Depois de um dia estressante no escritório, uma noite sozinho assistindo alguns episódios de seriados, algumas cervejas e lanches é exatamente o que você precisa. Mas então a última mordida do petisco supremo fica na sua garganta. Com ninguém à sua volta e suas vias aéreas bloqueadas, o que você faz?

É difícil não entrar em pânico, porque o engasgamento sempre causa uma onda de adrenalina e medo. O oxigênio armazenado nos pulmões pode mantê-lo vivo por vários minutos se a sua respiração estiver bloqueada. Mas se você não conseguir remover a obstrução dentro de quatro a seis minutos, seu cérebro pode começar a sofrer graves danos. A morte cerebral irreversível ocorre em cerca de 10 minutos.

Mas tente manter a calma e agir com rapidez: sua vida depende disso. Siga estas etapas para se salvar de sufocar quando estiver sozinho.

O que fazer quando engasgar sozinho: tossir!

Se você pode tossir ou fazer qualquer som, é uma boa notícia: sua via aérea não está completamente bloqueada, então você tem uma chance de tossir. Tente tossir com a maior força possível, como você faz quando você está tentando tirar o muco da garganta quanto está doente. Não tome água para tentar forçar a comida, o que pode piorar a situação.

Como se salvar de engasgos

Se você estiver engasgando sozinho, faça algo logo para se salvar, ou você corre sérios riscos. (Foto: Mental Floss)

O que fazer quando uma pessoa engasga: empurrões

É a mesma ação que você usaria para ajudar alguém que está engasgando, mas você fará isso sozinho. Faça um punho com uma mão e coloque o lado do polegar entre o seu barriga e a caixa torácica. Em seguida, coloque a outra mão em cima disso. Pressione o máximo possível em um movimento rápido direto para a área. Isso exercerá pressão sobre o fundo do diafragma, que comprime os pulmões e força o ar restante a empurrar a traqueia com pressão suficiente para desalojar a comida.

Esse é o básico disso, mas se o movimento o deixa nervoso, considere se inscrever para uma classe de primeiros socorros para obter o procedimento correto. Uma aula será particularmente útil para aprender a ajudar os outros.

Use uma cadeira quando estiver engasgado

Se apertar o peito não estiver funcionando, mantenha as mãos na mesma posição e incline-se rapidamente sobre a parte de trás de uma cadeira resistente para exercer mais força no impulso. Isso fornece uma onda de pressão rígida projetada para dirigir o ar para cima, proporcionando força suficiente para impulsionar o alimento de sua posição presa.

Ligue 190 para ajuda

Se cinco ou seis pulsos rápidos não estão funcionando, ligue para o 190 imediatamente, de preferência de um telefone fixo. Neste ponto, você provavelmente perdeu um pouco de ar e, embora você não possa falar, e possa desmaiar em breve, os respondentes de emergência podem ajudar. Os serviços de emergência enviarão automaticamente ajuda para qualquer chamada, mesmo que ninguém esteja falando na outra extremidade. Em algumas áreas, eles também possuem a tecnologia para identificar chamadas de celular.

Obtenha atenção médica

Se você conseguir remover o alimento ou líquido engasgado, parabéns em salvar sua própria vida. Porém, ainda é uma boa ideia ir à sala de emergência. O tipo de pressão necessária para expulsar alimentos pode fazer um impacto no seu abdômen e órgãos, então você pode estar enfrentando um baço rompido ou outros problemas de saúde. Além disso, há uma chance de alguns alimentos terem entrado nos pulmões, o que pode causar inflamação, colapso ou infecção.

Previna os engasgos

Claro, não engasgar é o melhor remédio. Além de tomar mordidas menores da comida e mastigar mais completamente, é importante limitar o consumo de álcool. Muitas vezes quando há engasgamento, o álcool está envolvido. Isso porque beber muda sua percepção de quando os alimentos são mastigados adequadamente, então você tende a engolir mais cedo. Além disso, os músculos da garganta não estão tão coordenados quanto quando você está sóbrio.

Tenha em mente também que não são apenas grandes pedaços de carne que podem ser um problema. O melhor é ficar ciente de como está comendo e saber o que você faria em uma situação de emergência.

Dúvidas? Deixem suas perguntas nos comentários e iremos responder o quanto antes!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.