cardo de leite. Sempre comece com uma pequena dose para ver como seu corpo reage.

Cardo de leite pode causar efeitos colaterais. Você deve parar de usá-lo imediatamente se sentir algum efeito colateral depois de tomar cardo de leite. Converse com seu médico antes de tomar cardo de leite se estiver grávida ou amamentando. Não tome cardo de leite se você tiver uma condição hormonal-sensível.

O cardo de leite pode interagir com os seguintes medicamentos:

Medicamentos processados ​​pelo fígado

Medicamentos para o diabetes

Agentes que afetam a produção de sangue ou leite

Agentes usados ​​para a pele

Agentes utilizados para o coração, estômago ou intestino

Álcool

Agentes anti-ansiedade

Antiinflamatórios

Agentes anticancerígenos

Anti-retrovirais

Antivirais

Medicamentos para reduzir o colesterol

Estrogênio

Agentes de fertilidade

Agentes glucuronidos

Agentes hormonais

Agentes de impotência

Outras ervas e suplementos dietéticos

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas. Estamos aqui para ajudar!

Marcadores:
Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.