Posições para dormir e seus efeitos na sua saúde

Em Saúde por André M. Coelho

Dormir o suficiente é a coisa mais importante. Mas você sabia que a forma como você dorme também pode ter impacto na sua saúde? Vamos dar uma olhada em posições de dormir comuns e o que elas causam no seu corpo .

De costas, os braços nas laterais

Dormir de costas com os braços ao seu lado é geralmente considerada a melhor posição para dormir para uma boa saúde da coluna e é bom para o seu pescoço também, contanto que você não use muitos travesseiros. Dito isto, pessoas que dormem de costas tendem a roncar mais do que os de qualquer outra posição e apneia do sono está fortemente associada a dormir de costas.

Leia também

De costas, braços para cima

Esta posição apelidada de “estrela do mar”  também é boa para as costas. Se você tem seus braços em torno de seu travesseiro ou não, dormindo em suas costas também pode ajudar a prevenir rugas faciais e erupções cutâneas. No entanto, como a posição anterior, esta pode também resultar em ronco e problemas com refluxo ácido. Além disso, ter os braços para cima pode colocar pressão sobre os nervos em seus ombros, levando à dor.

Rosto para baixo

Dormindo sobre seu estômago pode melhorar a digestão, mas ao menos que você tenha desenvolvido uma maneira de respirar através de seu travesseiro, é mais provável que você incline seu rosto em uma direção ou outra. Isso pode colocar um monte de pressão sobre o pescoço. Dormir com o rosto para baixo também pode causar dor nas costas, como a curva da coluna não tem suporte.

Posição Fetal

Dormir todo enrolado em uma bola com os joelhos juntos e seu queixo inclinado para baixo pode ser confortável, mas pode fazer bem para suas costas e pescoço. O extremo da posição fetal também pode restringir a respiração profunda. Isso considerado, dormir como um feto pode fazê-lo dormir como um bebê se você costuma ter problemas com ronco ou se você está grávida.

De lado, os braços nas laterais

Quando você está dormindo de lado com os dois braços para baixo, a coluna vertebral é mais suportada em sua curva natural. Isso pode definitivamente ajudar a reduzir dores nas costas e pescoço, ao mesmo tempo reduzindo a apneia do sono. A desvantagem? Dormir de lado pode contribuir para o envelhecimento da pele devido à gravidade, ou seja, as rugas faciais e seios caídos.

Dormindo com saúde

Encontre a posição mais confortável para você e complemente os vácuos com um bom travesseiro. (Foto: www.neoseeker.com)

De lado, braços para fora

Esta posição tem muitos dos mesmos benefícios de dormir de lado com os braços esticados para baixo. No entanto, qualquer posição que te leva a dormir de lado pode causar dor no ombro e braço devido ao fluxo restrito de sangue e da pressão sobre os nervos, o que pode ser agravado por ter seus braços para fora na frente de você.

No lado certo

Se você é um dorminhoco lateral, o lado no qual você dorme também faz a diferença. Dormir do lado direito pode piorar a azia durante o sono e no lado esquerdo pode colocar pressão sobre os órgãos internos como o fígado, os pulmões e o estômago (minimizando o refluxo ácido). Para grávidas, os médicos geralmente aconselham dormir do lado esquerdo, uma vez que esta pode melhorar a circulação para o feto.

Complementada por travesseiros

Independentemente de qual posição de dormir que você prefere, é altamente provável que você pode obter uma melhor noite de sono com menos dor na parte da manhã, completando o seu corpo com um travesseiro.

Quem dorme de costas pode colocar um pequeno travesseiro sob o arco de sua coluna vertebral, quem dorme de lado pode colocar um travesseiro entre os joelhos e quem dorme de barriga para baixo pode colocar um travesseiro sob os quadris para apoiar as articulações e permitir o relaxamento, sem dor .

Que posição de dormir dá-lhe a melhor noite de sono sem dor? Já tentou outras ou é difícil de mudar?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.