Habilidades motoras são a capacidade de controlar os músculos do corpo, e eles são classificadas em duas categorias: habilidades motoras brutas e habilidades motoras finas. Correr, saltar, agarrar e outras atividades que dependem do uso de grandes músculos do corpo são as habilidades motoras brutas, enquanto que ao escrever, abotoar, fechar zipers, desenhar e outras atividades complexas que envolvem pequenos músculos são as habilidades motoras finas. Habilidades motoras são geralmente desenvolvidas durante os primeiros anos da infância, mas não exclusivamente, e elas podem ser ajudados por uma variedade de atividades e exercícios simples.

Habilidades motoras brutas

Tente ensinar e aprender habilidades motoras por imitação. Imitar uma variedade de animais é um bom exemplo para começar, desde que você faça posições que não deixem sua coluna em posições ruins. Brinque de “Siga o Mestre” e uma variedade de atividades, tais como pular em um pé, marchar, pular, correr ou fazer polichinelos.

Saia de casa regularmente para brincar ao ar livre. É preciso de muita prática realizando habilidades motoras e ficar fora de casa para correr, pular e subir é muito boa maneira de fazer isso. Vá fazer trekking, vá para um parque local, suba em árvores, brinque de se equilibrar em paralelepípedos. A ideia aqui é ser uma criança adulta.

Caminhe pelo seu bairro. Uma caminhada regular pode ser uma prática boa, especialmente se inclui a navegação em uma variedade de tipos de terreno, como cascalho, asfalto, areia e grama.

Nadar ou brincar na água podem ser excelentes formas para a prática de habilidades motoras, já que a água proporciona resistência para ajudar a construir a força e equilíbrio.

Coordenação motora para adultos

Já é comum que idosos façam parte de grupos que se exercitam para ter uma melhor coordenação motora. (Foto: conexaociencia.wordpress.com)

Habilidades motoras finas

Faça alguns projetos de arte. Pintura, colagem e desenho utilizam essas habilidades motoras finas muito bem, ajudando a ensinar o movimento de pinça e coordenação olho-mão.

Corte as coisas. Usar tesoura é um grande exercício para o desenvolvimento de habilidades motoras finas, exigindo coordenação. Comece com linhas retas, em seguida, mude para as curvas e formas variadas.

Faça bijuterias ou trabalhos artesanais para ajudar com a coordenação olho-mão, e praticar o movimento de pinça. Comece com trabalhos mais brutos, maiores, que não exijam muita precisam. Passe depois para coisas mais delicadas e detalhes.

Passe algum tempo brincando com massinha. Esta atividade é muito útil para o desenvolvimento e a prática das habilidades motoras finas, especialmente se rolos, cortadores de biscoito e outros acessórios são utilizados. Pode parecer infantil, e até é, mas é a melhor forma de conseguir desenvolver estas habilidades.

Atividades de empilhamento feito com vários tamanhos de blocos pode ser benéfico para o desenvolvimento de habilidades motoras finas. Este tipo de jogo exige uma mão firme e uma boa coordenação. Comece com grandes blocos e trabalhe até os menores. Jogos como o Torremoto ou Jenga ajudam muito nessa prática.

Um comentário para “Dicas para melhorar sua coordenação motora”

  1. waltemir josé dos santos

    Muito bom ,parabéns.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)