Cistite é uma infecção bacteriana da bexiga ou do trato urinário inferior. É um problema muito comum em mulheres e que causa dores e incômodos tanto na hora de urinar quando nas relações sexuais. Entender melhor as causas e sintomas deste problema pode te ajudar a prevenir e curar melhor este problema de saúde.

Causas da cistite

Cistite é causada por germes, geralmente bactérias que entram na uretra e, em seguida, a bexiga. Estas bactérias podem causar infecções, mais comumente na bexiga. A infecção pode se espalhar para os rins.

Na maioria das vezes, seu corpo pode se livrar dessas bactérias quando você urinar. No entanto, por vezes, as bactérias podem furar a parede da uretra ou da bexiga, ou crescem tão rápido que algumas bactérias ficam na bexiga.

As mulheres tendem a ter infecções mais frequentemente do que os homens, porque a sua uretra é mais curta e mais próxima do ânus. Por esta razão, as mulheres são mais propensas a contrair uma infecção após a relação sexual ou quando utilizam um diafragma para controle de natalidade. A menopausa também aumenta o risco de uma infecção urinária.

Também aumentam suas chances de desenvolver a cistite:

  • Um tubo chamado cateter urinário inserido na bexiga;
  • A obstrução da bexiga ou da uretra (pedra nos rins, por exemplo);
  • Diabetes;
  • Aumento da próstata, uretra estreitada, ou qualquer coisa que bloqueia o fluxo de urina;
  • A perda do controle do intestino (incontinência intestinal);
  • Idade mais avançada (especialmente em pessoas que vivem em casas de repouso);
  • Gravidez;
  • Problemas de esvaziar completamente a bexiga (retenção urinária);
  • Procedimentos que envolvem o trato urinário;
  • Ficar imóvel por um longo período de tempo (por exemplo, quando você está se recuperando de uma fratura).

A maioria dos casos são causados pela Escherichia coli (E. coli), um tipo de bactéria encontradas no intestino.

Sintomas da cistite

Os sintomas de uma infecção da bexiga incluem:

  • Urina turva ou com sangue, que pode ter um odor fétido ou forte;
  • Febre baixa (nem todos terão uma febre);
  • Dor ou ardor ao urinar;
  • Pressão ou cólicas no abdome inferior (geralmente no meio) ou atrás;
  • Forte necessidade de urinar muitas vezes, mesmo logo após a bexiga ser esvaziada;
  • Muitas vezes, em uma pessoa idosa, alterações mentais ou confusão são os únicos sinais de uma possível infecção urinária.
Cistite e seus problemas

A cistite é um problema que se não for tratado pode se agravar ou pode ser também o sintoma de um problema mais grave, como as pedras nos rins. (Foto: www.getthelowdown.co.uk)

Exames e testes para cistite

Uma amostra de urina é geralmente recolhida para realizar os testes seguintes:

  • Análise da urina é feita para procurar as células brancas do sangue, glóbulos vermelhos do sangue, bactérias, e para testar a determinados produtos químicos, tais como os nitritos na urina. Na maioria das vezes, o seu médico ou enfermeiro pode diagnosticar uma infecção com um exame de urina;
  • Cultura de urina é uma coleta limpa e pode ser feita para identificar as bactérias na urina para certificar-se o antibiótico correto está sendo usado para o tratamento.

Tratamento da cistite

Os antibióticos administrados por via oral são geralmente recomendados porque existe um risco de que a infecção pode disseminar para os rins.

Para uma simples infecção da bexiga, você vai tomar antibióticos durante 3 dias (mulheres) ou 7-14 dias (homens). Para uma infecção da bexiga com complicações como gravidez ou diabetes, ou uma infecção renal leve, normalmente você vai tomar antibióticos por 7-14 dias.

É importante que você termine todos os antibióticos, mesmo que se sinta melhor. Pessoas que não terminam seus antibióticos podem desenvolver uma infecção que é mais difícil de tratar.

Seu médico também pode recomendar medicamentos para aliviar a dor de queimação e necessidade urgente de urinar

Cloridrato de fenazopiridina (Pyridium) é a mais comum deste tipo de drogas. Você ainda terá que tomar antibióticos. Todos com uma infecção da bexiga deve beber muita água.

Algumas mulheres têm repetição ou infecções urinárias recorrentes. O seu médico pode sugerir várias maneiras diferentes de tratar estes. Pode ser também o sintoma de um problema mais grave, como as pedras nos rins, e um diagnóstico diferencial pode ser bem vindo, caso a infecção seja persistente.

Tomar uma dose única de antibiótico após o contato sexual pode prevenir essas infecções, que ocorrem após a atividade sexual.

Algumas mulheres podem precisar de ter um curso de 3 dias de antibióticos em casa para usar para infecções, com base em seus sintomas. Também, podem tentar tomar uma dose única diária de um antibiótico para evitar infecções.

Remédios de farmácias que aumentam ácido na urina, tal como o ácido ascórbico ou o sumo de arando, podem ser recomendados para a redução da concentração de bactérias na urina.

O tratamento contínuo pode incluir culturas de urina para certificar-se que a infecção bacteriana se foi.

Mudanças de estilo de vida podem também ajudar a prevenir algumas infecções do trato urinário.

Prognóstico da cistite

A maioria dos casos de cistite são desconfortáveis, mas vão embora sem complicações após o tratamento.

Consulte seu médico

Se você tem os sintomas da cistite, já foi diagnosticado e sintomas pioraram ou novos sintomas, especialmente febre, dor nas costas, dor de estômago ou vômitos, o médico deve ser consultado. Se auto medicar pode agravar o problema e até causar outros problemas mais graves e mais difíceis de tratar. Todo cuidado é pouco com sua saúde.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)