Não importa o quão pequeno é o imóvel em que você vive, você pode desenvolver seu espaço verde através da construção de uma horta vertical. Com a demanda por jardins em cidades densamente povoadas, centros de jardinagem e fabricantes criaram kits que permitem cultivar para cima, se você não pode cultivar do lado de fora de sua casa.

As etapas abaixo reúnem todo o processo que você precisa para planejar, montar e manter sua horta vertical da melhor forma possível.

Analise seu espaço

Decida onde você vai plantar seu horta vertical. Se você tiver uma parede vazia, você tem o espaço perfeito para construir sua horta. Usando uma fita métrica, anote a altura e a largura do espaço antes de visitar uma loja. Tenha em mente quais as plantas que vão ocupar o espaço, por isso, se a passagem é bastante estreita, é recomendável que você encontre outro lugar em sua propriedade para o jardim. A ideia é que se você tem uma parede que é feia, uma horta vertical pode deixá-la muito mais bonita e a menos que você queira construir um grande jardim ou árvores verticais, você não precisa se preocupar com a carga de peso na parede.

Pense nas plantas

As plantas que você deve escolher dependerá da parede que você escolher e quanta luz solar que recebe. No entanto, se você gostaria de tentar determinados vegetais, em seguida, escolha uma parede que irá proporcionar as melhores condições de crescimento para eles.

Visite a loja de jardinagem

O representante de vendas na loja de jardinagem da sua cidade será uma figura-chave na construção de sua horta vertical. Discuta o seu espaço, a exposição ao sol, clima e ideias para garantir que você criará o ambiente que você imagina para a sua casa. Consulte o vendedor sobre as diferentes opções em termos de hortas verticais. Você pode escolher painéis de grama com sementes embutidas que crescerão plantas para cima, ou você pode construir uma treliça de ferro forjado com vasos de jardinagem intercalados ao longo da parede.

Preparando a parede para a sua horta

Anexe plástico na armação que você escolher para sua horta vertical. Alguns kits já vem com o plástico incluso. O plástico serve como um suporte para a horta, além de manter a água longe da parede. Folhas de PVC são recomendadas. Se você quiser tentar isso em uma parede de madeira, você vai precisar para ventilar a parte traseira da madeira.

Melhores sistemas de hortas verticais

Um sistema de bandejas ocupa um pouco mais de espaço, mas torna sua horta vertical bem mais fácil de gerir. (Foto: www.urbangardensweb.com)

Construa o sistema modular

Dependendo do jardim vertical que você escolher, você terá diferentes métodos de construção. Alguns das formas mais populares para hortas verticais são:

Bolsos

Composto por um material respirável e reciclado, semelhante ao feltro, estas bolsas podem durar até 20 anos. Argolas de metal tornam fácil de anexar a uma parede com parafusos. Podem ser encontradas em kits prontos ou você mesmo pode fazer o seu, seja começando do zero ou usando um guardador de sapatos de parede.

Se as plantas são de fácil acesso, você pode sempre contar com sua mangueira de confiança ou regador para regar sua horta. Mas para bolsos e bandejas mais altas podem ser mais facilmente acessados ao instalar um sistema automático de irrigação por gravidade. Basta conectar o sistema a uma mangueira e executar as linhas de gotejamento através dos canais abertos nas costas dos bolsos ou bandejas.

Bandejas

Semelhante aos “berçários” para mudas de plantas, estas bandejas plásticas retangulares são divididas em células, num ângulo de 30 graus com furos inferiores que promovem a drenagem e aeração. Cada bandeja deve ter um suporte para a montagem. São vendidas em kits, mas você pode fazer sua própria prateleira de bandejas.

Cabides de vasos

Estes suportes são fixados na parte de trás de vasos e praticamente desaparecem quando conectados a uma parede ou muro. Projetado para suportar ventos fortes, cada cabide pode suportar até 100 quilos. Qualquer coisa que você normalmente iria colocar em um vaso é cabível de ser cultivado nesse sistema, incluindo ervas de cozinha e até algumas leguminosas.

Recicláveis

Calhas de chuva, garrafas pet, telhas de sobras de obras. Todos estes podem funcionar como excelentes sistemas de hortas verticais. Apenas lembre-se de fazer furos no fundo dos itens, se necessário, para a drenagem. Use o bom senso para escolher as plantas da horta. E antes de plantar comestíveis, verifique se o recipiente usado não é tóxico.

Prenda o sistema modular

Comece a anexar o sistema modular de sua escolha na parede. Este é o material onde suas plantas vão viver, e que irá reter a água para elas. Húmus é uma ótima recomendação para a terra onde a horta será plantada mas, além da terra, você precisará de uma camada de tecido para reter os líquidos sem que eles entornem pelo chão.

Você pode usar qualquer coisa que vai reter a água sem apodrecer em duas camadas de tecido, pelo menos. Anexe-os diretamente ao plástico/parede com parafusos galvanizados e grampos de aço inoxidável como se estivesse esticando lona. Quanto tecido estiver seguro e firme, sem deformação ou rugas, você está pronto para incluir seu sistema modular e suas plantas.

Configure o sistema de irrigação

Para manter as plantas que crescem sobre uma superfície vertical, você vai precisar de um sistema de irrigação que pode fornecer a umidade em toda a extensão do sistema. Você pode fazer um sistema de tubulação simples ou comprar uma válvula e de irrigação padrão gotejadora, mas vai precisar de um temporizador. Você quer um fluxo rápido de água por 10 a 15 segundos de três a seis vezes ao dia, dependendo das condições climáticas e sua configuração específica. Anexe um emissor a cada 2 a 3 centímetros ao longo do tubo de irrigação superior e experiência para encontrar o equilíbrio certo entre manter a parede molhada enquanto não regar em excesso as plantas, enquanto mantém os vasos/recipientes também bem irrigados.

Anexe o injetor de fertilizantes

Com uma válvula de irrigação simples, você envia o fertilizante líquido para o sistema de irrigação. Você vai precisar filtrar a água com um filtro de água de irrigação, que é barato e disponível em lojas de jardinagem. Mantenha o fertilizante separado da água para não abusar nas quantidades.

Lembre-se que haverá algum escoamento; Uma maneira de lidar com isso é com o plantio de um canteiro de flores debaixo de seu jardim vertical ou uma pequena calha. Você pode fazer um sistema circular, onde o excesso de água volta para o reservatório principal.

Escolhendo e plantando sua horta

Como acontece com qualquer jardinagem, leve em conta o sol, sombra, umidade, vento e frio ao escolher plantas que você vai cultivar. Se você pretende deixar o jardim durante o inverno, selecione plantas para uma zona mais fria do que o que você vive. A loja de jardinagem pode te ajudar a saber quais plantas são melhores para hortas. Tome cuidado para não danificar as raízes das mudas. Deixe sempre elas cobertas pelo material onde crescerão, seja uma camada de tecido ou terra.

Design das plantas

A parte divertida está em projetar sua horta. Escolha plantas que crescem para fora da parede, e plante-as na parte superior para que elas criam sombra embaixo. Se você fizer isso, no entanto, tenha em mente que você vai ter que plantar espécies tolerantes à sombra embaixo,. Além disso, uma planta que cresça muito fora da parede, muitas vezes, inclina-se. Isso dá um efeito cascata bonito, mas também sufoca o que quer que esteja por baixo, então você vai ter que cortá-la com maior frequência. Assim, sua horta vertical pode ainda fazer parte de uma linda decoração em sua casa.

Compartilhe nos comentários suas hortas verticais, plantas e dicas para quem está começando!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.