A cirurgia a laser nos olhos é um procedimento cirúrgico destinado a reduzir a dependência de uma pessoa de óculos ou lentes de contato. Saber o que você deve saber antes da cirurgia, o que vai acontecer durante a cirurgia, e o que você deve esperar após a cirurgia pode te ajudar a decidir se este é o caminho certo para você ou se será possível que você se candidate a este tipo de cirurgia.

O primeiro passo é obter uma avaliação pelo seu oftalmologista para determinar se você é um bom candidato e se já pode fazer este tipo de cirurgia de forma a ter maior efetividade.

Se você usa lentes de contato, pare de usá-las antes de sua avaliação e passe a usar seus óculos em tempo integral. As lentes de contato mudam a forma de sua córnea por até várias semanas após ter parado de usá-las, dependendo do tipo de lentes de contato que você usa, e pode prejudicar uma boa avaliação ou cirurgia.

Cirurgia a laser para olhos

Um médico qualificado será capaz de te indicar a melhor opção para seu tratamento e que não necessariamente precisa ser uma cirurgia. (Foto: en.wikipedia.org)

Um bom oftalmologista, na hora de avaliar seu caso para a cirurgia a laser, deverá te dizer:

  • Se você é um bom candidato para a cirurgia a laser, quais são os riscos, benefícios e alternativas para a cirurgia, lembrando sempre que a cirurgia é uma última opção;
  • O que você deve esperar antes, durante e depois da cirurgia;
  • Quais são suas responsabilidades será antes, durante e após a cirurgia.

Faça alguma pesquisa na Internet sobre o tipo cirurgia ocular que você irá fazer como forma de correção da visão. Há restrições sobre quem pode ou deve obter esta cirurgia, por isso certifique-se de consultar um médico antes de tomar sua decisão. Pode ser até necessário mais de um médico para confirmar se você pode ou não fazer a cirurgia.

Dificilmente você terá uma recomendação de cirurgia antes dos 18 anos. Isso porque seu corpo ainda está em desenvolvimento e o problema de seus olhos pode se agravar, o que tornaria necessária mais uma cirurgia. Em alguns casos, até pessoas mais velhas não conseguem a cirurgia porque o problema não estabilizou. Portanto, cuidado, paciência  e assim, encontre a melhor solução para seu caso indo a um oftalmologista!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)