Eu estava praticando parkour, aperfeiçoando uma manobra que tinha acabado de aprender. Eis então que fico com medo um pouco antes de completá-la e eu dou um mau-jeito na coluna. O médico ortopedista me receitou alguns remédios para amenizar a dor e um tratamento com fisioterapia rápido. Ainda chorava de dores nas costas durante as crises e resolvi procurar uma aula de pilates. Descobri que tinha escoliose e, começando a prática do pilates, meus problemas melhoraram muito. Mas já ouvi casos de pessoas que só com um alongamento matinal já tem soluções para suas dores.

A dor na costas é um problema sério de saúde. Suas causas são várias, mas a mais comum é a má postura durante o dia a dia. Hoje em dia também é comum adultos que tiveram o crescimento acelerado na adolescência terem esses problemas posturais. Já para os mais idosos, o problema vem na forma da osteoporose, artrite ou mesmo hérnias de disco.

O tratamento para as dores nas costas vai varias de acordo com a dor e seus gostos e preferências.

O peso da dor

Quando sentimos dores na coluna cervical, parece que estamos carregando o mundo como peso. E às vezes, carregar o mundo como peso é uma das causas das dores. (Fonte: denverchiropractor.com)

As dores nas costas de pequena duração podem ser tratadas com analgésicos e tratamentos caseiros, como alongamento. O paracetamol normalmente é a primeira escolha dos que sentem essas dores. Para dores mais pesadas, tandrilax é mais recomendado. O ponto aqui é não abusar na quantidade e só utilizar os remédios se a dor não for solucionada de nenhuma forma, pois seu organismo pode tornar-se resistente ao remédio e você terá de apelar para medicamentos mais potentes, o que não será bom para sua saúde.

Os tratamentos de choque térmico, com compressas quentes e frias alternadas, provam-se um bom tratamento para algumas dores. A alternância ajuda seus músculos a se contraírem e distenderem, desfazendo nódulos de tensão que possam estar causando a dor.

Quando vamos dormir, nossa posição também pode influenciar no conforto de nossa coluna. Se você dorme de lado, coloque um travesseiro entre as pernas e durma o mais próximo da posição fetal que conseguir. Se você dorme de costas, colocar um travesseiro por baixo dos joelhos ajuda a manter a curvatura natural da coluna. Alguns exercícios de relaxamento e/ou alongamento antes de dormir podem ajudar a aliviar as tensões.

Longos períodos de inatividade corporal também são ruins para sua coluna. A atividade física estimula a cura. Com dores mais severas, a movimentação fica difícil, mas tente se mover pouco a pouco.  Voltar para suas atividades normais pode ajudá-lo a se distrair das dores na coluna. Se seu estilo de vida acompanha essa inatividade, com seu corpo estando em sobrepeso, uma má postura constante e stress recorrente, é hora de pensar em mudar.

Exercícios e atividades diárias regulares ajudarão a mantê-lo forte e saudável. Caminhadas, natação, yoga, pilates são algumas opções. A atividade tem que ser algo agradável e que não te causará dores. Vá devagar ao aumentar o nível e a frequência das atividades.

A dor nas costas crônica (aquela que dura mais de seis semanas) requer cuidados mais especiais. Você receberá de seu médico a receita para alguns analgésicos, juntamente com algum dos tratamentos abaixo:

  • Programa de exercícios: de 8 sessões a 12 semanas, supervisionado por um profissional da área (fisioterapeuta ou profissional formado em educação física). Consiste em exercícios para fortalecimento muscular, melhora de postura, aeróbica e alongamentos.
  • Terapia manual: manipulação, mobilização, massagem, quiropraxia, osteopatia ou fisioterapia. De nove sesões a 12 semanas. É um tratamento de longo prazo, com efeitos mais permanentes. Não busca remediar, busca solucionar as causas dos problemas.
  • Acupuntura: ao estimular as terminações nervosas, a acupuntura ajuda a aliviar as dores ao utilziar as pequenas agulhas em pontos específicos de seu corpo. Varia entre 10 sessões por um período de tempo a até 12 semanas.
Uma opção relaxante de tratamento

A massagem é uma técnica milenar de tratamento. Eficiente não apenas para dores na coluna, a massagem também é um excelente tratamento para o stress e algumas doenças. (Fonte: massagewilliamsburg.com)

Se seu médico receitar remédios para seu tratamento, tome cuidado. Alguns tem efeitos colaterais muito pesados. Alguns médicos inclusive receitam antidepressivos que se compravaram eficazes no tratamento de dores na coluna. Pesquise bastante sobre os efeitos colaterais e busque mais opções junto ao seu médico. O remédio deve ser um último recurso no tratamento de dores na coluna.

Em alguns casos, a terapia com um psicólogo pode ajudar a lidar com a dor, desde a forma como você lida com ela até descobrir causas emocionais para a piora/melhora do sofrimento.

Quando todas as opções de tratamento falharam, a única opção é a cirurgia. Algumas das cirurgias podem ter efeitos muito bons e duradouros, mas podem inclusive passar a limitar seus movimentos.

O mais importante a ressaltar neste tópico é: prevenir é melhor do que remediar. Ao menor sinal de dores na coluna, analise sua rotina e avalie as possíveis causas. Pratique exercícios regularmente com a ajuda de um profissional. E em hipótese alguma, tente se esforçar demais quando tiver alguma crise. O repouso é essencial e necessário. Fazendo assim, você está garantindo um futuro mais saudável e com menos dores para você.

Um comentário para “Dor nas costas e opções de tratamento!”

  1. juçara

    Adorei essas dicas pra melhorar as dores nas costas.obrigado !vou fazer umas caminhadas.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)