Por que sempre fico doente quando entro de férias?

Em Saúde por André M. Coelho

A maioria de nós se sentem bem quando estamos de férias, certo? Nem sempre. Alguns de nós começamos a nos sentir mal. Na verdade, o minuto em que paramos de trabalhar, fazendo uma pausa de nossa agenda agitada ou chegando ao nosso destino de férias. Psicólogos notaram que workaholics saudáveis ​​ou pessoas excessivamente ocupadas pareciam vir abaixo com dores de cabeça, dores musculares e outros sintomas semelhantes aos da gripe e resfriado caindo sobre mudanças ímpares e nos fins de semana. Eu tenho que admitir que eu sou propenso a este tipo de queixas. E isso tem um motivo e mais importante, formas de tratamento eficientes que praticamente acabarão com os problemas.

Leia também

Viciados em trabalho

Um estranho fenômeno ocorre em workaholics. Eles prosperam em trabalhar, tendo realmente uma grande energia que os faz sentir como se eles estivessem aliviando o estresse e a ansiedade. Mas o oposto é de fato a verdade, porque eles experimentam estresse crônico sem perceber. Ele é um viciado e o trabalho é uma cura temporária para um viciado em trabalho. Quando entram de férias e param de trabalhar, o estresse real aflora e eles podem experimentar sintomas como a fadiga, dor muscular ou uma dor de garganta que não notaram antes. Algo parecido ocorre com aqueles que estão passando pela crise de abstinência.

Vá com calma para o relaxamento

Se você tem uma agenda demasiado ocupada e muitas vezes você fica doente quando você está de férias, você pode tentar fazer os seguintes ajustes de estilo de vida. A esperança é que diminuindo suas tendências workaholics antes de sair de férias você não vai ficar doente durante o tempo de descanso. Além disso, essas sugestões podem ajudar você a manter um pouco da estrutura do seu dia de trabalho durante as férias para que você não fique estressado por causa de uma mudança drástica demais para a sua rotina.

Evitando doenças nas férias

As férias devem ser um momento de diversão para toda a família e não um momento de doença. Cuide de você mesmo para que ninguém tenha que ficar cuidando de você. (Foto: traveltips.usatoday.com)

Antes de tirar uma folga

As pessoas que trabalham o tempo todo não estão acostumadas a descansar. Portanto, é uma boa ideia começar a fazer pausas curtas durante o dia apenas para se acostumar com a sensação de não trabalhar. Você pode começar pequeno e construir um descanso. Algumas semanas antes de suas férias, comece a tomar pausas curtas durante o dia. Dedique alguns minutos para ler o jornal em sua mesa, desfrute de uma hora de almoço e saia do escritório ou passeie com sua família longe de casa.

Quando você estiver de folga

Se você mantém uma rotina rígida durante a sua vida diária, você terá um tempo mais fácil para se ajustar à folga se você dar-se alguns parâmetros que mantêm seu senso de controle. Dessa forma, você não vai se sentir tão estressado quando você pisa fora do seu horário habitual. Você pode fazer isso de várias maneiras:

Fique conectado. Você não tem que se desligar completamente do escritório ou as suas tarefas em casa, você pode ficar conectado via telefone ou computador para diminuir sua ansiedade. Mas o melhor é limitar-se a uma ou duas checadas diárias. Se você não tem limites, você pode acabar se sentindo como se você não descansou em nenhum momento.

Planejamento de férias. Durante suas férias , organize o seu tempo de modo que não é tão em aberto que você se sinta perdido. Em vez disso, agende passeios ou planeje as atividades do dia antes do tempo. Assim, você vai se sentir como se você tem um senso de controle sobre o seu tempo.

O trabalho é uma válvula de escape para muitos e que trabalha muito bem em mascarar sintomas graves de problemas sérios. Portanto, cuidado, vá com calma com a sua saúde e suas férias e garanta que não tenha problemas no seu descanso.

Você já se adoentou quando entrou de férias? Como foi que aconteceu? O que você fez para resolver o problema?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.