A Opuntia ficus indica é um cacto comestível que cresce nas regiões áridas e semi-áridas do mundo. Grande, com folhas planas e espinhos afiados, este cacto tem uma característica especial de flores coloridas que se transformam em frutos comestíveis na forma de bulbos. O Opuntia ficus é uma colheita comercial importante no México, América Latina, África do Norte, os países do Mediterrâneo e do Oriente Médio. Os frutos são usados normalmente para fazer doces, geleias, compotas, xaropes, sumos e bebidas alcoólicas. Mesmo as folhas do cacto aparecem frequentemente em pratos, junto a legumes cozidos ou grelhados, especialmente na culinária mexicana. O extrato de outras partes da planta ainda tem diversos usos medicinais.

Opuntia ficus indica: para que serve?

As pessoas que praticam um estilo de vida saudável e natural, muitas vezes promovem este cacto como um superalimento, citando propriedades antivirais, anti-inflamatórias e anticoagulantes. Na medicina popular mexicana, a polpa do cactus e seu suco são utilizados para tratar feridas cutâneas, inchaço do estômago, problemas digestivos e infecções do trato urinário.

Na medicina holística moderna, o extrato desse cacto e os suplementos que utilizam a Opuntia ficus como base são usados para tratar diabetes tipo 2, colesterol alto, colite, diarreia e hipertrofia benigna da próstata, quando em graus mais leves. A Opuntia ficus é utilizada comumente como um auxílio de perda de peso para o tratamento da obesidade e excesso de peso. O extrato natural é tido como um remédio útil para a ressaca, e gel da planta é frequentemente utilizado como um condicionador de cabelo.

Propriedades da Opuntia ficus indica para a saúde

A Opuntia ficus indica é uma planta com várias propriedades medicinais, muitas delas com fortes indícios científicos de funcionamento. (Foto: plants.usda.gov)

Opuntia ficus indica: propriedades medicinais

Estudos preliminares indicam que o extrato pode diminuir os níveis de glicose no sangue em pacientes com diabetes tipo 2. A fibra e pectina encontrada dentro do cacto parece reduzir o açúcar no sangue, diminuindo a absorção de açúcar no estômago e no intestino. O extrato da planta melhora a sensibilidade à insulina, e também protege o fígado contra a oxidação.

Em outra pesquisa, o extrato de figo da Índia foi mostrado como responsável por aliviar os efeitos desagradáveis e dores de uma ressaca. Os cientistas continuam a estudar o impacto das propriedades nos níveis de colesterol, a atividade de coagulação do sangue, infecções virais e outros problemas de saúde. Portanto, o consumo da Opuntia ficus deve seguir o acompanhamento e orientação médica de perto.

Opuntia ficus indica: propriedades nutricionais

Enquanto devemos evitar chamar qualquer comida que consumimos de superalimento, os especialistas acreditam que a Opuntia é um alimento capaz de complementar muito bem uma dieta saudável. O cacto tem um alto teor de fibras e é rico em antioxidantes e carotenoides. Praticamente toda a planta é comestível e nutritiva, desde suas flores e frutos até os caules e folhas. É uma excelente fonte de vários minerais importantes, tais como o cálcio, potássio, magnésio e fósforo. A semente ainda contém ácido linoleico, um ácido graxo essencial, com inúmeros benefícios à saúde.

Efeitos colaterais do consumo da Opuntia ficus indica

Médicos, nutricionistas e terapeutas holísticos recomendam que as pessoas gradualmente adicionem o cacto às suas dietas. Tanto as plantas comestíveis quanto os suplementos dietéticos podem causar efeitos colaterais negativos em algumas pessoas. Náuseas, aumento do volume e frequência das fezes, diarreia e distensão abdominal são os efeitos colaterais mais comuns. Enquanto isso não seja a norma, acrescentar a Opuntia ficus gradualmente pode evitar esse problema.

Onde encontrar a Opuntia ficus indica para comprar?

Você pode encontrar a Opuntia ficus indica em supermercados, mas mais notadamente em lojas de produtos naturais. É mais comum encontrá-la em grandes supermercados que adotam cozinha internacional e mercados com ingredientes multiculturais. Restaurantes que servem comida mexicana e outras cozinhas étnicas, muitas vezes apresentam pratos de carnes e vegetais feitos com fatias do cacto. Também está disponível como um suplemento, normalmente como óleos ou extratos em cápsulas, o que só deve ser consumido depois de uma consulta com seu nutricionista.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.