O pepino atua como um alimento refrescante e antiinflamatório no seu corpo. O pepino é um tipo de melão e vem da mesma família que melancia, abobrinha e abóbora. Ele tem um forma cilíndrica com 15 a 25 cm de comprimento. A pele é muito parecida com a melancia, e varia de verde a branca. No interior, a carne é verde pálida e muito suculenta. O pepino está amplamente disponível na maior parte do mundo. Em algumas culturas, o pepino é usado mais frequentemente para fazer picles, nos quais a maioria dos seus nutrientes será perdida. Os benefícios do pepino são os mais variados, principalmente quando usados em sucos saudáveis na sua dieta.

Os benefícios do pepino na nutrição

O pepino tem uma quantidade impressionante de água (cerca de 96%) que é naturalmente destilada, o que a torna superior à água comum. Sua pele contém uma alta porcentagem de vitamina A, portanto não deve ser removida.

O pepino contém minerais alcalinos. Isso significa que o pepino ajuda a criar um ambiente mais alcalino no organismo, inibindo a ação de bactérias e doenças.

O pepino é uma excelente fonte de vitamina A e C (ambas antioxidantes), folato, manganês, molibdênio, potássio, sílica, enxofre e quantidades menores de complexo de vitamina B, sódio, cálcio e fósforo.

Você já deve ter visto salões de beleza usarem fatias de pepino nos olhos. Verificou-se que o ácido cafeico neste vegetal ajuda a prevenir a retenção de água e quando aplicado topicamente, ajuda a reduzir os olhos inchados e manchas.

Suco de pepino

O suco de pepino pode ser misturado com frutas e outros vegetais, aumentando ainda mais os benefícios para a saúde. (Foto: YouTube)

Os benefícios do pepino na saúde

A maioria das pessoas desconhece os imensos benefícios para a saúde do pepino e evita comê-lo sempre que possível. Pepino fresco pode ter um sabor “sem graça” para alguns, mas suas propriedades refrescantes são ótimas em sucos. Alguns dos benefícios para a saúde que o consumo do pepino traz incluem:

Acidez

A alcalinidade dos minerais no suco de pepino efetivamente ajuda na regulação do pH sanguíneo do corpo, neutralizando a acidez. O suco também é calmante para o tratamento de úlceras gástricas e duodenais.

Pressão sanguínea

Como o aipo, esta bebida incolor pode ajudar a regular a pressão sanguínea devido aos seus minerais e vestígios de sódio.

Tecidos conjuntivos

Como excelente fonte de sílica contribui para a construção adequada dos tecidos conjuntivos em nosso corpo como nos ossos, músculos, cartilagens, ligamentos e tendões.

Diurético

O suco de pepino é diurético, incentivando a remoção de resíduos através da micção. Isso também ajuda na dissolução de cálculos renais.

Febre

As propriedades de regulação da temperatura no suco de pepino tornam uma bebida adequada quando você tem febre.

Inflamação

Sabemos agora que o pepino pode ajudar a combater os ácidos úricos que estão causando inflamação nas articulações. Quando o pepino é tomado, faz o seu trabalho de limpeza nas articulações e amenizando a dor, pois elimina o ácido úrico. Isso significa que também ajuda outras condições inflamatórias como a artrite, asma e gota.

Crescimento do cabelo

O teor de silício e enxofre no suco de pepino torna especialmente útil a promoção do crescimento do cabelo. Beba misturado com suco de cenoura, alface ou espinafre.

Olhos inchados

Algumas pessoas acordam de manhã com olhos inchados, provavelmente devido a muita retenção de água no corpo (ou choro antes de dormir). Para reduzir o inchaço, deite-se e coloque duas fatias de pepino nos olhos durante dez minutos.

Condições da pele

A alta quantidade de vitamina C e antioxidantes em pepino torna um ingrediente importante em muitos cremes de beleza para tratar eczema, psoríase, acne, etc.

Queimaduras solares

Quando há uma queimadura solar, faça suco de pepino e esfregue na área afetada para um efeito de resfriamento e cicatrização.

Retenção de água

Fornece os eletrólitos necessários e restaura a hidratação das células do corpo, reduzindo assim a retenção de água.

Aproveite os benefícios do suco de pepino da melhor maneira

Escolha pepinos de cor verde escura e firmes ao toque. Evite aqueles que são amarelados ou estão enrugados em ambas as extremidades. Pepinos mais finos têm menos sementes do que aqueles que são mais grossos. Armazene os pepinos na geladeira para manter a frescura. O corte dos pepinos deve ser mantido embrulhado ou em um recipiente hermético e mantido na geladeira. Consuma dentro de um dia ou dois.

Para fazer o suco de pepino, o procedimento é relativamente simples. Um suco de pepino que nós gostamos de fazer mistura cenoura, pepino, aipo, e abacaxi. Veja só a receita:

Ingredientes

  • 1 pepino inteiro, cortado
  • 1 cenoura inteira, cortada
  • 1 abacaxi inteiro cortado
  • 1 aipo cortado
  • Adoçante

Modo de Preparo

Bata todos os ingredientes em um liquidificador. Você pode coar ou não os ingredientes antes do consumo. Deixe na geladeira para resfriar ou adicione gelo. Tome pela manhã e/ou final da tarde para os melhores resultados.

Cuidados com o pepino

Sempre que possível, compre pepino orgânico, pois os pepinos podem ser encerados ou ter pesticidas. Caso contrário, remova a pele antes de comer ou fazer um suco. Se você nunca consumiu pepino antes, teste uma pequena quantidade na pele para detectar alguma reação alérgica.

Você faz suco de pepino? Qual sua receita?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.