Saúde Melhor

Dicas para manter a saúde em dia!

Como melhorar a postura corporal?

A postura corporal é um dos maiores problemas de saúde nos tempos modernos. Seja por ter passado muito tempo na frente de computadores, seja por conta das cadeiras no colégio/escritório, seja pelo sedentarismo e não fortalecimento muscular.

Quando você anda, parece um idoso dos filmes de terror. Quando tenta estufar os peitos, a coluna dóis. Pior, a barriguinha parece cada vez mais protuberante.
Por pior que a situação esteja, há sempre uma forma de recuperação.

A medicina moderna é a primeira ferramenta que muitos buscam. Cirurgias e tratamentos, em sua maioria. As consultas e tratamentos são válidos, desde que envolvam uma mudança dos hábitos que levaram a má postura. Se você nunca usou uma cadeira ergonômica para usar um computador, é hora de comprar uma. Se nunca se preocupou na forma como anda, é hora de se olhar no espelho ou vídeo.

Mas quais são as soluções reais e permanentes para problemas posturais?

  • Fisioterapia: exercícios e alongamentos que ajudarão a fortalecer a musculatura de suas costas, forçando uma postura melhor. Existem algumas rotinas que focam em uma reeducação para a forma de andar, uma outra causa de má postura.
  • RPG: Reeducação Postural Global. É mais recomendado para pessoas com muitos vícios posturais. Funciona de forma parecida com a fisioterapia, mas com os exercícios focados em consertar erros posturais. É bem mais leve que a fisioterapia.
  • Yoga: podemos dizer que a yoga é uma musculação, alongamento e aeróbica juntos. Dependendo do do estilo praticado, você pode focar em alongamemto, relaxamento, ganho de força e/ou definição muscular. É um esporte completo, mas não recomendado para aqueles com problemas mais graves de postura.
Yoga para melhorar a postura

O yoga é um esporte muito completo. Fortalecimento muscular, alongamento, definição corporal. Envolve também uma filosofia que traz saúde mental e espiritual para o praticante. (Fonte: www.healthyoga.com)

  • Pilates: é uma vertente da fisioterapia, mas com exercícios mais pesados. Seus focos são o alongamento e fortalecimento muscular, mas também pode ser praticado para definição corporal. Um bom instrutor de pilates é aquele que varia muito os exercícios e vai saber seus limites. Caso contrário, ele pode ajudar a agravar problemas e tornar a prática um tédio completo.
  • Hidroginástica: exercício de baixo impacto e resultados em longo prazo. É uma opção de trabalho postural mais tranquilo, sem muito esforço físico e bom para manter a forma. Muito recomendado para quem tem problemas como osteoporose e artrite além dos posturais.
Opção de exercício de baixo impacto

Para aqueles que preferem exercícios de baixo impacto ou sofrem de problemas como artrite ou osteoporose, a hidroginástica pode ser não só a melhor mas a única opção. (Fonte: algarvevakantiehuizen.nl)

  • Musculação: modo de tratamento mais pesado, nunca deve ser feito sem o auxílio de um profissional. Este irá orientá-los as exercícios mais apropriados para seu problema específico de postura. Em alguns casos, pode ser necessário um personal trainer para um tratamento especial.
  • Cirurgia: sim, em alguns casos mais extremos, ela é necessária. Novamente lembramos: o quanto antes começamos um tratamento, menor a chance de necessitar deste tipo de intervenção, que tem alto grau de risco.
  • Analgésicos: são paliativos. Atacam a dor mas não as causas dela. Se um médico te recomendar eles e mais nada, corra pois este é um médico de péssima qualidade.

A mudança de hábitos

Alongamentos para começar o dia. A troca da cadeira de casa e do escritório. A mudança de postura ao sentar e andar. Tudo isso envolve força de vontade e e disciplina.
Os ganhos dessa dedicação são muitos. Uma melhor postura resulta em um melhor caimento das roupas, menos dores, a diminuição da barriguinha de cerveja. Para homens, o porte dos ombros eretos e firmes gera confiança em outros. Nas mulheres, o andar certo e a postura correta gera elegância. O começo é difícil. Mas ninguém nasce andando. Portanto, mãos, pernas, braços e colunas a obra!

Categorias:

Comente e participe !

Publicidade

Os melhores artigos

    X
    Dicas de saúde por email!