Artistas contratados para fazer sua comida parecer mais bonita não são uma novidade. Várias foram as vezes que você se perguntou por que a comida das fotos era tão diferente daquela que você comprou no balcão. Na maior parte das vezes, os ingredientes usados são os mesmos, mas o arranjo da comida no prato e a edição da imagem fogem tanto da realidade que não acreditamos no que vimos.

Mas nesses casos de maquiagens para a televisão, a maior parte dos produtos não terminam no prato de ninguém: irão acabar no lixo. Mas existem formas de fazer sua comida parecer mais bonita, ser comestível e impressionar os amigos quando eles vierem para uma visita, tomando sempre o cuidado de não exagerar e fazer algo saudável. Quem sabe você não faça até algum dinheiro com isso?

Maquiagem Fast Food

Apesar de ser muito comum nas propagandas de fast food, a maquiagem de alimentos pode ser uma ferramenta muito útil para convencer alguém de que frutas, legumes e verduras são apetitosos e saudáveis. Tudo depende da decoração e dedicação do cozinheiro. (Fonte: dialog.scarborough.com)

Pratos brancos funcionam bem com a maior parte da comida, mas saiba considerar o tipo de comida que está servindo. Se você está preparando uma galinha caipira com tutu, talvez algo mais rústico combine mais com o que é servido. Já um pedaço de chocolate vai muito bem sobre um prato branco. Dê preferência para pratos planos ao invés de fundos: a decoração fica mais fácil, visível e você não precisará de muita comida para encher os pratos. Lembre-se sempre de que os grandes chefes fazem os melhores pratos em pequenas quantidades, mas com qualidade.

Falando em quantidade, pense no tamanho da porção que irá servir e não relacione-a ao quanto você comeria. Um pedaço grande chocolate é muito menos atraente do que um pedaço menor mas com mais cobertura. Tente sempre usar pratos que serão ocupados pela maior parte da comida. Afinal, ela é o astro principal da obra.

Gordon Ramsay, famoso chefe britânico, é mundialmente conhecido pelo seu perfeccionismo. Em uma de suas histórias, contratou um funcionário apenas para limpar pratos. Quando viu uma marca de dedo engordurado no prato, Ramsay furioso quebrou o prato na frente do funcionário e o demitiu imediatamente. Acho até um pouco exagerado, mas para um chef que depende da arte em sua comida, ele estava certo. Limpe bem os pratos de suas visitas. Use água quente para uma limpeza profunda e seque com uma toalha limpa, colocando o prato em uma posição que não terá seus dedos encostando e deixando marcas. Caso encoste, use uma toalha de cozinha ou até um cotonete para tirar as marcas. Pode parecer doentio, mas a perfeição é o diferencial.

A parte principal de seu prato merece destaque. Os acompanhamentos devem ficar de lado para não roubar a cena. Quando colocar a comida no prato, dê preferência para o ator principal e coloque o restante depois, deixando de lado itens que nada acrescentam ao prato, visualmente falando. Mantenha o design da forma mais básica possível, pois uma quantidade grande de informações pode estragar o apetite de um convidado.

Os acompanhamentos devem combinar com a comida. E não pense que catchup e mostarda combinam com tudo. Uma folha de louro, um ramo de manjericão ou até algumas sementes de gergelim podem dar mais vida ao seu prato. Quando preparar uma salada, separe as melhores folhas, coloque-as em uma bacia de água gelada na geladeira e só tire quando for servir, sacudindo gentilmente os excessos. Menos salada é igual a mais bonita salada.

Alguns pratos ficam mais bonitos servidos em porções. Outros, direto do vasilhame em que foram preparados. Tente ver qual das apresentações fica mais bonita. Se você acha que o queijo derretendo de uma lasanha pode ser um ótimo atrativo aos convidados, sirva direto do vasilhame. Se você achar que a carne que você fez terá uma visibilidade melhor ao ser cortada em um prato branco e ter seu suculento suco escorrido e visível, não exite em fazer essa escolha.

O posicionamento dos pratos deve ser pensado em termos de praticidade e aparência. Se as entradas preparadas foram saladas, elas devem estar mais acessíveis aos seus convidados do que a grande peça de alcatra que você preparou. Os temperos e molhos devem ter recipientes que facilitem seu uso e evitem desperdícios e lambanças. Quando for temperar a comida para seus convidados, não exagere e deixe que eles mesmo escolham a quantidade certa com as opções na mesa. Aquele salmão bem grelhado pode ficar muito melhor apenas com sal do que com algum tempero acompanhando. É satisfazer vários gostos em apenas um prato.

Misture um pouco de azeite com água morna e passe por cima de algumas comidas que ficaram em repouso por muito tempo e perderam seu brilho. Um pincel macio é ideal para isso. Não exagere ou sua comida parecerá gordurosa. Só um pouquinho e sua comida irá recuperar todo brilho perdido de ter deixado o forno.

Food Stylist

O Food Stylist é o artista responsável por fazer aquele prato do restaurante parecer tão apetitoso nas fotos. O chefe de cozinha tem a função de fazer com que todos os pratos fiquem pelo menos parecidos com a foto. E nós, apesar de enganados, continuamos achando a comida deliciosa…ou não. (Fonte: http://xpress.nationmultimedia.com)

Um truque parecido vale para as saladas, que devem ser borrifadas com água, dando a impressão de terem sido recém-colhidas. Cozinhe vegetais verdes um pouco menos e mergulhe-os em água gelada para manter a aparência verde por mais tempo.

Se achar que seu prato ainda está muito básico, tente acrescentar alguns incrementos, como um guardanapo dobrado, alguns talheres de prata bem posicionados, uma colhar coberta com mel no prato de sobremesa. Faça com que a decoração pareça o mais natural possível.

Apesar de muitas vezes a maquiagem ter apenas um apelo estético, a beleza que a comida proporciona irá abrir o apetite de todos seus visitantes. Quem sabe, um dia, você não abre seu próprio restaurante ou serviço de maquiagem de comida para a televisão?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.